Partilhar

Como cuidar de um Yorkshire Terrier

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como cuidar de um Yorkshire Terrier
Fonte: portaldodog.com.br

De entre as raças de cachorros de pequeno porte mais populares, os Yorkshire Terrier ocupam uma posição privilegiada. Originários da Grã-Bretanha, estes cachorros tornaram-se os preferidos no Brasil durante vários anos e a terceira raça de companhia mais requisitada em Portugal. A inteligência extrema e grande ternura são caraterísticas do seu temperamento que podem justificar essa preferência. Além disso também não dá para ficar indiferente à sua aparência, que foi aperfeiçoada ao longo dos anos através de seleção artificial para que mantivesse, durante a idade adulta, os mesmos traços de quando filhote. Se você está pensando adotar um cachorro desta raça ou pretende se tornar um dono exemplar, continue lendo este artigo umComo.com.br no qual lhe damos várias instruções úteis acerca de como cuidar de um Yorkshire Terrier!

Também lhe pode interessar: Cuidados com um Yorkshire terrier
Passos a seguir:
1

O Yorkshire Terrier é considerada uma das raças que melhor se adapta morando em apartamentos ou espaços pequenos. No entanto eles apreciam pequenos passeios pela rua ocasionalmente, de forma a poderem explorar novas áreas.

2

Eles se dão bem convivendo com outros humanos, até porque não suportam passar muito tempo sozinhos, já o mesmo não acontece em relação a outros animais. Há que ter atenção também em relação às crianças: apesar de dóceis, os Yorkshire não toleram certas brincadeiras por parte delas, preferindo os adultos.

Como cuidar de um Yorkshire Terrier - Passo 2
Fonte: planet-yorkshire.blogspot.pt
3

Com a sua bonita e longa pelagem, esta raça de cachorro exige alguns cuidados específicos. Será necessário, por exemplo, que os escove diariamente, e que proceda a banhos frequentes - o indicado é que se repitam uma vez por semana.

4

Tenha também o cuidado de aparar os pelos em volta dos olhos, orelhas, patas e anus, para evitar complicações de saúde e manter a higiene. Periodicamente, sobretudo nos meses de mais calor, também pode levar seu Yorkshire a um profissional para realização da tosa.

Fonte: thepetscentral.com
5

Aparar os pelos das orelhas tem também grande importância no desenvolvimento dessa área do corpo. Isso acontece porque, até aos 6 meses de idade, as orelhas dos Yorkshire não têm forma definida, e uma grande quantidade de pelo pode dar origem a orelhas descaídas na fase adulta.

6

Com o lacrimejar habitual do cachorro, é natural que se comece formando muco nos cantos dos olhos. Limpe essa sujidade com uma gaze umedecida em água tépida ou soro fisiológico para evitar infeções e manchas no pelo.

Fonte: blogdocachorro.com.br
7

É habitual ver Yorshire Terrier vestidos, e esse não é uma questão apenas estética: eles não lidam bem com climas frios pois não possuem camada de gordura por baixo do pelo que os mantenha quentes. Assim sendo compre-lhes algumas peças de roupa ou faça você mesmo.

8

Em relação à comida, estes cachorros comem uma quantidade proporcional ao seu tamanho, ou seja: pouco. Assim sendo os gastos da alimentação não serão elevados, mas é importante que dê preferência a rações de qualidade.

Fonte: omeuyorkshire.blogspot.pt
9

Uma das consequências do cruzamento seletivos artificiais é o fato desta raça ser muito vulnerável ao nível da saúde. Se forem expostas ao frio durante muito tempo podem apanhar pneumonia, além disso têm tendência para apresentarem complicações ósseas e articulares - uma pequena queda pode originar quebra nos ossos das patas.

10

Por último, não menospreze as idas ao veterinário, de forma a manter a vacinação em dia a prevenir o surgimento de doenças e outras complicações de saúde. Seguindo todos estes cuidados, seu Yorkshire pode chegar a viver 15 anos.

Fonte: cutearoo.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Yorkshire Terrier, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um Yorkshire Terrier

29 comentários
A sua avaliação:
Lauryn
vou adotar uma Yorkshire ela tem 2 anos e vivia com outras donas em uma apartamento dez de filhote oque faço se ela se sentir triste por ganhar outro lar,ou estranhar os novos donos?
Editor umComo.com.br
Oi Lauryn! No início é normal que ela estranhe o ambiente e que possa sentir falta dos companheiros caninos dela. O ideal é no primeiro mês você ter especial atenção com ela. Passar muito tempo com ela, tentar perceber o comportamento dela, aquilo de que tem medo, aquilo que ela mais gosta, etc. Sempre que ela demonstre comportamentos positivos reforce-os com algum petisco. Será um período de adaptação para todos e é importante que desde o princípio ela aprenda que quando faz algo que você gosta, será recompensada. Tente perceber com os antigos tutores alguns dos hábitos e gostos dela, para a mudança ser menos radical e a adaptação ser mais fácil.
A sua avaliação:
Minces
o meu esta dormindo de manhã e de noite esta acordado até 5 AM.O que eu posso fazer?
jhonny
Oi Boa noite... Então. Estou preocupado meu yorkshire chegou em casa com 48 dias bem peludinho arrepiado.hoje ele esta com três meses e um pelo. Mas lisinho já comprido... Aparentemente parece que nas patas dele o pelo continua curto...fico preocupado se devo suplementar ele... Ou se e assim mesmo depois vai crescer.poderia me ajudar.da impressão que tosei as patinhas dele mas curto. A veterinaria já fez exames não tem queda e nem fungos. E assim mesmo será?
Safira
O que fazer quando o Yorkshire esta com o periodo
Sara Silva
Oi Safira! Quando a sua cadela está no cio você tem apenas de ter cuidado para ela não fugir de casa nem se aproximar de machos, no caso de não querer que ela tenha filhotes. Para além disso, deve ter em atenção pois durante uma fase do cio é possível que ela pingue sangue. De resto, deve ter os cuidados normais que tem com ela durante o cio. Se tiver mais alguma dúvida não hesite em perguntar. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Tânia
Obrigada por me orientar com minha linda filhinha, sei que vou conseguir.
Sara Silva
Oi Tânia! Muito obrigada pelo seu comentário e boa sorte com a sua cadelinha. Continue acompanhando a nossa página :)
ALISON LUAN NASCIMENTO NUNES
O MEU YORKSHIRE TEM 5 MESES, PORÉM AS ORELHINHAS AINDA CAÍDAS , GANHEI À ALGUNS DIAS, POSSO FAZER ALGUMA COISA AINDA? FORA AS TALAS? ELAS LEVANTAM SOZINHAS? SÃO MUITAS INTERROGAÇÕES? KKK OBG , AGUARDO RESPOSTA
Marina Eduarda
As vassinas são dadas de quantos em quantos dias???
Sara Silva
Oi Marina! Você tem que ir no veterinário, ele irá indicar quando você tem de vacinar o seu cachorro e quais as vacinas necessárias. Obrigada pelo comentário!
Lucia
Gostaria dedar frutas ou legumes pra ela tem seis meses é arteira o que fazer com eala fica muito só e faz artes picou meu colchão .Trabalho e ela fica dentro de casa só
Clarice
Boa tarde, essa raça nõ pode andar na terra, só em pisos altamente limpos, sem nem um pingo de sujeira, caso ele coma , pode passar mal? nunca pode andar na rua estando no chão, ou só em bolsinhas e nos braços?
Sara Silva
Oi Clarice, ele pode andar na terra sim, mas certifique-se que antes disso ele tem todas as vacinas que deve levar.
Irene
qual ração devo dar para minha yorkshire terrier até agora dei premier raça especifica filhote ela completa 1 ano no proximo dia 22/11/2015 e pretendo trocar pela premier formula raças pequena seria ideal ??

Como cuidar de um Yorkshire Terrier
Fonte: portaldodog.com.br
Fonte: planet-yorkshire.blogspot.pt
Fonte: thepetscentral.com
Fonte: blogdocachorro.com.br
Fonte: omeuyorkshire.blogspot.pt
Fonte: cutearoo.com
1 de 6
Como cuidar de um Yorkshire Terrier

Voltar ao topo da página