Partilhar

Como alimentar um filhote de doberman

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como alimentar um filhote de doberman

A alimentação de um filhote de doberman é fundamental, e não é só pelo fato de que a comida seja essencial para garantir um crescimento saudável. Alimentar um filhote implica, também, ensinar regras de comportamento quanto às refeições que serão determinantes, por exemplo, na hora de evitar problemas futuros como a obesidade. Neste artigo de umComo.com.br explicamos a você como alimentar um filhote de doberman.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um doberman
Passos a seguir:
1

O básico que deve saber sobre como dar de comer a um filhote é combinar uma ração seca de boa qualidade com um pouco de leite. Verá como são dois elementos muito simples de combinar e que juntos, inclusive, farão com que seja mais fácil de alimentar o cão.

2

A questão é que um dos problemas que pode encontrar ao alimentar um filhote de doberman é que ele tenha dificuldades para engolir a ração. Portanto, ao umedecer o alimento com leite conseguirá, por um lado, que o cão aceite melhor a comida e, por outro, que beba leite.

3

Caso o filhote de doberman não goste da ração com leite, molhe a ração com água e ofereça o leite por separado, em uma tigela limpa. Verá como deste modo deverá aceitar os alimentos.

4

Quanto ao tempo, apenas a água deve estar sempre à disposição do cachorro. O resto, tanto o leite como a ração, só devem ser dadas ao animal durante 15 ou 20 minutos. Após esse tempo deverá retirar a comida mesmo se só tiver comido uma pequena quantidade, assim ele perceberá que se não comer naquele espaço de tempo não terá mais comida disponível e é provável que da próxima vez que lhe der comida ele não deixe nada na tigela.

5

Até aos 5 meses de idade, a não ser que o veterinário lhe dê outra recomendação, dê ao seu filhote de doberman 3 porções por dia de 200 gramas de ração cada. Após os 5 meses, reduza a quantidade de porções para 2 diárias, aumentando a quantidade de cada uma para 350 gramas por dia, aproximadamente.

É importante referir que as embalagens de ração para cachorro têm sempre uma tabela com as indicações da quantidade de ração que deve dar ao seu cachorro, dependendo do seu peso e porte. Tenha isso em consideração na hora de alimentar o seu doberman.

6

Não é recomendável dar os restos da sua comida ao cachorro, pois a comida humana pode ser prejudicial para o seu doberman. A ração tem todas as vitaminas e nutrientes que precisa, por isso é a comida ideal para ele. E, se quiser premiá-lo com algum doce, que seja apenas como parte do processo educativo e não algo comum em sua alimentação. Quando falamos em doces, referimo-nos àqueles biscoitos próprios para cães para dar como recompensa, nunca deverá dar ao seu cachorro doces e açúcar, pois isso pode ser prejudicial para a sua saúde. No nosso artigo explicamos melhor por que os cachorros não podem comer doces. Recomendamos que leia também este artigo sobre como educar um doberman que contém algumas dicas na hora de adestrar o seu cachorrinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como alimentar um filhote de doberman, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como alimentar um filhote de doberman

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Valquiria
Na tabela da embalagem da ração da minha cachorrinha ta indicando que ela tem que consumir entre 80 e 135g diaria so que na tabela ta dando exemplo de um pinxer.posso seguir essa mesma quantidade?muito obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Valquiria! Você pode seguir essa indicação sim, desde que veja na tabela a parte do peso do seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Valquiria
O veterinario me disse que eu não deveria dar leite a minha filhote pois ela teria facilidade de ter verme.mais notei que ela se alimentava melhor quando comia a ração com leite,ela ja ta com 3 meses eu posso ou não contínua dando o leite?e se puder devo manter essa alimentação com leite até que idade?
A sua avaliação:
MARIA JOSÉ COSTA DE MELO
COMO TREINAR MEU FILHOTE PRA FAZER AS NESSESCIDADES FISIOLÓGICAS EM UM SÓ CANTINHO DO QUINTAL.?

Como alimentar um filhote de doberman
Como alimentar um filhote de doberman

Voltar ao topo da página