Partilhar

Como tratar as cataratas nos olhos dos cães

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017

Os cães podem desenvolver cataratas nos olhos, algo que pode impedir que sua visão seja clara e eficiente. Há uma série de sintomas que podem ajudar você a determinar se seu cão tem cataratas, no entanto, é importante que se você desconfiar disso, procure um veterinário para que ele determine se seu cão tem ou não cataratas.

Em umComo queremos ajudar você a melhorar a saúde ocular de seu animal de estimação, por isso, neste artigo contamos a você como tratar as cataratas nos olhos dos cães.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro tem catarata
Passos a seguir:
1

Os cães podem desenvolver cataratas nos olhos por motivos genéticos e hereditários. Além disso, qualquer raça de cão pode desenvolver esta doença ainda que os cockers e os poodles sejam os mais propensos a sofrer problemas nos olhos.

Com a idade, o aparecimento de cataratas nos olhos dos cães é mais provável que quando são filhotes, mas, além dos genes e da idade, as cataratas podem aparecer por causa de traumatismos ou por terem sofrido doenças como a diabetes.

2

Para tentar prevenir que os cães desenvolvam cataratas nos olhos, é importante cuidar da saúde ocular de seu cachorro com técnicas específicas que ajudarão seu animal a desfrutar de uma vida saudável. A seguir damos a você alguns conselhos para o cuidado dos olhos dos cães:

  • Limpe diariamente os olhos do cachorro com uma gaze e soro fisiológico.
  • Se seu cão tiver o pelo longo ao redor dos olhos, apare a zona cortando as pontas que podem acumular sujeira e infecções.
  • Controle que seu cão não entre em espaços onde haja arbustos ou mato, pois pode haver espigas ou espinhos que danifiquem seu olho.
  • Verifique os olhos dos cães mais velhos no veterinário a cada 3 meses.
  • Alimente seu cão com uma alimentação saudável e evite que coma doces.
3

Para detectar se seu cão tem cataratas você deve prestar atenção a uma série de sintomas que poderá revelar a você se ele sofre ou não desta doença. Os sintomas das cataratas nos olhos dos cães mais comuns que há são os seguintes:

  • Excesso de lacrimejo;
  • Supuração na zona ocular;
  • Intolerância à luz;
  • O cristalino torna-se opaco e branco.

Se você vir que seu cão tem algum destes sintomas, em umComo recomendamos que você procure diretamente um veterinário para determinar o que pode estar acontecendo com seu animal de companhia.

4

O único remédio para curar as cataratas nos cães é a operação. Os tratamentos que existem à base de medicamentos não são eficientes, enquanto a operação de cataratas tem uma alta porcentagem de sucesso (95%). A operação não acarreta quase nenhum risco e conseguirá que seu cachorro tenha uma melhor visão e desfrute de uma saúde mais plena.

De qualquer forma, sempre é o veterinário quem deve determinar se seu cão com cataratas precisa ou não ser operado. Leve-o ao veterinário para saber como proceder com a doença do seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar as cataratas nos olhos dos cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar as cataratas nos olhos dos cães

2 comentários
Lúcia
Como tratar cataratas nos olhos dos cães? Tenho 4 Yorkshire e 2 Srd.
sebastiana maria joaquim delima
gostei do comentário
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Sebastiana! Obrigada pelo seu comentário :)

Voltar ao topo da página