Partilhar

Como tosar seu cachorro em casa

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 11 julho 2017
Como tosar seu cachorro em casa

Levar o seu cachorro ao pet shop para o banho e tosa é algo que pode ficar um pouco dispendioso. Por isso, para economizar na sua carteira e evitar todo o estresse no animal por ser tratado por pessoas desconhecidas, é bom se informar sobre este assunto para conseguir dar banho e tosar seu pet em casa. Você pode tosar o seu pet por vários motivos, pode ser por uma questão de higiene do animal, para o aliviar durante as altas temperaturas do verão ou simplesmente porque gosta de ver o seu cachorro assim. Mas antes de se iniciar nesta atividade, você deve saber que dependendo da raça o procedimento pode variar, assim como também deve conhecer quais as partes do corpo que devem ser aparadas e que instrumentos deve utilizar. Para esclarecer todas as suas dúvidas, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como tosar seu cachorro em casa.

Também lhe pode interessar: Como tosar um shih tzu

Dar banho no cachorro

Antes de tosar o seu cachorro, você deve preparar o seu pelo dando-lhe um bom banho. Deve escovar e desembaraçar toda a pelagem do cão antes do banho. O banho deve ser dado com água morna e com xampus específicos para cães, nunca devendo utilizar xampus de uso humano. Deve se manter calmo a todo o momento e acariciar o cachorro durante o banho, de maneira a que ele se sinta, isto é especialmente importante se o seu cachorro não gostar de banhos.

É importante referir que a frequência do banho pode não ser a mesma da frequência da tosa. A frequência do banho num cachorro vai depender do comprimento do seu pelo e de quão sujo está, lembrando que o ideal é nunca dar banhos em excesso ao seu pet pois isso pode ser prejudicial para a sua pele. No caso de cachorros de pelo comprido, a indicação é dar um banho a cada 4 semanas. Em cachorros de pelo médio, o recomendado é que o banho seja dado a cada 4 a 6 semanas. E em cachorros de pelo curto, o indicado é dar um banho a cada 6 a 8 semanas.

Como tosar seu cachorro em casa - Dar banho no cachorro

Materiais necessários para a tosa

Para tosar o seu cachorro em casa vai precisar de alguns materiais, que vão depender do tipo e comprimento da pelagem do seu cachorro. Sendo assim, de seguida vamos explicar para você os materiais necessários para tosar seu cachorro, explicando para que tipo e comprimento de pelo eles são indicados:

  • Rasqueadeira: serve para retirar pelos mortos e é indicada para cachorros de pelo comprido, áspero, liso, crespo e duro.
  • Luva de borracha: serve para retirar os pelos mortos de cachorros de pelo curto, liso e sem camadas.
  • Escova Pawise Pin: esta escova tem uma dupla função, desembaraçar os pelos e retirar os pelos mortos. Este tipo de escova é indicado para cachorros de pelo comprido, macio, liso, áspero e crespo.
  • Luva de arame: indicada para cachorros com camadas de pelo, como a raça Basset Hound.
  • Escova de cerdas naturais: indicada para cachorros que apresentem um pelo sensível.

Tesoura e máquina

O uso de uma ferramenta ou outra vai depender do tipo de pelo do seu cachorro. Sendo assim, o uso da tesoura é indicado para tirar excessos, corrigir pequenos erros feitos com a máquina e realizar os ajustes necessários em regiões onde pretenda manter a densidade do pelo. Enquanto que, a máquina deve ser utilizada em cachorros que apresentem mais densidade de pelo. No entanto, após usar a máquina pode ser necessário utilizar a tesoura para dar os acabamentos finais. É importante que a máquina seja utilizada com a lâmina certa para o tamanho que pretende deixar o pelo. Quanto à tesoura, deve utilizar de preferência uma tesoura de pontas redondas.

No entanto, o uso da tesoura é preferível ao invés da máquina. Isto porque com a máquina você raspa o subpelo, a camada de pelo morto e a de pelo jovem, o que com o tempo pode enfraquecer a pelagem do animal. Por isso é preferível utilizar a tesoura na maioria das vezes.

Como tosar seu cachorro em casa - Materiais necessários para a tosa

Dicas para tosar seu cachorro

Se não deu banho ao seu cachorro por ainda não ser necessário, garanta que o pelo está bem seco para facilitar todo o processo de tosa. Comece por pentear e escovar o seu pet para desembaraçar bem todo o seu pelo. Remova todo o pelo morto e possíveis nós. Aproveite este momento para conferir se no pelo do animal existem pulgas, carrapatos ou feridas na pele. Caso o seu cachorro apresente feridas na pele, então o melhor é não iniciar o processo de tosa sem antes saber do que se tratam e estarem devidamente curadas.

Se o seu cachorro tem muito pelo, então o ideal é cortar com a tesoura as partes que tenham mais pelo. Antes de passar a máquina ligada no pelo do animal, passe-a desligada para o seu cachorro se ir habituando a ela e ganhar confiança. É importante escolher um momento do dia em que o seu cachorro esteja calmo e não agitado, podendo ser útil exercitá-lo ou levá-lo a passear antes da tosa. Se vir que o seu pet fica muito estressado e agitado com a máquina, então o melhor será passar apenas a escova ou pente e a tesoura para tosar seu cachorro.

Para tosar o seu cachorro deve utilizar a máquina sempre no sentido da pelagem. Use a máquina nas partes com mais pelo e a tesoura nas partes mais delicadas. Nas regiões mais sensíveis como o rosto, barriga e patas dianteiras deve ir bem devagar e utilizar uma tesoura de pontas redondas. Para tosar estas partes do seu cachorro talvez seja útil contar com a ajuda de outra pessoa para segurar no pet, enquanto você corta o seu pelo.

Para além disso, não se deve esquecer de tosar os genitais e o ânus do seu cachorro. Na tosa higiênica de cachorros machos deve deixar o pelo da barriga bem curto para evitar que fique pingando xixi pela casa sempre que o seu cachorro fizer necessidades. Para esta tosa deve utilizar a máquina com a lâmina certa e deve ter muito cuidado para não machucar seu pet.

No final de cortar o pelo do seu cachorro, não se esqueça de o acariciar, dar um biscoito de cão ou o seu brinquedo como recompensa pelo seu bom comportamento. Lembre-se que ao tosar o seu cachorro em casa, estará poupando-o do estresse de levá-lo ao pet shop e ser tosado por pessoas estranhas para ele.

Como tosar seu cachorro em casa - Dicas para tosar seu cachorro

Quantas vezes deve tosar o seu cachorro

A frequência da tosa vai depender da textura e comprimento do pelo do seu cachorro, para além do estilo que você desejar adotar. Normalmente a indicação para cachorros de pelo comprido é tosar a cada quinze dias. Para cachorros com pelo crespo ou curto, pode realizar a tosa uma vez por mês.

Tosa em diferentes raças

A forma de cortar o pelo do seu cachorro também pode variar dependendo da sua raça. Para que o resultado final da tosa seja positivo, confira de seguida algumas recomendações de tosa consoante a raça do cachorro:

Poodle

Para tosar um Poodle tem de escolher o estilo que quer adotar, pois as são várias as possibilidades. As regiões que devem ser tosadas são as patas, a cauda (apenas antes do pompom) e as coxas. Depois deve acertar o pelo em outras partes com a tesoura. O comprimento do pelo no início das patas, ponta da causa e cabeça deve ser mantido. Saiba mais sobre como tosar um Poodle entrando neste outro artigo.

Cocker Spaniel

Esta é uma das raças de cachorro mais difíceis de tosar, devendo retirar a maior parte do pelo com a tesoura.

Terrier Escocês

Nesta raça não se deve cortar os pelos das patas e a região do peito deve ficar em forma de triângulo. Para o restante corpo do animal é indicado o uso da lâmina 5 ou 7.

Fox terrier

Nesta raça a região dos olhos e focinho não deve ser tosada. Para cortar o pelo do corpo, cauda, cabeça e orelhas recomenda-se o uso de uma lâmina 7 ou 10.

Se tiver um Shih Tzu como amigo de quatro patas, neste outro artigo explicamos-lhe como tosar um Shih Tzu.

Como tosar seu cachorro em casa - Tosa em diferentes raças

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tosar seu cachorro em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tosar seu cachorro em casa

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
agatta
que coisa fofa da muito trabalho

Como tosar seu cachorro em casa
1 de 5
Como tosar seu cachorro em casa

Voltar ao topo da página