Partilhar

Como saber a raça do meu gato

Por Sara Silva. Atualizado: 10 dezembro 2019
Como saber a raça do meu gato
Imagem: animalmundi.wordpress.com

Os gatos são o tipo de animal de estimação mais comum, existindo mais de 200 espécies de gatos domésticos, com diferentes personalidades e caraterísticas físicas. Algumas espécies são naturais, outras foram geneticamente alteradas para dar origem a gatos com caraterísticas específicas (o caso do Ashera), e outras provêm do cruzamento entre raças, originando uma nova mas muito semelhante ás anteriores. Somente com essas informações já dá para perceber que não será tão fácil assim você descobrir, logo à primeira observação, qual a raça a que o seu gato pertence. No entanto é possível, tendo em conta alguns aspetos. Para saber quais, continue lendo este artigo de umComo.com.br em que lhe mostramos como saber a raça de seu gato.

Também lhe pode interessar: Raças de gatos mais populares

Questionar acerca da raça

Se seu gato foi oferecido por criadores de gatos, tente saber junto deles qual a raça a que pertence ou de qual descende (no caso de ser um cruzamento de raças) o seu animal. O mais provável é que seu gato não seja de raça pura, pois se fosse esse o caso o tratador ter-lhe-ia informado logo ou cobrado um determinado valor pelo gato. Outra forma de saber com certeza qual a raça é questionar o veterinário acerca disso durante a primeira consulta a que atender.

Como saber a raça do meu gato - Questionar acerca da raça
Imagem: petpedia.com.br

Analisando as orelhas

Analisar as caraterísticas físicas de seu gato é uma boa forma de ter uma noção relativamente à raça a que seu gato pode pertencer. Observe as orelhas dele, forma e tamanho. Se forem caídas e dobradas (como na imagem) seu gato é um Scottish Fold; se forem de tamanho médio e com dobra para trás, será um American Curl; se as orelhas de seu gato forem grandes e terminarem com fios de pelo na ponta, provavelmente é um Maine Coon puro; se se tratar de orelhas muito pequenas, Himalaia ou Persa são raças a considerar; orelhas grandes, alongadas e localizadas mais abaixo indicam que pode se tratar de um Oriental.

Como saber a raça do meu gato - Analisando as orelhas
Imagem: jardiland.pt

Analisando o focinho

Todo o mundo sabe que gatos de focinho achatado e formando um V invertido são Persa, mas também poderão ser de raças semelhante como Himalaia e Exótico. Se, por outro lado, o focinho de seu gato for comprido e bem pronunciado, poderá tratar-se de um Siamês, Savannah, Oriental. No caso de seu gato apresentar um focinho não muito curto mas também não muito comprido, pode pertencer a qualquer outra raça visto que esse é o tipo de focinho mais comum, por isso procure analise outras caraterísticas nele.

Como saber a raça do meu gato - Analisando o focinho
Imagem: clubecaoegato.com

Analisando o pelo

Analisando o pelo do seu gato, você deverá ter em conta o comprimento e cor deste. Relativamente ao comprimento há o pelo muito longo, como o Skogkatt e o Bosques da Noruega; pelo longo como o Sagrado da Birmânia; pelo curto como o American Shorthair e Burmese; e o pelo extremamente curto, quase inexistente, que é o caso do Sphynx (não há como errar neste!).

Quanto à coloração, pode ser sólida (apenas uma cor), manchada, tabby ou listrada, particolour (com manchas grandes de cor) e colourpoint (mancha de cor na cabeça, patas e rabo). Uma das raças mais fáceis de detetar pela coloração do pelo é a Siamês, pois gatos desta raça apresentam um pelo claro em grande parte do corpo, com exceção das orelhas, patas, focinho e cauda que são mais escuras.

Como saber a raça do meu gato - Analisando o pelo
Imagem: wallpaperist.com

Analisando a estatura e fisionomia

Diferentes raças apresentam diferentes estaturas, por isso há gatos altos, baixos, redondos ou alongados. A raça de gatos mais rasteira, semelhante ao à raça de cães Dachshunds, são os Munchkin, que foram alterados geneticamente. Suas patas são tão curtas que os gatos desta raça têm dificuldade em fazer sua higiene habitual.

Se, por outro lado, seu gato tiver umas pernas evidentemente longas e finas, poderá tratar-se de um Rex cornish, como o da imagem. Já os gatos Maine Coon são conhecidos por serem um dos maiores dentro das raças de gatos, seguido do Norueguês da Floresta. Os gatos de raça British Shorthair, American Shorthair e Cymric têm normalmente uma cabeça redonda.

Como saber a raça do meu gato - Analisando a estatura e fisionomia
Imagem: tudogato.com

Pesquisando

A raça mais comum de gatos é o Europeu comum, podemos considerá-los vira-latas e suas características são tão variadas que se torna bastante difícil caracterizá-los.

É difícil você saber exatamente a raça a que seu gato pertence se não tiver uma fonte segura que lhe diga com certeza de qual se trata. A razão é que a maioria das espécies de gatos partilham as mesmas caraterísticas e, devido a cruzamentos de raças que foram acontecendo ao longo dos anos, os aspetos mais particulares de algumas raças propagaram-se a outras. Por exemplo: nem todos os gatos persa têm nariz achatado e nem todos os gatos de nariz achatado são persa, como a grande parte das pessoas pensa. Por esta razão, e de forma a descobrir a raça de seu gato, é importante que pesquise muito acerca de raças de gatos. Leia as caraterísticas de cada uma delas, veja fotografias e compare-as com seu gato. Poderá não chegar a nenhuma conclusão definitiva, mas pelo menos saberá qual é a possível descendência dele.

Como saber a raça do meu gato - Pesquisando
Imagem: gatosfofinhos.webnode.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber a raça do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como saber a raça do meu gato

56 comentários
A sua avaliação:
Tania
Boa noite... Pode me dizer a raca dos gatinhos da primeira foto?
prinsesa
minha gata tem três cores e é gordinha e mia muito
Ataiza
Meu gato é branco com um preto rajado olhos cor de mel seus pelos sao muito grande o nariz dele de 2 cor
ANA LUCIA
Como saber a raça de meu gato preto e branco? Mais branco do que preto. Obrigada.
Laís
Eu não sei a raça da minha gata. Ela é branca, meio cinza em alguns lugares, tem os olhos azuis bem clarinhos, patas médias e orelhas médias. Ela tem muito pelo, muito mesmo, o pelo é grande. Ela seria de qual raça ou vira-lata?
amanda
bom eu descobri a raca da minha gala por causa do pelo e do olha
Ana
Gente não sei a raça da minha gatinha ela e preta e branca
AIESKA
A minha tb é preta e branca e não se encaixa muito bem em nenhuma das descrições, mas pelo que eu vi no google ela encaixa melhor no pelo curto brasileiro.
eduarda
eu nao consigo descobrir a raça do meu gato, ela e menina tem olhos bem azuis tem listras nas patas e no rabo tem orelha pequena
Isabelle
Oi eu tenho um gato chamado tom, ele era todo branco quando era bebê agora ele tá cinza com a pata esquerda pintada de marrom, e a direita de branco e o rosto e bem escurinho e ele tem o olho azul e muito pelo.
A sua avaliação:
isabel
tenho a minha gata chama se mimi dizem que ela e raça europeia.

Como saber a raça do meu gato
Imagem: animalmundi.wordpress.com
Imagem: petpedia.com.br
Imagem: jardiland.pt
Imagem: clubecaoegato.com
Imagem: wallpaperist.com
Imagem: tudogato.com
Imagem: gatosfofinhos.webnode.pt
1 de 7
Como saber a raça do meu gato

Voltar ao topo da página