Partilhar

Como dar bronca no meu gato

Por Redação umCOMO. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como dar bronca no meu gato

Como acontece com qualquer outro pet, os gatos precisam de disciplina e regras para conviver de forma adequada em nossa casa. No entanto, e ao contrário dos cães, o seu caráter independente e um pouco selvagem pode dificultar a criação se não soubermos exatamente o que fazer e como atuar. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como dar bronca no meu gato, mas também damos a você algumas dicas para que entenda o comportamento do seu animal e descubra como o corrigir adequadamente.

Também lhe pode interessar: Como ensinar meu gato a não subir no sofá
Passos a seguir:
1

Deve ter muito claro que o gato tem um caráter independente e alguns hábitos de seus antepassados selvagens que perduram em seu comportamento e que, portanto, devemos saber lidar no momento de ter este pet em casa. Alguns comportamentos que costumamos entender como destrutivos ou rebeldes podem ser facilmente corrigidos se soubermos como fazê-lo.

2

Para começar, deve saber que para repreender seu gato deve fazê-lo sempre no momento em que está cometendo a ação e nunca depois. Esta dica, que também se aplica aos cães, é muito simples de entender: o animal não tem o mesmo raciocínio e capacidade de associação que nós, portanto, é incapaz de assimilar que você o está repreendendo ou castigando por algo que fez faz 3 horas ou faz 15 minutos.

Ainda que tenha feito algo muito errado, se não o pegar com as mãos na massa a bronca não servirá de absolutamente nada, por isso pode se poupar.

3

Quando encontrar o seu gato fazendo algo que não deve, por exemplo, subindo em cima da mesa da cozinha, então chega o momento de repreendê-lo. Gritar, se alterar ou começar a dizer como louco que não dificilmente servirá de algo, só conseguirá que o gato fuja nesse momento, mas não que deixe de fazer isso que incomoda você.

Portanto deverá:

  • Aproximar-se do animal e pegá-lo suavemente pelo pescoço baixando sua cabeça em direção ao chão. O movimento deve ser suave, mas deve segurar o gato com firmeza.
  • Nesse momento diga-lhe somente Não. Repita uma vez mais o movimento e não o deixe ir. Faça-o sempre com o mesmo tom de voz para que o gato o associe com a disciplina.

Com esta ação, que deverá repetir sempre que encontrar o animal fazendo algo que não deve, o gato entenderá aos poucos e com paciência que não deve fazer isso. Além disso, tenha em conta que os gatos não são tão dóceis como os cães e que é possível que seu pet continue fazendo coisas que não gosta enquanto você não estiver vendo, simplesmente é parte de seu caráter.

Como dar bronca no meu gato - Passo 3
4

Há mais duas opções que pode aplicar se a meta é afastar seu gato de um objeto ou um determinado espaço, por exemplo, o sofá ou a sacada. Para isso, aproveitaremos duas fobias dos felinos: a água e os ruídos fortes.

Sob nenhuma circunstância estas propostas são para torturar o animal, são apenas ferramentas para dissuadi-lo de certos espaços. A seguir, explicamos a você o que fazer:

  • Pulverizador de água: os gatos não são amigos da água, por isso, se quer que seu animal deixe, por exemplo, de subir no sofá, deverá surpreendê-lo. Quando o pegar fazendo, então deverá borrifar seu focinho com um jato de água proveniente de um pulverizador. O movimento tem que ser rápido, certeiro, mas sobretudo é importante que o gato não veja você com o pulverizador pois não deve saber de onde vem a água. Deste modo pensará que vem do sofá e evitará no futuro subir nele.
  • Sons fortes: sabemos que o felino se assusta facilmente com um som forte, por isso quando pegar em flagrante deverá, novamente sem que ele veja você, fazer soar uma lata contra uma colher de madeira, por exemplo. Bastam dois golpes para que o felino se assuste e associe a ação ao ruído. Repetindo várias vezes aos poucos terá efeito.
Como dar bronca no meu gato - Passo 4
5

Outras alternativas são pulverizar a zona onde não quer que o animal fique com algum repelente comercial para gatos ou, no caso de varandas, janelas ou espaços abertos, incluir plantas como o alecrim, a lavanda ou a arruda, pois são aromas que costumam desagradar muito a estes animais.

No momento de repreender seu gato, jamais use a violência pois seu gato não reagirá bem a ela. Não só é possível que agrida você para se defender, como também fará com que tenha medo e fique desconfiado de você, criando uma má relação entre vocês.

Como dar bronca no meu gato - Passo 5
6

Há alguns comportamentos comuns do gato que nos irritam mas que, na realidade, ocorrem por razões lógicas que podemos corrigir facilmente em vez de dar bronca constantemente ao gato em vão.

Alguns deles são:

  • O gato arranha seus móveis: deve comprar-lhe um arranhador para que o faça neste artigo, os gatos precisam e é importante de ter em casa. Pode fazê-lo também seguindo as indicações de nosso artigo como fazer arranhadores para gatos e fazer com que o animal comece o utilizá-lo como indicamos em nosso artigo como ensinar meu gato a usar o arranhador.
  • O gato morde suas mãos e ataca-as: a culpa é sua que o ensinou que seus dedos são presas com as quais pode brincar, oferecendo constantemente os seus dedos para que o faça.
  • O gato faz suas necessidades fora da caixa de areia: novamente a culpa é sua, quando o animal faz isso é porque sua caixa de areia não está adequadamente limpa ou porque a colocou perto de sua comida. É importante que retire as fezes diariamente e que troque a areia uma vez por semana, se não sabe como ajudar o animal a usar este utensílio veja o nosso artigo como ensinar um gato a usar a caixa de areia. Este comportamento pode se dar também a episódios de estresse ou a mudanças muito bruscas na rotina do animal, nesse caso consulte o seu veterinário.
  • O gato urina pela casa: este é um sinal de territorialidade e marcação própria dos machos que se suprime com a castração, em nosso artigo como evitar que meu gato urine em casa explicamos a você mais a este respeito.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como dar bronca no meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como dar bronca no meu gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como dar bronca no meu gato
1 de 4
Como dar bronca no meu gato

Voltar ao topo da página