Partilhar

Como fazer um arranhador para gatos

Por Karol Jares. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um arranhador para gatos

Seu gatinho começou a arranhar (e destruir) tudo na sua casa? Calma, não é por mal. Gatos precisam afiar suas garras e exercitar seus músculos. Mas isso não impede que suas coisas (principalmente sofás) terminem destruídas no final desse “exercício”. Por que então não fazer um arranhador para gatos? O arranhador extremamente eficiente para fazer com que o seu pet se distraia e ainda mantem sua casa intacta.

Quer saber como fazer um arranhador para gatos? O UmComo te dá o passo a passo.

 

 

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu gato a usar o arranhador

Como fazer um arranhador em forma de torre

Materiais:

1 Tubo de PVC

2 Bases MDF (o tamanho varia de acordo com o tamanho desejado)

Tubo de cola

Corda sisal (o suficiente para enrolar o tubo PVC em toda a seu comprimento)

Modo de fazer:

1- Deixe as duas bases MDF no formato de sua preferências. Elas não precisam ficar no mesmo tamanho nem mesmo formato. O formato indicado e o retangular, dada a facilidade de fazer em casa

2- Faça um furo no centro das duas bases MDF, com o mesmo diâmetro do tubo PVC

3- Passe a cola por todo o comprimento externo do tubo

4- Enrole a corda sisal no mesmo, com muito cuidado, para que nenhum pedaço fique a mostra e segure a ponta da corda até a cola secar.

5- Encaixe o tubo nas bases MDF

 

Como fazer um arranhador para gatos - Modo de fazer:

Como fazer um arranhador de chão

Outro modelo é o arranhador de chão, onde adaptação dos felinos ocorre mais rapidamente.

Material:

Base MDF

Cola

Corda Sisal

Modo de fazer:

1- Com um lápis, marque o centro da base MDF

2- Coloque um pouco de cola nesse ponto, e fixe a ponta da corda sisal no mesmo

3- Ainda com a cola, trace um espiral ao redor desse ponto, e vá fixando a corda nessa trilha.

Bem simples, não?

Fazer o seu gato usar o arranhador

Mas como fazer para o seu bichinho entender que agora ele deve afiar suas garrinhas no arranhador para gato, e não mais na sua cortina nova? No começo, vai exigir paciência e disciplina da sua parte em educar o pet. Toda vez que ele começar a arranhar algo que não o arranhador, coloque seu bichinho perto do mesmo, até ele entender que aquilo faz o mesmo efeito para as garras. Colocar algum objeto que o gato gosta muito (um brinquedo favorito, por exemplo) ou ate um Catnip - conhecida como “erva do gato”, contem um ingrediente, a Neptalactone, que funciona como atrativo para a maioria dos felinos e é facilmente encontrada na maioria das pet shops - pode acelerar o processo de adaptação ao arranhador.

Vale lembrar que o arranhador para gatos é vendido em pet shops, então, se os seus talentos manuais não forem o seu ponto forte, existe a opção de comprar pronto. Nos pet shops existem modelos para todos os gostos e bolsos.

As dicas de como fazer um arranhador para gatos podem fazer com que você economize uma grana, visto que os materiais necessários são bem baratos e muito fáceis de serem encontrados, mas, se não tiver jeito e a opção escolhida seja um arranhador pronto, lembre-se não escolher um modelo que “imite” algum móvel da casa, como uma almofada ou uma mesinha. Isso vai fazer com que o gato se confunda, e continue arranhando tudo, menos o arranhador.

Se ainda ficou com alguma dúvida veja o nosso artigo em que lhe explicamos como deve ensinar o seu gato a usar o arranhador.

Como fazer um arranhador para gatos - Fazer o seu gato usar o arranhador

Vídeo com o passo a passo para fazer um arranhador para gatos

Se além das informações que lhe damos no artigo gostaria de ver um vídeo com todo o processo não perca este vídeo do umComo em que fizemos um arranhador para gatos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um arranhador para gatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como fazer um arranhador para gatos

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um arranhador para gatos
1 de 3
Como fazer um arranhador para gatos

Voltar ao topo da página