Partilhar

Como tratar o resfriado do meu gato

Como tratar o resfriado do meu gato
Imagem: flicker.com

Os gatos, assim como as pessoas, também ficam resfriados. Se ouvir seu gato tossir ou espirrar várias vezes, é possível que ele tenha se resfriado. Os gatos são mais susceptíveis a pegar a gripe comum nos meses de inverno. Alguns dos sintomas são: olhos lacrimejando, mucosidade, espirros, problemas respiratórios, tosse e inclusive pode ter febre. Para que passe este período da melhor forma possível, em umComo.com.br mostramos para você como tratar o resfriado do seu gato.

Também lhe pode interessar: Como tratar a conjuntivite do meu gato
Passos a seguir:
1

Se tiver muito ranho, limpe essa mucosidade com um algodão ou pano limpo. Também pode fazê-lo com um pedaço de gaze esterilizada. Se a mucosidade for seca, umedeça o pano com soro fisiológico ou água e limpe com suavidade, depois seque para não ressecar.

2

Se seu gato, por causa da mucosidade está com o focinho ressecado, ou se você observar que está ardendo pode untar um pouco de vaselina para crianças para suavizar o problema.

3

Leve seu gato ao banheiro e deixe a torneira aberta com a água quente por entre 10 e 15 minutos. O vapor produzido pela água ajudará a melhorar a respiração de seu gato.

4

Se ele estiver sem fome, você deve estimular seu apetite. Pode estimulá-lo com alimentos que tenham um cheiro mais forte, pois deve cheirar gostoso para ele querer comer e talvez a mucosidade não deixe ele sentir bem o cheiro da sua ração. Experimente com pedacinhos de peixe ou carne em gelatina para gatos, pois têm mais cheiro e com certeza ele vai adorar.

5

Se o resfriado estiver lhe causando conjuntivite, limpe seus olhos com gaze e soro fisiológico. Se perceber que a conjuntivite piora, vá ao veterinário.

6

Certifique-se de que seu gato está tomando água limpa e fresca, é imprescindível que esteja bem hidratado. Você pode oferecer a ele caldo de peixe ou de frango para estimular sua hidratação.

7

A melhor cura para o resfriado de seu gato é a prevenção, ainda que ele esteja vacinado. Existem doenças que não podem ser prevenidas, mas outras sim. Evite que seu gato se exponha a mudanças bruscas de temperatura ou que passe frio.

8

Se não tiver vontade de brincar, não obrigue nem pressione ele, deixe ele descansar para recompor seu corpo.

9

Se passaram 4 ou 5 dias e seu gato não melhora, leve-o ao veterinário para avaliar seu estado de saúde.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar o resfriado do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como tratar o resfriado do meu gato

50 comentários
A sua avaliação:
celio salahudin
boa tarde gostei muito de sua dica ajudou muito ,,, valeu
Marcos Alexandre. De Pontes
Meu gata ta sem voz o que fazer
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Marcos! Esse sintoma pode ser consequência de um problema nas vias respiratórias que tenha afetado as cordas vocais. Aconselhamos que você visite o seu médico de confiança para que ele diagnostique a condição e recomende tratamento adequado.
miriã
minha gatinha e novinha ainda ta nascendo os dentes agora e te gripada oque eu devo fazer
Editor umComo.com.br
Oi Miriã! A sua gatinha apresenta mucos nos olhos e/ou nariz? Se sim, é importante que visite o médico veterinário porque ela pode ter uma infeção de caráter viral ou bacteriano e precisar iniciar um tratamento. Os gatinhos filhotes têm um sistema imunitário mais fraco do que os adultos, por isso é muito importante que nesse caso seja um médico veterinário a prescrever um tratamento.
kemio nazareno cruz costa
meu gato esta gripado eu tem posibilidade de contrair baquetaria
~~~~ não precisa saber eu só sou uma menina ~~~~~
aqui em casa tem uma gata que agente cria ela foi abandonada e agente cuida dela na calçada e de vez em quando agente coloca ela para dentro de casa e como aqui na minha cidade choveu muito e ela ficou na calçada e pego ela não para de espirar socorro!
Editor umComo.com.br
Oi! Recomendamos que você siga as orientações do texto.
A sua avaliação:
maria de fatima
meu vivia numa fabrica de gelo trouxe pra casa mas ele esta espirrando e muita secreção meia amarelada saindo na narina o que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Maria de Fátima! O seu gato tem sintomas de resfriado, por isso siga as instruções do texto.
carmem lucia
meu gato ficou doente com muita tosse, espirros , dificuldade de respirar..... enfim estava sem dinheiro..... ...tratei com amoxilina 2,5 ml de 8/8 hora e prelone 1 ml por dia ele sarou, não estou dizendo que os veterinários tem que ser descartados, de forma alguma é que nos a maioria que não temos convénio dependemos do SUS não temos como gastar com veterinários e os remédios..........
A sua avaliação:
Eliane
Muito obrigada.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eliane! Muito obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
carmo.santos
gostaria de saber qual a medicação que devo dar à minha gatinha que tem 2 meses, porque está constipada?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmo! Nesse artigo poderá encontrar vários remédios caseiros para tratar a gripe em gatos: http://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-gripe-em-gatos-20119.html Obrigada pelo seu comentário e as melhoras da sua gatinha!
A sua avaliação:
suzete ferreira aguiar
que remedio que dou para resfriado/
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Suzete! Nesse artigo poderá encontrar vários remédios caseiros para a gripe em gatos: http://www.peritoanimal.com.br/remedios-caseiros-para-a-gripe-em-gatos-20119.html

Como tratar o resfriado do meu gato
Imagem: flicker.com
Como tratar o resfriado do meu gato

Voltar ao topo da página