Yorkshire Terriers

Cuidados com um Yorkshire terrier

Cuidados com um Yorkshire terrier

O Yorkshire terrier é uma das raças de cães mais populares e queridas, o seu pequeno tamanho e a sua aparência doce convertem-no em um perfeito cachorro de companhia ideal para casas médias e pequenas. Trata-se de um animal com um espírito familiar que, apesar de suas dimensões, conta com um forte caráter e uma imponente personalidade que deve ser controlada adequadamente com o objetivo de evitar que fique ciumento e territorial. Se o novo membro da sua família corresponde a esta raça, então leia atentamente, porque em umComo.com.br explicamos a você os cuidados com um Yorkshire terrier e dar-lhe todas as atenções básicas para que cresça saudável e feliz.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Yorkshire Terrier

Passos a seguir:

1

O Yorkshire terrier é um cão nitidamente familiar que adora estar perto dos seus donos, por isso trata-se de um pet perfeito para viver em um apartamento, já que não precisa de um espaço muito grande para estar bem. No entanto, é importante ter em conta que este animal não é apropriado para quem passa grande parte do dia fora de casa, pois não lida muito bem com a solidão, trata-se de uma raça ideal para pessoas que passam bastante tempo em casa ou para quem já conta com outro cão que lhe faça companhia.

É muito importante que se você tem este animal em casa lhe ofereça carinho frequente, carícias e brincadeiras para que se sinta feliz, querido e parte da família. O afeto é muito importante para esta raça.

Cuidados com um Yorkshire terrier - Passo 1
2

Uma característica favorável destes animais é que contam com uma baixa necessidade de atividade física. Como qualquer outro cão, convém sair com ele pelo menos 2 vezes ao dia para fazer as suas necessidades e dar uma volta, mas será suficiente dar passeios curtos de 20 minutos para se sentir contente.

Ainda que muitos donos decidam deixá-los sempre em casa, é bom lembrar que para cuidar de um Yorkshire terrier é recomendável que o permita se relacionar com outros cães e também com diversas pessoas, o que reduzirá o seu temperamento territorial.

Cuidados com um Yorkshire terrier - Passo 2
3

Um aspecto muito importante na hora de cuidar de um Yorshire terrier é socializar o cachorro para que possa estar na presença de outros animais sem que isto lhe gere ansiedade e também, para que possa ser um pouco mais amigável com os estranhos, o que sem dúvida facilitará os passeios e a visita de pessoas a sua casa. No nosso artigo como socializar um filhote com cães adultos e pessoas damos a você alguns conselhos para o conseguir com sucesso.

4

Estes animais estão sempre atentos a tudo o que ocorre em seu meio, por isso são ideais para avisar o dono com latidos quando algo não está bem. No entanto, a sua ansiedade e tendência a proteger a sua família podem convertê-lo em um animal nervoso que ladra por qualquer coisa; para evitar isso, é conveniente treinar o animal, tentando reduzir esta tendência.

Em nosso artigo como evitar que o meu cachorro ladre damos a você algumas dicas de adestramento importantes que ajudarão você a consegui-lo.

5

Um aspecto importantíssimo que não pode ignorar com esta raça é o cuidado com o seu pelo. Deverá escová-lo diariamente para evitar a formação de nós e mantê-lo limpo e livre de maus odores. Como raça pequena e especialmente se o animal passa a maior parte do tempo em casa, só precisará dar banho a cada 4 ou 6 semanas, usando sempre produtos especiais para isso. No nosso artigo como escovar o pelo do meu cachorro encontrará algumas dicas.

É muito importante que mantenha o pelo da sua franja curto ou apanhado para que o animal possa ter uma visão adequada, além disso, será necessário um corte periódico para evitar que o seu pelo cresça além da conta; em nosso artigo como cortar o pelo de um Yorkshire descobrirá as dicas para o conseguir fazer. Recomenda-se revisar com frequência as suas orelhas e limpá-las para garantir o seu bem-estar.

Cuidados com um Yorkshire terrier - Passo 5
6

Esta raça é propensa à formação de remelas em seus olhos, por isso é conveniente limpar diariamente com um pano úmido. Faça isso desde que o cachorro é filhote para que se acostume e não mostre resistência.

Além disso, é importante escovar os seus dentes com frequência pois têm grande tendência a acumular tártaro que poderia lhes trazer problemas no futuro.

7

Como qualquer outro cão, o Yorkshire terrier precisa de seguir uma dieta saudável e balanceada na qual se proporcione alimento de qualidade. É importante evitar dar-lhe qualquer tipo de comida que nós consumimos e nos limitar a alimentá-lo com ração ou comida para cão enlatada, bem como um ou outro biscoito canino de prêmio quando se portar bem.

A quantidade de alimento costuma ser uma dúvida frequente, por isso em nosso artigo quanto deve comer meu cão esclarecemos a você a quantidade necessária segundo o seu tamanho e idade.

Cuidados com um Yorkshire terrier - Passo 7
8

Como se trata de um cão de companhia muito familiar, existe uma grande tendência a mal criar este animal, permitindo-o fazer o que quer com o objetivo de demonstrar o nosso amor. Isto pode fazer com que o nosso cão se converta em um animal que se sente o líder da matilha, difícil de controlar e pouco obediente, o que pode dificultar seriamente a convivência com o mesmo.

É importante educar o cão desde filhote para que diminua a sua territorialidade e entenda que é parte da família, mas que não é o líder da mesma. Comportamentos como permitir que suba na cama ou nos móveis e deixá-lo comer qualquer coisa podem levá-lo a ser um cão indisciplinado, com o qual será difícil de viver.

9

Por último, na hora de cuidar de um Yorkshire terrier não podemos esquecer das visitas periódicas ao veterinário. Vacinar o animal contra doenças básicas e oferecer a atenção médica necessária é fundamental para que cresça saudável e feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados com um Yorkshire terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Liane
Me manter sempre em dias para cuidar do yorkshire terrier
1 de 5
Cuidados com um Yorkshire terrier