Como cruzar um cachorro pela primeira vez
Se você tem um cachorro como pet, pode ser que em algum momento se proponha que deixe descendência. Se decidiu que já é hora de cruzar o seu cachorro ou cadela vamos dar umas dicas para que o acasalamento seja um sucesso e corra tudo bem. Com certeza que terá muitas dúvidas sobre este processo tão importante na vida de um cão. Em umComo.com.br contamos a você como cruzar um cachorro pela primeira vez para que não tenha nenhuma dúvida.
Passos a seguir:
A primeira coisa e fundamental é procurar o parceiro ideal para o seu cão. Quando falamos de ideal, nos referimos a que deve ser da mesma raça e de preferência do mesmo tamanho. Antes de provocar o encontro para o acasalamento, tente fazer que se conheçam um pouco. Vale a pena que tenham se visto umas vezes e confirmar que se dão bem. Pense que se não houver uma boa relação, o momento será impossível.
Se o seu cão é fêmea, deve ter claro se está ou não no cio. As cadelas costumam ter o cio a cada 6 meses aproximadamente, ainda que varie entre diferentes tipos de raças. Por exemplo, o cio de uma fêmea de pastor alemão é de 180 dias e o de um poddle é a cada 250 dias. Assim, certifique-se da frequência do cio da sua fêmea. E não deve confundir a menstruação com o cio, porque desde o ponto de vista hormonal, não tem nada a ver. O cio dura em média 9 dias com intervalos de 3 a 21 dias e é o momento em que a cadela está receptiva.
Assim, se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.
Para que o cruzamento de seu cão seja um sucesso, o mais conveniente é que a fêmea seja levada aonde está o macho. Deve haver um ambiente tranquilo, o macho perceberá os feromônios da fêmea para depois tentar copular. O melhor é que a monte de forma espontânea e natural, mas não é estranho que pela inexperiência ou o tamanho de um dos dois, a cópula não seja possível. Tenha paciência, talvez não seja coisa de só um dia, sobretudo entre cães principiantes.
Se o cão começa a copular a fêmea, o melhor é deixá-los sozinhos, não temos que nos meter nem intervir se a cadela chorar. Nesse momento, não temos que separá-los, nem jogar água, porque poderia provocar lesões ou rasgos internos. O processo irá demorar o tempo que for preciso, não deverá intervir a qualquer momento. O normal é que dure uns 20 minutos.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cruzar um cachorro pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.