PARTILHAR

Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua

Quer ensinar seu cão a fazer as necessidades na rua? Então continue lendo, pois tanto se for filhote como adulto, seu animal não deve ficar com o hábito de fazer dentro de casa. A necessidade de urinar no interior pode ser devido à marcação de território, ou porque há uma fêmea por perto, mas em ambos os casos são fatos pontuais. O importante é prestar atenção quando este comportamento se converte em algo constante. Em umComo.com.br vamos explicar para você como ensinar seu cachorro a fazer as necessidades na rua.

Passos a seguir:
1

Pode ser que o animal faça xixi devido à presença de uma fêmea ou para marcar território. Para controlar isso, com um simples estímulo de aversão ou com uma limpeza rápida do lugar marcado poderá resolver o problema. Mas se seu cachorro sair 3 ou 4 vezes por dia, em momentos consideráveis, e continuar fazendo as necessidades em casa, terá que fazer algo para mudar este comportamento.

Não se esqueça que este é um esforço educativo que deve fazer desde que o seu animal for pequeno. Terá que levar ele ao lugar indicado para evacuar e depois recompensar com elogios e prêmios. Mesmo que não seja um filhote, é um esforço que também deverá fazer.

Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua - Passo 1
2

Alguns cães possuem uma certa insegurança ou se sentem intimidados, por isso fazem xixi para demonstrar a sua submissão perante o humano. Se notar este comportamento tão medroso em seu cão, coloque-se à sua altura, não olhe diretamente em seus olhos e fale suavemente. Com paciência e mimos a atitude do seu cão mudará e deixará de urinar ou defecar em qualquer lugar.

Para ensinar seu cachorro a fazer as suas necessidades na rua tem que ensinar o lugar exato onde ele deve fazer. O primeiro passo fundamental é prevenir as evacuações inadequadas, ou seja, quando não estiver em casa deve deixar seu cão em um espaço limitado, por exemplo, em uma casinha com porta. Seu animal, naturalmente, vai querer realizar as suas necessidades longe do lugar onde dorme e, pouco a pouco, desenvolverá um hábito mais higiênico.

Se restringir o espaço conseguirá que os seus comportamentos naturais sejam feitos em uma zona protegida e não pela casa toda. Assim você estimula a sua preferência para fazer suas necessidades em um lugar concreto.

Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua - Passo 2
3

Para começar a educar seu cão para fazer as suas necessidades em um lugar, deve retirá-lo bem no começo da manhã do lugar onde está dormindo, colocar a coleira e a guia para passear. Saia para a rua e procure a zona onde quer que faça as suas necessidades, quando chegarem a este lugar, deverá tirar a coleira e incentivá-lo a sair andando.

Isto só deve ser feito se o seu cão estiver treinado e for capaz de responder ao seu chamado. Se não for o caso, não o solte, retire-se do seu lado deixando a guia um pouco frouxa. Deve incentivá-lo e dizer o seu nome junto à ordem de indicação para fazer suas necessidades. Permaneça quieto, mas se ele não parar de se aproximar de você, afaste-se um pouco e não lhe faça caso.

Dê a ele um pouco de tempo, se perceber que não se afasta do seu lado ou se for brincar, chame-o e voltem para casa. Quando voltar, diga que sente muito, coloque a guia e voltem para casa.

Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua - Passo 3
4

Cada vez que ele fizer xixi ou cocô, premie seu comportamento da forma mais efusiva e evidente, para perceber que está contente com o que acaba de fazer. Quando seu cão perceber que é premiado cada vez que fizer as suas necessidades na rua, acabará por fazer isso sempre ali.

Se seu cão não fizer as suas necessidades, volte para casa e deixe-o estar na sua casinha um pouco mais. Após um tempo, volte a levar seu cão à rua, para o mesmo lugar onde quer que faça xixi ou cocô, se fizer certo, lembre-se sempre de premiar o bom comportamento. Se, por exemplo, só fizer xixi, terá que repetir a operação e voltar a sair para fazer cocô na rua. O cão deve ter feito tudo para poder ficar solto em casa.

Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua - Passo 4
5

Como dono do seu cachorro deve escolher o melhor momento para passear com seu cão para que ele faça tudo o que é necessário. No final, poderá ir determinando a sua rotina para fazer as necessidades graças a todo este trabalho. Com paciência, você conseguirá!

E se ao invés de querer que o seu cachorro faça as necessidades na rua, quiser que ele faça as necessidades no jornal, consulte o nosso artigo e confira as nossas dicas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua
1 de 5
Como ensinar um cachorro a fazer as necessidades na rua

Voltar ao topo da página ↑