Partilhar

Como acalmar um gato

Por Patricia Gebara. Atualizado: 29 maio 2017
Como acalmar um gato

Gatos são animais independentes e conhecidos pelo humor peculiar. Apesar de adorarem um mimo, muitas vezes só deixam o carinho acontecer quando querem. Além disso, há muitos gatos que sofrem com a presença de muitas pessoas e não se acostumam com ambientes mais agitados.

Por isso, acabam ficando ariscos e assustados, podendo até machucar alguém. Para saber como acalmar um gato, nós do umCOMO reunimos algumas dicas especiais. Continue lendo este artigo para saber mais.

Também lhe pode interessar: Como tratar um gato estressado

Como acalmar um gato arisco

Primeiro, verifique se o ambiente não está muito barulhento ou sofreu mudanças bruscas recentemente. Gatos são sensíveis e reagem a qualquer alteração. Se houver muito barulho, mais pessoas do que o normal ou desconhecidos, é normal que ele fique arisco e se esquive até do dono.

Não tente pegá-lo a força. Ele está irritado e fugindo para tentar achar o equilíbrio novamente. Respeite o espaço do seu animal de estimação antes de tudo. Se ele está acuado em um canto, deixe a água e caixinha de areia próximas dele. Depois, tente conquistá-lo com brinquedinhos ou petiscos. Sempre com muita calma e movimentos lentos. Assim, você terá a confiança dele lentamente. Mas lembre-se: deixe-o ter o seu tempo. Se você não quer ter o gato por perto, veja nosso artigo de como afugentar um gato.

Como acalmar um gato assustado

Um gato assustado torna-se um dos animais mais difíceis de se aproximar. Seja por conta de muitos desconhecidos por perto ou de um barulho muito forte, o bichano vai tentar ao máximo se esquivar das suas investidas. Como ele está assustado, você deve tomar cuidado com movimentos muito bruscos. Fique na altura dele, agachado, e não grite de jeito nenhum.

Para tentar trazê-lo para você, pegue um petisco e ofereça. Assim, você ganhará mais confiança. Se ele se aproximar, não o pegue no colo de primeira. Faça carinhos lentamente e, depois, carregue o bichano.

Dica: veja como alimentar um gato filhote.

Como acalmar um gato - Como acalmar um gato assustado

Como acalmar um gato filhote

Gatos filhotes são assustados por natureza. Afinal, eles acabaram de chegar neste mundo e ainda estão se acostumando com todos os barulhos e movimentos. Por isso, é normal que o pequeno fique acuado nos primeiros dias. O segredo é estabelecer um vínculo de confiança com ele.

Deixe sempre seu cheiro na tigela de comida e todos os lugares que ele fica. Assim, ele ficará habituado com a sua presença. Coloque o alimento perto dele, se ele não sai do lugar, e fique olhando de longe ele comer. Tente se aproximar de maneira bem devagar e silenciosa, para não assustá-lo. Lembre-se, o processo pode demorar alguns dias, já que o pequeno ainda não está acostumado com você. Quando ele chegar mais perto, use brinquedinhos e outros petiscos para ganhar a confiança do pequeno.

 

Como acalmar um gato agitado

Gatos normalmente dormem a maior parte do tempo, mas isso não os isenta de adorarem uma brincadeira e saírem correndo pela casa. Os filhotes, principalmente, adoram uma boa agitação e até dão mordidinhas para brincar com o dono. Se você quer acalmar um gato agitado, tenha paciência. Primeiro de tudo, brinque com ele! Animal de estimação não serve só para enfeite, não é mesmo?

Porém, se você acha que o agito está demais, compre mais brinquedinhos que ela possa brincar sozinho e arranhar. Você mesmo pode confeccionar um arranhador para o seu gato!

Além disso, verifique se houve alguma mudança no ambiente. A agitação também pode indicar raiva. Outra dica boa é fazer bastante carinho e falar com a voz baixa. Ao passar a sensação de tranquilidade, seu gato ficará bem mais manso. Vale lembrar que essas dicas também são válidas para acalmar um gato hiperativo.

Se você está incomodado com mordidas e arranhões, demonstre. Nestas situações, pare de tocá-lo e mantenha as mãos longe dele. Se ele não parar, saia de perto e demonstre que não gostou do que aconteceu.

Como acalmar um gato bravo

Primeiro, entenda o motivo do seu gato ser tão bravo. Pode ser um ambiente barulhento ou pessoas que ficam pegando muito nele. Se ele fica bravo perto de qualquer pessoa diferente, é um alerta de falta de socialização.

Tente mudar o ambiente. Coloque uma música calma, fale baixo e evite muito movimento na casa. Depois, mostre que o gato pode confiar em você. Se, mesmo assim, ele continuar agressivo, é melhor você tomar cuidado. O indicado é fazer terapias com florais ou levá-lo a um adestrador. Assim, você não correrá o risco de se machucar.

 

 

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como acalmar um gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se o seu gato está com um comportamento diferente, consulte um veterinário. Isso pode indicar problemas de saúde e ele pode orientá-lo como agir.

Escrever comentário sobre Como acalmar um gato

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Leny Adriana
Minha gata não está comendo e nem bebendo água. Já levei na veterinário que fez hemograma completos que deu algumas alterações podendo estar com alguma infecção. Fez exame de leucemia que deu negativo. Está tomando antibiótico e suplementos alimentar. Ela está com fome mas não consegue alimentar. Está muito magra tomou soro e um coquetel de vitaminas passada pela veterinária. Mas ela continua na mesma não sei mas o que fazer
Só que não tenho mas condição de leva lá mais no veterinário.
Espero que vcs possa me ajudar. Desde já obrigada.
Maria jose
Meu gato é albino e muito bravo. ..agressivo afronta possessivo e não tem medo de nada Minha gata é medrosa e os dois não se entendem
Editor umComo.com.br

Como acalmar um gato
1 de 2
Como acalmar um gato

Voltar ao topo da página