Doenças dos peixes

Como saber se o meu peixe está doente

Como saber se o meu peixe está doente

Os peixes são um dos pets mais adoráveis que existem, mas como todos os animais, também adoecem de vez em quando. Inclusive podem pegar um resfriado! Para percebermos se estão sofrendo de algum desconforto é fundamental observá-los de perto, pois certos sinais podem indicar a presença de alguma anomalia. Mas não perca a calma, porque assim como os outros animais, os peixes também podem recuperar a saúde com um tratamento adequado. Em umComo damos a você as dicas sobre como saber se o seu peixe está doente.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu peixe está grávida

Passos a seguir:

1

Em primeiro lugar, tenha em conta que alguns sintomas habituais que podem demonstrar que um peixe está sofrendo de alguma doença são:

  • Tem as suas barbatanas desfiadas com aparência de vassoura ou abrindo-se pouco quando nadam.
  • Os seus movimentos não são coordenados e chocam com objetos do aquário ou com as paredes do mesmo.
  • O torso ou alguma parte do seu corpo está inflamado.
  • Mantém as suas barbatanas coladas ao corpo e move-se muito pouco.
  • Os seus olhos ampliam-se tornando-se maiores do que o habitual.
  • O peixe esfrega-se ou bate contra um objeto do aquário, por exemplo, o filtro de água, as plantas ou os brinquedos.
  • Nota-se uma falta de apetite no que diz respeito ao que costuma comer normalmente.
  • Observam-se manchas de cor branca em suas barbatanas, bochechas ou corpo, que podem ser causadas por fungos ou falta de higiene do aquário.
  • Tem penugens brancas algodoadas em alguma zona de seu corpo.
  • As suas brânquias ficam de cor púrpura em vez de seu tom avermelhado ou rosa natural.
  • O seu corpo inclina-se para algum lugar em concreto, seja para a esquerda ou para a direita, ou a parte inferior do seu corpo está apontando para baixo enquanto a sua cabeça o faz para cima.
Como saber se o meu peixe está doente - Passo 1
2

Além disso, um sinal de inatividade prolongada pode indicar alguma anomalia no peixe. Se observar que o seu peixe fica parado no fundo do aquário e só sobe à superfície à procura de ar, ou inclusive, se fica quieto em um canto ao redor da superfície, considere que pode estar sofrendo de alguma infecção ou doença, pois o normal é que os peixes nadem de forma frequente.

3

Se as barbatanas do peixe estão coladas ao seu corpo, é um sintoma de que a qualidade da água é baixa. Para resolver a situação, troque 50% da água todos os dias até que o nível de oxigênio seja o normal.

Se o peixe tem manchinhas brancas do tamanho de um grão de sal em algumas zonas do corpo ou em suas barbatanas, é provável que se deva ao parasita ich, pelo que deve tratar o seu pet o quanto antes. Por outro lado, se em parte do seu corpo aparecerem substâncias similares ao algodão, pode indicar a presença de fungos, cujo tratamento consiste em Rid Fungus ou Maracyn.

Por último, se tiver necrose, as suas barbatanas estarão roídas. Esta doença deve ser curada de imediato para evitar que se espalhe por todo o seu corpo, para isso deve tratar com água limpa e morna, adicionando umas gotas de suco de alho e algum produto tipo Stress Coat que substitua a camada de limo.

4

Ainda que você não acredite, os peixes também pegam resfriado. Se você nota que está inchado, é provável que esteja resfriado, por isso deverá alimentá-lo apenas com ervilhas durante uns dias. Para proceder, pegue em uma ervilha congelada e descongele-a, depois corte-a em pedaços finos e jogue-a no aquário. Além disso, também pode utilizar dáfnias vivas, liofilizadas ou congeladas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se o meu peixe está doente, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
marcos aurelio tiengo costa
Olá. boa tarde
Tenho dois Kinguios que comprei já tem mais de 5 anos, mas um deles está diferente, ou seja, só fica de bico voltado pro fundo do aquário, quando não fica de barriga pra cima.....fica parado tempo todo...daí eu vou no vidro e bato ele saia nadando normalmente...mas logo em seguida, volta a ficar prostado no fundo do aquário. Trato a aguá de acordo, tenho filtro ligado direto com boa oxigenação, sempre limpo o fundo e as pedras. Não sei porque ele está assim......ouvi dizer de uma tal bexiga natatória que deixa o peixe assim......não sei o que fazer, podem me ajudar ?
Por favor me respondam pelo meu e-mail...marcostiengocosta@hotmail.com
obrigado
marcos
A sua avaliação:
fernando
muito bom
1 de 2
Como saber se o meu peixe está doente