Partilhar

Como usar a erva do gato

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como usar a erva do gato

Você tem um gato e percebeu que muitas vezes procura grama ou erva, em casa ou na rua? Com isso ele não pretende danificar sua decoração, mas acontece que esta erva é muito importante para os gatos e principalmente para seu organismo. Neste artigo de umComo queremos esclarecer suas dúvidas sobre este comportamento dos pequenos felinos para explicar para você para que serve esta erva para os gatos e como usar a erva do gato. Se tiver um gato ou estiver pensando em ter um, nossos conselhos podem servir de ajuda, principalmente para seu animal de estimação!

Também lhe pode interessar: Quais são as ervas dos gatos

Por que os gatos comem erva?

Com certeza que esta é a primeira pergunta que lhe vem à cabeça. A verdade é que existem várias razões, mas todas estão relacionadas com a saúde do seu gato, por isso são muito importantes:

  • É um complemento para sua dieta. O suco da erva contém ácido fólico que é uma vitamina benéfica para o desenvolvimento do gato e aumenta o oxigênio no seu sangue. Porém, preste atenção se o seu gato comer muito porque isso poderia significar que sua dieta é um pouco deficiente, por isso procure esse valor extra de nutrientes.
  • Possui propriedades laxantes, portanto pode ajudar muito a que o nosso gato tenha evacuações regulares, algo especialmente importante se houver algo obstruindo seus intestinos, como restos de comida ou inclusive bolas de pelo. Isso é muito incômodo para ele e às vezes até muda o seu caráter, tornando-o mais agressivo, por isso é importante e saudável que consuma esta erva. Costumamos notar problemas (como a prisão de ventre) em nosso gato quando já é grave, porque não prestamos atenção e porque o gato não o consegue comunicar. Sendo assim, com a erva sempre disponível para ele, poderá resolver o problema assim que ele começar a sentir os primeiros incômodos.
  • A erva limpa seu intestino, isto é, ajuda a purgar. O que muitos gatos fazem é consumir esta erva e depois vomitar. Por quê? Porque com a erva no estômago fica mais fácil depois para vomitar e eliminar o que estava causando esse mal-estar estomacal. Com este processo, o gato pode eliminar restos de comida, pelos, penas, parasitas ou inclusive ossinhos que poderiam causar danos mais graves no futuro.
Como usar a erva do gato - Por que os gatos comem erva?

Qual erva meu gato pode comer?

O mais importante é que o gato não ingira erva que contenha pesticidas ou outros produtos químicos. Se o animal tiver acesso ao exterior, à rua, ele saberá qual pode comer e qual não pode. Se estiver em nosso jardim com grama, devemos ter cuidado com os pesticidas; se for um gato que estiver sempre dentro de casa, podemos preparar uma bandeja ou potes especiais com erva apenas para ele.

A erva para gatos não é uma planta em si mesma, são sementes, que é o que devemos comprar para plantar e deixar crescer. É fácil de encontrar e as bandejas podem ser adquiridas diretamente com suas próprias sementes e substrato para começar a crescer em apenas 3 ou 4 dias.

Se achar isso pronto, você mesmo pode comprar as sementes e preparar. Para isso, vai precisar de:

  • Recipiente (pode ser uma bandeja ou um vaso).
  • Substrato (terra, o mais natural possível e principalmente sem produtos químicos).
  • Sementes (podem ser de trigo, de aveia ou de alpiste).
  • Água.

Os passos a seguir para plantar a erva para gatos são muito simples: primeiro coloque o substrato na bandeja ou vaso, adicione as sementes e coloque em cima outra camada de terra para tampar. Acrescente a água e tampe com um plástico (um papel filme de cozinha serve). Saiba mais sobre este procedimento no nosso artigo como plantar erva de gato.

Como usar a erva do gato - Qual erva meu gato pode comer?

Diferença entre a catnip e a erva gateira

A catnip ou erva gateira podem ser confundidas facilmente porque as duas são plantas e servem para curar ou prevenir doenças em gatos. Como já vimos, a catnip serve para que os gatos possam purgar o estômago ou para a prisão de ventre. No entanto, erva gateira (Nepeta Cataria) tem outras propriedades:

  • Estimula o suor e pode servir em casos de febre alta.
  • É útil contra a tosse, a bronquite crônica, os resfriados e a gripe.
  • Regula o cio alterado.
  • Usa-se para condições gastrointestinais (como a diarreia), nervosas (como a insônia) e respiratórias, assim como para a anemia, a debilidade, a dor de cabeça, a febre ou o câncer.
  • Se for em unguento, usa-se para hemorroidas.
  • Se for em enema, para as convulsões ou a histeria.

Além disso, são atribuídas à erva gateira propriedades afrodisíacas, aromáticas, carminativas, sedativas, refrescantes ou tônicas, entre muitas outras. Agora que já vimos para que serve cada planta para o seu gato, a única que terá que fazer é escolher uma das duas segundo as necessidades dele.

Como usar a erva do gato - Diferença entre a catnip e a erva gateira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar a erva do gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como usar a erva do gato

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar a erva do gato
1 de 4
Como usar a erva do gato

Voltar ao topo da página