Os resfriados nos gatos

Como tratar o resfriado do meu gato

Como tratar o resfriado do meu gato
Imagem: flicker.com

Os gatos, assim como as pessoas, também ficam resfriados. Se ouvir seu gato tossir ou espirrar várias vezes, é possível que ele tenha se resfriado. Os gatos são mais susceptíveis a pegar a gripe comum nos meses de inverno. Alguns dos sintomas são: olhos lacrimejando, mucosidade, espirros, problemas respiratórios, tosse e inclusive pode ter febre. Para que passe este período da melhor forma possível, em umComo.com.br mostramos para você como tratar o resfriado do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como tratar a conjuntivite do meu gato
Passos a seguir:
1

Se tiver muito ranho, limpe essa mucosidade com um algodão ou pano limpo. Também pode fazê-lo com um pedaço de gaze esterilizada. Se a mucosidade for seca, umedeça o pano com soro fisiológico ou água e limpe com suavidade, depois seque para não ressecar.

2

Se seu gato, por causa da mucosidade está com o focinho ressecado, ou se você observar que está ardendo pode untar um pouco de vaselina para crianças para suavizar o problema.

3

Leve seu gato ao banheiro e deixe a torneira aberta com a água quente por entre 10 e 15 minutos. O vapor produzido pela água ajudará a melhorar a respiração de seu gato.

4

Se ele estiver sem fome, você deve estimular seu apetite. Pode estimulá-lo com alimentos que tenham um cheiro mais forte, pois deve cheirar gostoso para ele querer comer e talvez a mucosidade não deixe ele sentir bem o cheiro da sua ração. Experimente com pedacinhos de peixe ou carne em gelatina para gatos, pois têm mais cheiro e com certeza ele vai adorar.

5

Se o resfriado estiver lhe causando conjuntivite, limpe seus olhos com gaze e soro fisiológico. Se perceber que a conjuntivite piora, vá ao veterinário.

6

Certifique-se de que seu gato está tomando água limpa e fresca, é imprescindível que esteja bem hidratado. Você pode oferecer a ele caldo de peixe ou de frango para estimular sua hidratação.

7

A melhor cura para o resfriado de seu gato é a prevenção, ainda que ele esteja vacinado. Existem doenças que não podem ser prevenidas, mas outras sim. Evite que seu gato se exponha a mudanças bruscas de temperatura ou que passe frio.

8

Se não tiver vontade de brincar, não obrigue nem pressione ele, deixe ele descansar para recompor seu corpo.

9

Se passaram 4 ou 5 dias e seu gato não melhora, leve-o ao veterinário para avaliar seu estado de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o resfriado do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
50 comentários
A sua avaliação:
celio salahudin
boa tarde gostei muito de sua dica ajudou muito ,,, valeu
Marcos Alexandre. De Pontes
Meu gata ta sem voz o que fazer
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Esse sintoma pode ser consequência de um problema nas vias respiratórias que tenha afetado as cordas vocais. Aconselhamos que você visite o seu médico de confiança para que ele diagnostique a condição e recomende tratamento adequado.
miriã
minha gatinha e novinha ainda ta nascendo os dentes agora e te gripada oque eu devo fazer
Editor umComo.com.br
Oi Miriã! A sua gatinha apresenta mucos nos olhos e/ou nariz? Se sim, é importante que visite o médico veterinário porque ela pode ter uma infeção de caráter viral ou bacteriano e precisar iniciar um tratamento. Os gatinhos filhotes têm um sistema imunitário mais fraco do que os adultos, por isso é muito importante que nesse caso seja um médico veterinário a prescrever um tratamento.
kemio nazareno cruz costa
meu gato esta gripado eu tem posibilidade de contrair baquetaria
~~~~ não precisa saber eu só sou uma menina ~~~~~
aqui em casa tem uma gata que agente cria ela foi abandonada e agente cuida dela na calçada e de vez em quando agente coloca ela para dentro de casa e como aqui na minha cidade choveu muito e ela ficou na calçada e pego ela não para de espirar socorro!
Editor umComo.com.br
Oi! Recomendamos que você siga as orientações do texto.
A sua avaliação:
maria de fatima
meu vivia numa fabrica de gelo trouxe pra casa mas ele esta espirrando e muita secreção meia amarelada saindo na narina o que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Fátima! O seu gato tem sintomas de resfriado, por isso siga as instruções do texto.
carmem lucia
meu gato ficou doente com muita tosse, espirros , dificuldade de respirar..... enfim estava sem dinheiro..... ...tratei com amoxilina 2,5 ml de 8/8 hora e prelone 1 ml por dia ele sarou, não estou dizendo que os veterinários tem que ser descartados, de forma alguma é que nos a maioria que não temos convénio dependemos do SUS não temos como gastar com veterinários e os remédios..........
A sua avaliação:
Eliane
Muito obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane! Muito obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
carmo.santos
gostaria de saber qual a medicação que devo dar à minha gatinha que tem 2 meses, porque está constipada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmo! Nesse artigo poderá encontrar vários remédios caseiros para tratar a gripe em gatos: http://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-gripe-em-gatos-20119.html Obrigada pelo seu comentário e as melhoras da sua gatinha!
A sua avaliação:
suzete ferreira aguiar
que remedio que dou para resfriado/
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzete! Nesse artigo poderá encontrar vários remédios caseiros para a gripe em gatos: http://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-gripe-em-gatos-20119.html
A sua avaliação:
LENICE CAMPOS
E a respiração ofegante é sinal de um estagio avançado do resfriado?
A sua avaliação:
MARIO MONTEIRO
ADOTEI MAIS DE QUARENTA GATOS ABANDONADOS. FOI ENTÃO QUE SURGIU UM SURTO DE GRIPE E TODOS ELES FICARAM INFECTADOS. OS MEDICAMENTOS VETERINÁRIOS QUE USEI, COM PRESCRIÇÃO DE MÉDICOS VETERINÁRIOS, FORAM ALTAMENTE INEFICAZES. FOI ENTÃO QUE ME FOI SUGERIDO TENTAR AZITROMICINA. ESCOLHI UM PARA COBAIA. O RESULTADO FOI BOM. ME FALTAVA DESCOBRIR A DOSE IDEAL. CUREI TODOS ELES UTILISANDO "AZITROMICINA DI-HIDRATADA 500MG (É UM REMÉDIO PARA HUMANOS). NA DOSAGEM SEGUINTE: UM COMPRIMIDO DE AZITROMICIDA ESMAGADO E DILUIDO EM 15ML. DE ÁGUA. ESSE VOLUME É SUFICIENTE PARA MEDICAR TRÊS GATOS, 5 ML. PARA CADA UM APLICADO DIRETAMENTE NA BOCA, COM UMA SERINGA DE 5ML (SEM A AGULHA). DEPOIS DE APLICADO O REMÉDIO, COM A MESMA SERINTA DÊ AO GATO, NO MÍNIMO 15 ML. DE ÁGUA, SE VOCÊ NÃO FIZER ISSO, ELE VAI FICAR ESPUMANDO PELA BOCA. DOIS DIAS APÓS, REPITA O PROCEDIMENTO. AÍ TERA UM "GATO CURADO"
Patrick
Vlw cara.Vou tentar seu método.Pois minha gata apareceu hj espirrando e tô prensado de grana agora.A Gnt procura em sites uma solução alternativa,mas só dizem p irmos no vet.Se for no veterinário,só a consulta é 80 Dilmas,Sei q estudaram p isso,mas fica puxado p mim no momento.(gastei 140 Lulas no inicio do ano p vet desengasgar o gato e não resolveu,ele desengasgou sozinho da espinha d peixe 1 semana dps)
Simone
Mario Monteiro, não poderia ter dado meio comprimido para cada gato? Assim eles não babam e fica mais fácil dar o remédio
A sua avaliação:
JACIRA
Boa tarde meu gato esta tossindo muito e eu ja perdi o irmão dele também por causa desta tosse qual é o melhor remédio para trata lo
michele
boa tarde sou michele ,queria saber como trarar ou qual remedio devo dar pra meu gato que esta torcindo muito e espirrando e com catarro eu queria tentar um remedio caseiro pois ja dei remedio de farmacia nao resolveu,por favor mim responda disculpe pelos erros ,obg
RUSSIELLY
minha gata e filhote ta resfriada o que posso dar a ela? Vitamina c resolve? Gracas a DEUS ela come, anda, brinca, mas espirra muito, nao tenho como levala ao veterinario, vi que vitamina c resolve, alguem me oriente
Elaine
A minha gatinha está com uma ronqueira principalmente a noite. Estou dando enrofloxacino. Sinto que melhorou mas não ficou boa. Se alimenta bem, bebê água. Começou com o focinho cheio de secreção, melhorou, mas a ronqueira acontece principalmente à noite.
Beatriz de lima
Oi , seu é adulto ?
Beatriz
Onde compro, e como dou ?
gênilda
Não tenho condições de leva los ao medico ou pago a consulta ou levo ao veterinario me ajude diga o nome do remédio
Waldemar
Esperava ver tratamentos caseiros ,sem precisar levar ao veterinário. Pensei em ver se poderíamos dar comprimidos de gripe aos humanos em pedaços menores aos gatos misturados em comida !?
michele
Ola, minha gatinha é uma bebê... acabou de fazer um mês... e ganhei ela... mas ela esta espirando direto,com mucose...e os olhos vivem cheio de remela... estou preocupada com minha bebezinha, ...
Camila
Meu gatinho esoirrar muito estou preocupada e não tenho grana como vou trata-lo?
Imagem: flicker.com
Como tratar o resfriado do meu gato