Partilhar

Remédios para a artrose em cães

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Remédios para a artrose em cães

Seu cão sofre de artrose? Esta doença crônica afeta as articulações dos cachorros e produz dor e incômodos uma vez que a cartilagem articular vai se desgastando. Deve saber que atualmente a artrose não tem cura, mas existem alguns tratamentos tanto farmacológicos como naturais que podem ajudar a melhorar a qualidade de vida de seu animal de estimação. Neste artigo de umComo vamos nos dedicar a informar sobre os remédios para a artrose em cães que conseguirão reduzir as dores e ajudar a viver o seu cachorro em um estado mais saudável.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem artrose
Passos a seguir:
1

A artrose nos cães pode aparecer por motivos genéticos (por uma anomalia) ou por alguma lesão ou traumatismo que tenha afetado diretamente as articulações. A zona da cartilagem é pressionada por diferentes forças e, então, produz-se o desgaste rápido do local, algo que causa a produção de osso adicional para evitar que a articulação fique sem proteção. Este processo é muito doloroso e faz com que os cães deixem de fazer exercício e passem a maior parte do dia deitados.

Os sintomas que um cachorro com esta doença apresenta são os seguintes:

  • Dificuldade para se levantar.
  • Não tem vontade de brincar nem de sair à rua.
  • Sua forma de caminhar é bem mais lenta e costuma ir por trás de você.
  • Pode mancar de alguma forma.
Remédios para a artrose em cães - Passo 1
2

Um dos tratamentos naturais mais populares e simples de aplicar para a artrose em cães é usar a combinação térmica de calor/frio que conseguirá aliviar a dor do seu cachorro. Aconselha-se colocar na zona inflamada uma compressa de gel fria durante uns 20 minutos; depois esquente e coloque de novo na mesma área durante mais 10 minutos.

Como pode ver, é um remédio muito simples de usar e esta mudança de temperatura fará o seu cão se sentir melhor; pode repeti-lo todas as vezes que quiser durante o dia, pois não tem efeitos secundários e o seu animal agradecerá.

Remédios para a artrose em cães - Passo 2
3

Existe outro remédio que pode usar nos cães para aliviar a dor da artrose. Trata-se de aproveitar as propriedades anti-inflamatórias do gengibre para que as articulações do animal desinchem, reduzindo a dor que produzem. Antes de mais nada, é importante que conheça as contra-indicações do gengibre para evitar piorar a situação do animal ao invés de ajudá-lo.

Dar este remédio ao seu cachorro é muito simples: pode ralar um pouco de raiz de gengibre e misturar 1 vez por dia em sua ração ou, se preferir, pode preparar um chá e colocá-lo na tigela onde habitualmente bebe água. Dando ao seu animal 1 vez ao dia um pouco desta erva medicinal, melhorará a saúde de suas articulações e ajudará a que ele se sinta muito melhor.

Remédios para a artrose em cães - Passo 3
4

Também pode tratar a artrose canina adicionando alimentos ricos em Ômega 3 na dieta do seu cão. Estes ácidos graxos contêm, também, propriedades anti-inflamatórias que conseguem parar as enzimas que destroem a cartilagem; portanto, tomando estes alimentos consegue frear a deterioração da articulação e, assim, controlar o desenvolvimento da doença. No caso dos cães, os alimentos mais adequados ricos neste nutriente seriam:

  • Salmão;
  • Bacalhau;
  • Anchovas;
  • Espinafre.

Ainda que os frutos secos contenham uma alta fonte deste ácido graxo, não deve dar ao seu cão pois são intolerantes e podem chegar a ser tóxicos. Neste artigo de umComo contamos a você quais são os alimentos tóxicos para cães.

Remédios para a artrose em cães - Passo 4
5

Além destes remédios para a artrose nos cães deve saber que a partir de agora terá que aumentar o cuidado do seu animal. Portanto, alguns cuidados que terá que começar a implementar são os seguintes:

  • Dê um alimento especial para animais com artrose: nos supermercados ou lojas especializadas poderá encontrar estes produtos especializados que conseguirão dar ao seu cachorro todos os nutrientes e vitaminas que precisa.
  • Evite o sobrepeso: é importante que seu cão se mantenha em um bom estado de saúde. Com a artrose, a sua queima calórica será reduzida por deixar de fazer exercício e você terá que vigiar a sua alimentação, assim como obrigar o animal a se mexer.
  • Consulte um veterinário de forma frequente para revisar o seu estado de saúde e obter alternativas ou tratamentos que consigam aliviar a dor.
  • Não exponha o animal a mudanças de temperaturas: é importante que o seu cão não passe frio nem calor, pois a temperatura influencia na artrose provocando mais dor e mal-estar.
Remédios para a artrose em cães - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios para a artrose em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Remédios para a artrose em cães

O que lhe pareceu o artigo?

Remédios para a artrose em cães
1 de 6
Remédios para a artrose em cães

Voltar ao topo da página