Como saber a raça do meu gato
Os gatos são o tipo de animal de estimação mais comum, existindo mais de 200 espécies de gatos domésticos, com diferentes personalidades e caraterísticas físicas. Algumas espécies são naturais, outras foram geneticamente alteradas para dar origem a gatos com caraterísticas específicas (o caso do Ashera), e outras provêm do cruzamento entre raças, originando uma nova mas muito semelhante ás anteriores. Somente com essas informações já dá para perceber que não será tão fácil assim você descobrir, logo à primeira observação, qual a raça a que o seu gato pertence. No entanto é possível, tendo em conta alguns aspetos. Para saber quais, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe mostramos como saber a raça de seu gato.
Questionar acerca da raça
Se seu gato foi oferecido por criadores de gatos, tente saber junto deles qual a raça a que pertence ou de qual descende (no caso de ser um cruzamento de raças) o seu animal. O mais provável é que seu gato não seja de raça pura, pois se fosse esse o caso o tratador ter-lhe-ia informado logo ou cobrado um determinado valor pelo gato. Outra forma de saber com certeza qual a raça é questionar o veterinário acerca disso durante a primeira consulta a que atender.
Analisando as orelhas
Analisar as caraterísticas físicas de seu gato é uma boa forma de ter uma noção relativamente à raça a que seu gato pode pertencer. Observe as orelhas dele, forma e tamanho. Se forem caídas e dobradas (como na imagem) seu gato é um Scottish Fold; se forem de tamanho médio e com dobra para trás, será um American Curl; se as orelhas de seu gato forem grandes e terminarem com fios de pelo na ponta, provavelmente é um Maine Coon puro; se se tratar de orelhas muito pequenas, Himalaia ou Persa são raças a considerar; orelhas grandes, alongadas e localizadas mais abaixo indicam que pode se tratar de um Oriental.
Analisando o focinho
Todo o mundo sabe que gatos de focinho achatado e formando um V invertido são Persa, mas também poderão ser de raças semelhante como Himalaia e Exótico. Se, por outro lado, o focinho de seu gato for comprido e bem pronunciado, poderá tratar-se de um Siamês, Savannah, Oriental. No caso de seu gato apresentar um focinho não muito curto mas também não muito comprido, pode pertencer a qualquer outra raça visto que esse é o tipo de focinho mais comum, por isso procure analise outras caraterísticas nele.
Analisando o pelo
Analisando o pelo do seu gato, você deverá ter em conta o comprimento e cor deste. Relativamente ao comprimento há o pelo muito longo, como o Skogkatt e o Bosques da Noruega; pelo longo como o Sagrado da Birmânia; pelo curto como o American Shorthair e Burmese; e o pelo extremamente curto, quase inexistente, que é o caso do Sphynx (não há como errar neste!).
Quanto à coloração, pode ser sólida (apenas uma cor), manchada, tabby ou listrada, particolour (com manchas grandes de cor) e colourpoint (mancha de cor na cabeça, patas e rabo). Uma das raças mais fáceis de detetar pela coloração do pelo é a Siamês, pois gatos desta raça apresentam um pelo claro em grande parte do corpo, com exceção das orelhas, patas, focinho e cauda que são mais escuras.
Analisando a estatura e fisionomia
Diferentes raças apresentam diferentes estaturas, por isso há gatos altos, baixos, redondos ou alongados. A raça de gatos mais rasteira, semelhante ao à raça de cães Dachshunds, são os Munchkin, que foram alterados geneticamente. Suas patas são tão curtas que os gatos desta raça têm dificuldade em fazer sua higiene habitual.
Se, por outro lado, seu gato tiver umas pernas evidentemente longas e finas, poderá tratar-se de um Rex cornish, como o da imagem. Já os gatos Maine Coon são conhecidos por serem um dos maiores dentro das raças de gatos, seguido do Norueguês da Floresta. Os gatos de raça British Shorthair, American Shorthair e Cymric têm normalmente uma cabeça redonda.
Pesquisando
A raça mais comum de gatos é o Europeu comum, podemos considerá-los vira-latas e suas características são tão variadas que se torna bastante difícil caracterizá-los.
É difícil você saber exatamente a raça a que seu gato pertence se não tiver uma fonte segura que lhe diga com certeza de qual se trata. A razão é que a maioria das espécies de gatos partilham as mesmas caraterísticas e, devido a cruzamentos de raças que foram acontecendo ao longo dos anos, os aspetos mais particulares de algumas raças propagaram-se a outras. Por exemplo: nem todos os gatos persa têm nariz achatado e nem todos os gatos de nariz achatado são persa, como a grande parte das pessoas pensa. Por esta razão, e de forma a descobrir a raça de seu gato, é importante que pesquise muito acerca de raças de gatos. Leia as caraterísticas de cada uma delas, veja fotografias e compare-as com seu gato. Poderá não chegar a nenhuma conclusão definitiva, mas pelo menos saberá qual é a possível descendência dele.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.