Como cuidar de um Terrier brasileiro
O Terrier brasileiro, também chamado de Fox paulistinha, é uma raça oriunda do Brasil. Não há certezas quanto à sua descendência, mas acredita-se que esteja relacionada com Fox Terriers e Jack Russell Terriers, trazidos para este país no início da colonização ou por jovens brasileiros, filhos de grandes fazendeiros, que retornavam ao Brasil após um período de estudos na Europa. É um cachorro de trato fácil, muito alegre e energético, como é típico dos terriers, e uma ótima companhia. Se você procura dicas acerca de como cuidar de um Terrier basileiro, continue lendo este artigo umComo.com.br!
Entendendo o temperamento
Quem conhece os cachorros do grupo Terrier, sabe como eles, apesar de pequenos, se comportam como cachorros grandes: são valentões, resistentes e, por vezes, agressivos, quando se trata de defender o que lhes pertence. Estes são traços de personalidade também do Terrier brasileiro, conhecido ainda por ter bastante energia, ser muito leal, estar sempre alerta e ser bastante inteligente, chegando mesmo a acompanhar e imitar algumas ações rotineiras do dono, após um período de observação (por exemplo, ir buscar os chinelos). É muito meigo com as pessoas que conhece, já em relação a desconhecidos pode se revelar muito desconfiado.
Um cachorro que pede tempo e energia
Se você está procurando um cachorro que lide facilmente com a vida sedentária, que não se importe com a quantidade de vezes que sai à rua e que passa a maior parte do tempo dormindo, então o Fox Paulistinha não é a raça que você procura. Este cachorro, apesar de se dar bem vivendo em apartamentos, precisa sair, requer passeios com os donos e muitas atividades para queimar a sua quase inesgotável energia, caso contrário poderá começar destruindo a casa e suas coisas. Por essa razão, se você está ponderando adotar um Terrier brasileiro, certifique-se de que tem tempo para lidar com ele pois, apesar de estes cachorros tolerarem bem as ausências dos donos, também precisam de companhia e de alguém que seja capaz de responder às necessidades deles.
Cuidados de saúde e higiene
Por ter pelo curto, o Terrier brasileiro não lhe irá exigir muitos cuidados a nível da aparência, no entanto será importante que lhe dê um banho a cada 15 dias. A tosa é dispensável e a escovação também, a não ser no período de troca do pelo, que ocorre antes do verão. A nível de saúde, não tem predisposição genética para nenhuma doença, pelo que se mantém facilmente saudável. No entanto, enquanto dono, deve estar atento, não deixar de o levar ao veterinário e ter o cuidado de seguir cuidados de desparasitação para evitar problemas de pele.
Peso e alimentação
O cachorro terrier brasileiro apresenta uma estrutura robusta sem ser pesado, de aparência quadrada e porte pequeno ou médio. Seu peso não deve exceder os 10 quilos, pelo que terá de ter em atenção a quantidade de alimento que lhe fornece e levá-lo a praticar exercício físico. Não deixe uma tigela com ração à disposição do seu cachorro, pois ele não tem a noção da quantidade certa, assim sendo alimente-o moderadamente quatro a três vezes ao dia, com ração de cachorro comprada na loja ou recomendada pelo veterinário. Acerca deste tema, saiba ainda como evitar que seu cachorro peça comida enquanto você está comendo.
Adestramento
Por se tratar de uma raça muito inteligente, você terá facilidade em adestrar seu cachorro Fox paulistinha. Ele é menos teimoso que outros cachorros dentro do grupo Terrier e tem tendência para aprender sozinho fácil e rapidamente, sobretudo os hábitos do dia a dia seguidos por ele ou por si. Assim sendo, consulte o nosso artigo acerca de conselhos para que seu cachorro lhe obedeça, fuja dos erros mais comuns ao educá-lo e divirta-se a ensinar-lhe truques!
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Terrier brasileiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.