Partilhar

Como cruzar um cachorro pela primeira vez

Se você tem um cachorro como pet, pode ser que em algum momento se proponha que deixe descendência. Se decidiu que já é hora de cruzar o seu cachorro ou cadela vamos dar umas dicas para que o acasalamento seja um sucesso e corra tudo bem. Com certeza que terá muitas dúvidas sobre este processo tão importante na vida de um cão. Em umComo.com.br contamos a você como cruzar um cachorro pela primeira vez para que não tenha nenhuma dúvida.

Também lhe pode interessar: Como incentivar um cachorro a cruzar
Passos a seguir:
1

A primeira coisa e fundamental é procurar o parceiro ideal para o seu cão. Quando falamos de ideal, nos referimos a que deve ser da mesma raça e de preferência do mesmo tamanho. Antes de provocar o encontro para o acasalamento, tente fazer que se conheçam um pouco. Vale a pena que tenham se visto umas vezes e confirmar que se dão bem. Pense que se não houver uma boa relação, o momento será impossível.

2

Se o seu cão é fêmea, deve ter claro se está ou não no cio. As cadelas costumam ter o cio a cada 6 meses aproximadamente, ainda que varie entre diferentes tipos de raças. Por exemplo, o cio de uma fêmea de pastor alemão é de 180 dias e o de um poddle é a cada 250 dias. Assim, certifique-se da frequência do cio da sua fêmea. E não deve confundir a menstruação com o cio, porque desde o ponto de vista hormonal, não tem nada a ver. O cio dura em média 9 dias com intervalos de 3 a 21 dias e é o momento em que a cadela está receptiva.

3

Assim, se deseja cruzar a sua cadela, tenha a certeza que está no cio. O mais recomendável é que lhe apresente ao macho aos 8 dias de começar a menstruar e alguns dias depois. Ainda que o cão tente montá-la, a cadela ainda não estará pronta para o acasalamento, mas será um primeiro contato importante entre eles.

4

Para que o cruzamento de seu cão seja um sucesso, o mais conveniente é que a fêmea seja levada aonde está o macho. Deve haver um ambiente tranquilo, o macho perceberá os feromônios da fêmea para depois tentar copular. O melhor é que a monte de forma espontânea e natural, mas não é estranho que pela inexperiência ou o tamanho de um dos dois, a cópula não seja possível. Tenha paciência, talvez não seja coisa de só um dia, sobretudo entre cães principiantes.

5

Se o cão começa a copular a fêmea, o melhor é deixá-los sozinhos, não temos que nos meter nem intervir se a cadela chorar. Nesse momento, não temos que separá-los, nem jogar água, porque poderia provocar lesões ou rasgos internos. O processo irá demorar o tempo que for preciso, não deverá intervir a qualquer momento. O normal é que dure uns 20 minutos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cruzar um cachorro pela primeira vez, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cruzar um cachorro pela primeira vez

8 comentários
A sua avaliação:
José de Matos
Meu cachorro é um pit bull ele tem 4 anos.
Estou com ele aqui no murro troxi uma cachorra pit bull tbm é a primeira vez dele ,já tá com 5 dias junto da cachorra mais ele só fica labendo a vagina da cachorra e não monta nela .
O que eu Fasso??
A sua avaliação:
Martinho Nto
Boa Tarde? Tenho um rot q vai fazer seis anos agora em abril! meu colega trouxe um cadela tbm rot , os dois não tem experiencia, meu rot so lanbe a genital dela e não consegue montar nela, denta sempre mais não no lugar certo,ela as vezes quer subir nele . oq posso fazer para q de td certo entre eles? ele e rot alemão porte grande cabeça de touro ela não. abs nto
Eu
Também quero saber a resposta. Estou na mesma situação
A sua avaliação:
angela adnet amaral
Como posso saber se meu Sschnauzer tem pedigree??!
A sua avaliação:
Luísa
Eu tenho uma beagle fêmea que está no cio á uns 9 dias.
Hoje nós trouxemos um macho (da mesma raça) para realizar a cruza, no começo ela deixou ele fazer algumas tentativas, mas agora ela fica latindo para ele. O que devo fazer? Separo eles, dou mais um tempo aos dois...?
rozeli roze
eu tenho e um rotivailler fêmia já ésob oterceiro cio nãoconsigo cruzar toda vez que o macho sobe nela ela encosta na parede e o macho nao consegue oque posso fazer

Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Rozeli! Ela está rejeitando o macho? Fica agressiva com ele?
Geiss
Tenho um Shitzu de dois anos, ele está com a fêmea aqui em casa... Qnd ele chegou ele ficou doido aí alguns minutinhos depois ele não teve mais a mesma reação.. agora ele só cheira mais não tenta nada. É a primeira vez dele rsra
vanda
o meu cachorro tem 10 anos,de idade,e só agora ,,ia cruzar,mas não esta conseguindo,,,a cadela ja esta a 12 dias no cio,,até agora não conseguiu,,sera que vai acontecer,o cruzamento,,ele tenta
Editor umComo.com.br
Oi Vanda! Se é a primeira vez, com essa idade é normal que ele tenha algumas dificuldades. Deixe ele tentar mais algumas vezes.
diego
oii eu qria cruzar minha cadela pela primeira vez eo cão tambem é a primeira vez são labrador chocolates eles c dão bem so q ele não consegue pegar ela quando ele munta nela e são os dois primeira viagem é normal ou com tempo eles acasalaram ????

Voltar ao topo da página