Partilhar

Como fazer um lago de peixes no jardim

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um lago de peixes no jardim

Se tem um jardim e gosta de peixes, que tal instalar um bonito tanque? Os peixes viverão melhor do que num pequeno aquário e além disso, dará um toque especial ao seu jardim. As dimensões vão depender do espaço que dispõe e deverá localizá-lo numa zona que receba luz solar, mas não de forma direta nem durante todo o dia. Neste artigo de umComo.com.br oferecemos-lhe alguns conselhos sobre como fazer um lago de peixes no jardim.

Também lhe pode interessar: Como fazer um viveiro de peixes
Passos a seguir:
1

A primeira coisa a fazer é construir o lago no seu jardim, este pode ser construído por profissionais da área ou por si, se tiver capacidades para tal. Um lago para peixes deverá ter no mínimo, como profundidade uns 60 cm e como máximo, uma profundidade de 1 metro e 20 cm. Depois terá que encher o tanque com água. E além disso deverá adicionar produtos que eliminem o cloro e metais pesados. Deverá esperar uns dias antes de colocar os peixes, para que não sejam afetados com os efeitos destes produtos químicos.

Como fazer um lago de peixes no jardim - Passo 1
Imagem: blogdapaisagista.blogspot.pt
2

O lago deverá ter um sistema de filtragem que garanta a limpeza e depuração da água, para que os peixes vivam de forma saudável e para que a água se mantenha limpa.

3

Em seguida, é a altura de colocar as plantas aquáticas naturais, como por exemplo as de rio, de fundo ou subaquáticas, inclusivamente as flutuantes tipo os nenúfares. Além de servirem como elemento decorativo, estas plantas oxigenam a água ao realizarem a fotossíntese. Oferecem sombra, refúgio e alimento aos peixes, e ainda evitam algas indesejáveis, porque competem com elas pelos nutrientes.

Como fazer um lago de peixes no jardim - Passo 3
Imagem: lagosecia.com.br
4

Para evitar a proliferação de algas indesejáveis, terá que evitar que o tanque receba excesso de luz e calor, mudar a água de vez em quando e em muitas ocasiões, será obrigado a adicionar produtos algicidas para ajudar a combatê-las. Neste último caso, deverá dirigir-se a um local especializado e ler detalhadamente as instruções do produto anti-algas, bem como respeitar as doses para não intoxicar os peixes e as plantas.

5

Deve ainda, periodicamente fazer alguns controlos para comprovar diferentes parâmetros da água como o Ph, a dureza ou temperatura da água. Em função do tipo de peixes que tenha no seu lago, os valores recomendados variam.

6

Caso já tenha peixes em casa em um aquário e os pretenda colocar no seu novo lago de jardim, veja o nosso artigo sobre como mudar os peixes de um aquário para outro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um lago de peixes no jardim, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Evite a proliferação de algas no seu lago de jardim.
  • Fique atento a eventuais fugas de água no lago, elas devem ser reparadas o mais rápido possível.
  • Pelo menos uma vez por ano deverá limpar o interior do seu lago. Os peixes e plantas aquáticas deveram ser removidas e colocadas por exemplo numa piscina insuflável, juntamente com a água do lago.
  • Limpe a superfície do lago, sempre que verificar a existência de folhas ou outro tipo de resíduos a flutuar.

Escrever comentário sobre Como fazer um lago de peixes no jardim

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
vanderlan freitas
como é feito o tratamento da água do lago que tipo de peixes se pode colocar uma pequena cascata e como funciona o filtro.
Jeremias
quais tipos de peixes para por num lago de jardim e que podem reproduzir
LUIZA DE SOUZA
AMO OS ANIMAIS,DEUS OS CRIOU COM AMOR! BELA PAGINA. COMO CUIDAR BEM DE GATO.

Como fazer um lago de peixes no jardim
Imagem: blogdapaisagista.blogspot.pt
Imagem: lagosecia.com.br
1 de 3
Como fazer um lago de peixes no jardim

Voltar ao topo da página