PARTILHAR

Como incentivar um cachorro a cruzar

Como incentivar um cachorro a cruzar

Quando a gente tem um cachorro, rapidinho ele vira parte da família. Ele sabe como olhar nos seus olhos, como pedir comida, como pedir carinho e até como dar carinho. É tão prazeroso que algumas vezes eles sabem muito mais de nós do que nós mesmos. Por esses e outros motivos, muita gente tem vontade de ter mais um (ou vários) melhor amigo em casa e acabam optando pelo cruzamento do cão. Acontece que, obviamente, é uma tarefa bem complicada. Exige muito tempo e esforço e é sempre bom se informar do processo correto, pois são necessários alguns cuidados especiais. Para saber como incentivar um cachorro a cruzar, leia este artigo do umCOMO.

Também lhe pode interessar: Como cruzar um cachorro pela primeira vez

Período de ovulação da cadela

Qualquer cadela precisa ser cruzada exatamente no período de ovulação, que acontece perto do nono dia após o início do cio, que ocorre de uma vez a cada seis meses e dura de 21 a 35 dias. Mas não é tão rápido assim. Para que o macho se acostume com o ambiente, com a “parceira” e perca a timidez, é sempre bom que eles passem pelo menos dois dias juntos. Assim, você vai descobrir se os dois vão querer cruzar mesmo ou se serão apenas bons amigos, o que acontece constantemente. Se isso acontecer, não force o acasalamento e tente achar outro cãozinho para cruzar.

Porém, se eles se gostarem, é a hora de supervisioná-los. Isso mesmo. Não deixe-os sozinhos. É questão de segurança. A cadela pode morder o outro cachorro se não estiver afim! Uma boa dica é o dono falar com ambos com um tom de voz bem suave e alegre. Eles vão se sentir confortáveis.

Como incentivar um cachorro a cruzar - Período de ovulação da cadela

Sinais que demonstram interesse

Não é muito difícil saber quando o macho tem interesse de cruzar, né? Você já deve ter visto um cão por aí querendo escalar qualquer fêmea que vê pela frente. Mas só para te dar certeza, ele vai farejar o traseiro da cadela quando quiser cruzar, vai tentar lamber a genitália dela e montar nas costas. Já a fêmea, será receptiva deixando que ele suba nas suas costas. Saiba como cruzar um cachorro pela primeira vez, conferindo as dicas desse artigo.

Durante o cruzamento

Quando você conseguir incentivar um cachorro a cruzar, os animais vão ficar presos um no outro por volta de 20 minutos durante o acasalamento. De vez em quando, um fica de costas para o outro durante o ato. O macho tira as patas de cima da fêmea e passa uma pata traseira sobre as costas dela. Assim, ambos ficam em direções opostas, porém presos devido a dilatação na glande do cão.

Não se assuste com o tempo que pode durar. Normalmente eles encontram uma posição de engate para se defender contra predadores e outros cães que queiram roubar a fêmea para cruzar. É questão de instinto mesmo.

Como incentivar um cachorro a cruzar - Durante o cruzamento

Acabando o cruzamento

Ao término, pode acontecer de a fêmea uivar bastante. Isso ocorre porque bate um desespero nela ao perceber que o órgão do macho não saiu dela ainda. É estranho, mas é isso mesmo. Demora um tempo para o pênis amolecer e desprender da cadela. Portanto, é importante que o dono a tranquilize fazendo um pouco de carinho e a segurando, pois pode ser perigoso ela tentar fugir enquanto não estiver na hora de desfazer a junção.

Além disso, o dono deve tomar conta dos cães. Ambos vão se separar quando preparados. O macho deve passear até que a ereção do pênis diminua completamente e volte ao prepúcio. Em compensação, no caso da fêmea o dono deve impedir que ela urine bastante - ela pode urinar durante alguns minutos, porém não muito. Isso faz com que aumente as chances de ficar prenha e não desperdiçar espermas, por exemplo.

Veja se há algum problema com a saúde dos cães

Para incentivar um cachorro a cruzar, primeiro analise a saúde dele. Algumas raças apresentam problemas cardíacos, por exemplo. Leve-o ao veterinário que, através de ultrassonografia vai saber se o cão aguenta o tranco na hora de cruzar. Além disso, pesquise bastante sobre a raça dos cães, se for o caso. Muitos tipos apresentam problemas hereditários e é preciso prestar atenção neles. Confira esse artigo para descobrir quais são as doenças mais comuns nos cachorros domésticos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como incentivar um cachorro a cruzar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Rosane
O meu Shitzu tem 2 anos e meio, eu o levei p cruzar a primeira vez, e ele ficou fugindo da cadelinha, o q eu faço??
A sua avaliação:
Katia
Boa noite minha cachorra está no cio e hoje faz 8 dias ela foi cruzar com meu cachorro eles grudaram so que quando viram ficam cerca de 5 minutos isso pode acontecer ela fica prenha?e se até termina o cio eles podem acasalar de novo?aguardo resposta
A sua avaliação:
Anderson
Tenho um lhiasa Apso macho e ele tentou cruzar hoje com a cachorrinha porém não conseguiu engata na cachorrinha parece que não consegue encaixar o que devo fazer por favor me oriente obrigado
Edlamar de Sousa
Tem dois dias que meu cachorrinho está acasalando mas na hora que fica virado de costa um para outro ela deita e puxa ele p baixo aí se solta hoje tbm ela fez igual será que vai conseguir pegar cria?ontem após ela brigou muito cheiro muito forte e a cor mais escura hoje após não urinou por favor aguardo resposta a possibilidade dela pegar ou não?
Editor umComo.com.br
Oi Edlamar! Em geral, o cruzamento dos cães costuma durar cerca de 30 minutos, embora alguns cães terminem em 20 e outros possam levar até 60. Desta forma, se os cachorros ficarem grudados por um tempo e não se separarem, você não deve ficar alarmado, pois como já dissemos, a ejaculação dos cães é lenta e você deve deixar a natureza seguir seu caminho.
Como incentivar um cachorro a cruzar
1 de 3
Como incentivar um cachorro a cruzar

Voltar ao topo da página ↑