Partilhar

Como evitar que meu gato suba na cama

Como evitar que meu gato suba na cama

Todos os que compartilham suas vidas com gatos sabem o quanto eles adoram dormir e, principalmente, dormir em todas as camas menos na deles. Sua cama cheira a você, está impregnada de seus feromônios e é algo irresistível para seu gato. Se você se importa quando seu colega felino sobe na sua cama (por alergia, porque não deixa você dormir ou porque simplesmente não acha higiênico encontrar restos de terra ou pelos), em umComo.com.br contamos a você como evitar que seu gato suba na sua cama.

Também lhe pode interessar: Como evitar que meu gato suba na mesa
Passos a seguir:
1

Se deseja que seu amigo felino não durma em sua cama, existem formas de conseguir esse objetivo. Você não se deve dar por vencido, de maneira a que seja seu gato quem mande na casa. Deve fazer com que ele entenda que a cama não é o melhor lugar para dormir ou passar um tempo. Não tenha medo do seu gato se incomodar e se desapegar de você, eles são muito inteligentes e aprenderão a passar tempo com você de outra forma.

2

Cada vez que seu gato subir na sua cama ou você o pegar no flagra, diga a ele que não, com firmeza, e se já estiver dormindo nela, retire-o suavemente dela. Não deve ser brusco com ele, nem dar bronca; os gatos aprendem melhor com estímulos positivos. Por isso, pode levantá-lo da cama e tirá-lo para fora do quarto, deixá-lo no sofá ou em sua cama (se tiver).

3

Compre uma cama para seu gato e coloque-a dentro de seu quarto, assim vocês poderão dormir juntos mas não grudados. Se já conhece seu gato, procure uma cama cômoda, onde se sinta protegido como dentro de uma gruta, inclusive um pouco elevada para que possa ver você. Se perceber que ele não usa a cama, habitue-o deixando alguma roupa sua dentro da cama; seu cheiro o tranquilizará e fará ele compreender que esse lugar é parte de você. Deve ter uma sensação de familiaridade que o faça sentir bem. Inclusive à medida que for usando a cama deixe prêmios lá dentro, para que associe essa cama com ideias positivas para ele.

4

Outras formas de conseguir que seu gato não suba na cama são algo mais incômodas porque implicam fazer barulhos que ele não gosta. Quando perceber que seu gato vai subir na cama pode agitar um cascavel, ou uma lata com moedas para ver como, com paciência, ele deixará de subir. Estes sons desagradam muito os gatos, e o que é importante é que não veja que é você quem os faz: tente ser discreto porque, se perceber, não mudará seu comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar que meu gato suba na cama, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como evitar que meu gato suba na cama

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
nubia nara
Pelo amor de DEUS, me ajudem? Tenho 40 anos e odeio gatos, mais tive que aprender a gostar por causa de meu filho de 7 anos que queria muito, e hoje observo suas gargalhadas ele o AMA, e é mais feliz. Ela tem 5 meses, sebe na cama dele e só quer dormi lá. Não quero, não aceito. Não a maltrato, mais fico furiosa porque ela não me obedece. O que eu faço, me ajudem!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Nubia! Neste artigo poderá encontrar várias dicas bem úteis para ensinar o gato a dormir na sua própria cama: https://www.peritoanimal.com.br/ensinar-o-meu-gato-a-dormir-na-sua-cama-21316.html Obrigada pelo seu comentário e boa sorte ;)

Como evitar que meu gato suba na cama
Como evitar que meu gato suba na cama

Voltar ao topo da página