PARTILHAR

Como saber se meu cachorro tem carrapatos

Como saber se meu cachorro tem carrapatos
Imagem: clinicaveterinariatui.com

Os carrapatos são uma espécie de ácaros de grande tamanho que se alimentam do sangue dos animais. Costumam aparecer em épocas onde o clima é mais quente (primavera e verão) e habitam no mato alto. Os carrapatos costumam se esconder nos extremos das folhas e esperar até o animal passar para pular, se hospedar entre seu pelo e se alimentar do seu sangue. O hospedeiro favorito dos carrapatos costuma ser o cachorro, mas eles também atacam outros mamíferos, inclusive humanos. São portadores de múltiplas doenças, entre as quais se destacam a de Lyme ou tifo. Para que possa ser detectada a tempo, neste artigo de umComo.com.br mostramos a você como saber se seu cachorro tem carrapatos.

Passos a seguir:
1

Durante as épocas de calor chega a hora de reprodução do carrapato. Para que isto seja possível, as fêmeas precisam se alimentar e só podem fazê-lo através do sangue. É por isso que esperam pacientes a chegada de um cachorro nas áreas de vegetação abundante. Por isso, se você levar seu cachorro para passear por parques, jardins, bosques, etc., que tenham mato alto, é possível que ele tenha encontrado algum carrapato.

Como saber se meu cachorro tem carrapatos - Passo 1
Imagem: elmanifiestoenlared.com
2

Quando a carrapato pula e se hospeda entre o pelo do animal, ele "unta" a área que pretende picar com uma espécie de saliva com propriedades anestésicas, depois ataca e se alimenta. É por isso que seu cachorro não sente dor quando o carrapato pica, e assim é mais difícil identificar o hóspede.

3

Você deve saber que os carrapatos costumam ocupar a área das orelhas, à volta dos olhos, nuca ou pescoço, e entre os dedos das patas de seu cachorro. Por isso a melhor forma de saber se seu cachorro está com carrapatos é fazer uma inspeção minuciosa nele, prestando atenção nestes lugares. Olha bem entre o pelo de seu cachorro cada vez que for passear por lugares de risco e verifique cada parte de seu corpo. É aconselhável usar luvas.

Como saber se meu cachorro tem carrapatos - Passo 3
Imagem: mundoanimalia.com
4

Outra forma de detectar se o seu cachorro tem carrapatos é observar sua atitude e movimentos. Se ele foi atacado por este ácaro, provavelmente começará a coçar as orelhas, olhos, pescoço, ou a morder suas patas, inclusive dias após o ataque. Ao ter a área da picada adormecida, seu cachorro não percebe o carrapato até que o efeito anestésico tenha passado.

Como saber se meu cachorro tem carrapatos - Passo 4
Imagem: mascotapetit.com
5

Se não tiver tomado medidas preventivas contra carrapatos ou pulgas, seu cachorro tem altas possibilidades de virar a próxima vítima destes parasitas. O banho do cachorro é imprescindível para evitar que tenha carrapatos. Use xampus antiparasitários e dê banho nele durante as épocas de calor, 1 vez por mês ou a cada dois meses.

6

É possível que o carrapato tenha abandonado o corpo de seu cachorro e portanto você não o encontre ao fazer a inspeção. No entanto, por ser um parasita portador de doenças, pode ter causado alguma infecção, lesões ou anemia (entre outras coisas) no seu cachorro, e você deve procurar sua picada. Provavelmente a zona afetada estará inflamada e terá uma cor avermelhada.

7

Se conseguir identificar o parasita, deverá eliminar o carrapato imediatamente. Lembre-se que estes ácaros podem danificar gravemente seu cachorro e, por isso, é tão importante que você aprenda como saber se o seu cachorro está com carrapatos e como eliminá-los. Para tirar o carrapato você deve afastar o pelo do cachorro afastado e com uma pinça puxá-lo pela cabeça. Deve matar o carrapato colocando-o num pote com álcool.

8

Se seu cachorro está com carrapatos, é possível que eles tenham colocado ovos e você terá que desparasitá-lo, assim como desinfetar cada um dos lugares que ele frequente, sua casinha, cama, o chão de sua casa, etc. Vá ao veterinário para que ele faça uma revisão em seu cachorro, para ter certeza de que está completamente limpo e saudável.

Leia também: Como acabar com carrapatos no quintal de terra

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu cachorro tem carrapatos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
Gumercindo Camargo
Como proceder para ter informações de tratamento aos meus cachorros, obrigado
A sua avaliação:
patricia
como acaba carrapatos
Maria Eduarda Brum
Meu cachorrinho vive se mordendo e eu tenho dúvidas se é carrapato ou pulga. E ele se coça bastante, outro dia eu e minha mãe encontramos algumas pulgas nele e colocamos um remédio, olhamos nos outros dias e não tinha mais nada. Porém agora voltou e não conseguimos achar nenhuma pulga(desta vez) por isso estou com essa dúvida. O que vc acha que é?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Se ele está se coçando constantemente e se mordendo fazendo pequenas feridas na pele, o melhor é levar o seu cachorro ao veterinário pois pode se tratar de um problema de pele ou de uma alergia. Além disso, a picada da pulga também pode estar causando essa alergia, o melhor é mesmo ser o veterinário a observar a pele do seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras do seu cachorro!
Manuela
Com minha cachorra foi assim: ela foi pra casa da minha vó e lá tem uma cachorra, mas quando ela voltou tinha um carrapato.O q eu faço para evitar esses carrapatos ? Sendo q eu vou toda semana pra cs da minha vó q tem uma outra dog!
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Manuela, a melhor coisa a fazer é colocar na sua cadela uma pipeta ou daquelas coleiras para prevenir pulgas e carrapatos. Pode ver mais sobre como prevenir pulgas e carrapatos aqui: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-prevenir-as-pulgas-e-carrapatos-4768.html
Neila
Qual o melhor remédio para combater carrapatos no animal e no ambiente?
LARISSA RIBEIRO
Me ajudem meu cachorro está infestado de carrapato mesmo usando remédio, usando o remédio, tomou as vacinas mesmo assim continua. Agora acho que está com alguma infecção está todo ferido orelhas,patas dentre outros não sei mas o que fazer. usa o remédio, desinfeto o local, já estou desesperada por favor, peço que me dê uma solução para o problema...
Como saber se meu cachorro tem carrapatos
Imagem: clinicaveterinariatui.com
Imagem: elmanifiestoenlared.com
Imagem: mundoanimalia.com
Imagem: mascotapetit.com
1 de 4
Como saber se meu cachorro tem carrapatos

Voltar ao topo da página ↑