Várias raças de cachorros

Como cuidar de um Terrier brasileiro

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um Terrier brasileiro
Imagem: caninablog.wordpress.com

O Terrier brasileiro, também chamado de Fox paulistinha, é uma raça oriunda do Brasil. Não há certezas quanto à sua descendência, mas acredita-se que esteja relacionada com Fox Terriers e Jack Russell Terriers, trazidos para este país no início da colonização ou por jovens brasileiros, filhos de grandes fazendeiros, que retornavam ao Brasil após um período de estudos na Europa. É um cachorro de trato fácil, muito alegre e energético, como é típico dos terriers, e uma ótima companhia. Se você procura dicas acerca de como cuidar de um Terrier basileiro, continue lendo este artigo umComo.com.br!

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Yorkshire Terrier

Índice

  1. Entendendo o temperamento
  2. Um cachorro que pede tempo e energia
  3. Cuidados de saúde e higiene
  4. Peso e alimentação
  5. Adestramento

Entendendo o temperamento

Quem conhece os cachorros do grupo Terrier, sabe como eles, apesar de pequenos, se comportam como cachorros grandes: são valentões, resistentes e, por vezes, agressivos, quando se trata de defender o que lhes pertence. Estes são traços de personalidade também do Terrier brasileiro, conhecido ainda por ter bastante energia, ser muito leal, estar sempre alerta e ser bastante inteligente, chegando mesmo a acompanhar e imitar algumas ações rotineiras do dono, após um período de observação (por exemplo, ir buscar os chinelos). É muito meigo com as pessoas que conhece, já em relação a desconhecidos pode se revelar muito desconfiado.

Como cuidar de um Terrier brasileiro - Entendendo o temperamento
Imagem: andreblkshp.blogspot.pt

Um cachorro que pede tempo e energia

Se você está procurando um cachorro que lide facilmente com a vida sedentária, que não se importe com a quantidade de vezes que sai à rua e que passa a maior parte do tempo dormindo, então o Fox Paulistinha não é a raça que você procura. Este cachorro, apesar de se dar bem vivendo em apartamentos, precisa sair, requer passeios com os donos e muitas atividades para queimar a sua quase inesgotável energia, caso contrário poderá começar destruindo a casa e suas coisas. Por essa razão, se você está ponderando adotar um Terrier brasileiro, certifique-se de que tem tempo para lidar com ele pois, apesar de estes cachorros tolerarem bem as ausências dos donos, também precisam de companhia e de alguém que seja capaz de responder às necessidades deles.

Como cuidar de um Terrier brasileiro - Um cachorro que pede tempo e energia
Imagem: blog.adestreagora.com

Cuidados de saúde e higiene

Por ter pelo curto, o Terrier brasileiro não lhe irá exigir muitos cuidados a nível da aparência, no entanto será importante que lhe dê um banho a cada 15 dias. A tosa é dispensável e a escovação também, a não ser no período de troca do pelo, que ocorre antes do verão. A nível de saúde, não tem predisposição genética para nenhuma doença, pelo que se mantém facilmente saudável. No entanto, enquanto dono, deve estar atento, não deixar de o levar ao veterinário e ter o cuidado de seguir cuidados de desparasitação para evitar problemas de pele.

Como cuidar de um Terrier brasileiro - Cuidados de saúde e higiene
Imagem: superpesik.ru

Peso e alimentação

O cachorro terrier brasileiro apresenta uma estrutura robusta sem ser pesado, de aparência quadrada e porte pequeno ou médio. Seu peso não deve exceder os 10 quilos, pelo que terá de ter em atenção a quantidade de alimento que lhe fornece e levá-lo a praticar exercício físico. Não deixe uma tigela com ração à disposição do seu cachorro, pois ele não tem a noção da quantidade certa, assim sendo alimente-o moderadamente quatro a três vezes ao dia, com ração de cachorro comprada na loja ou recomendada pelo veterinário. Acerca deste tema, saiba ainda como evitar que seu cachorro peça comida enquanto você está comendo.

Como cuidar de um Terrier brasileiro - Peso e alimentação
Imagem: animais-estimacao.com

Adestramento

Por se tratar de uma raça muito inteligente, você terá facilidade em adestrar seu cachorro Fox paulistinha. Ele é menos teimoso que outros cachorros dentro do grupo Terrier e tem tendência para aprender sozinho fácil e rapidamente, sobretudo os hábitos do dia a dia seguidos por ele ou por si. Assim sendo, consulte o nosso artigo acerca de conselhos para que seu cachorro lhe obedeça, fuja dos erros mais comuns ao educá-lo e divirta-se a ensinar-lhe truques!

Como cuidar de um Terrier brasileiro - Adestramento
Imagem: plugpet.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um Terrier brasileiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
João Antonio Silva de Freitas
Que tipo de Ração e recomendados para um Terrie Brasileiro
A sua avaliação:
Edlly
Minha dog não faz cocô no lugar que eu ando educando, meus pais querem doar e eu não quero pq amo ela, todos os dias pingo educador e ela não faz cocô onde mando
Editor umComo.com.br
Oi Edlly! Você está passeando a sua cachorra para ela fazer as necessidades? Confira as dicas desse artigo: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-ensinar-um-cachorro-a-fazer-as-necessidades-na-rua-25682.html
Júlia
O Meu acorda 00:00 e fica uivando. Depois ele ñ quer mais dormir.
Cristiane Dias
Muito bom esse artigo. Meu cachorro tem apenas 4 meses e é uma mistura de Fox Paulistinha com Vira Lata, seruseru que ele erda as características dos fox?
Sara Silva
Olá Cristiane, que bom que você gostou desse artigo! É possível que seu cachorro herde algumas características do Fox.
Imagem: caninablog.wordpress.com
Imagem: andreblkshp.blogspot.pt
Imagem: blog.adestreagora.com
Imagem: superpesik.ru
Imagem: animais-estimacao.com
Imagem: plugpet.com.br
1 de 6
Como cuidar de um Terrier brasileiro