Outros Ciências animais

O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar

Os tubarões são famosos por serem espécies que estão sempre em movimento e, assim, nunca param de nadar. Isso garante a eles a respiração e o funcionamento do seu organismo e, por consequência, a sua sobrevivência. Então, o que aconteceria se os tubarões parassem de nadar? Eles simplesmente morreriam, no entanto, isso não serve para todas as espécies, lembrando que existem quase 400 em todo o globo, das quais 88 delas são conhecidas no Brasil. Para entender porque alguns tubarões precisam nadar constantemente, confira as informações que o umCOMO reuniu a respeito do assunto.

Também lhe pode interessar: Como se reproduzem os caracóis

Porque alguns tubarões não podem parar de nadar

Existem espécies de tubarões como o famoso tubarão-branco e o tubarão-baleia que estão no grupo dos que não podem parar de nadar, isso porque eles têm o que se chama de ventilação forçada obrigatória, ou seja, recebem oxigênio para sobreviver apenas se o seu movimento for permanente. Para entender melhor como isso tudo funciona, vale a pena entender que os peixes ósseos, ou seja, os que, diferente dos tubarões, possuem ossos (os tubarões têm só cartilagem, o que lhes confere a denominação de peixes cartilaginosos) conseguem absorver água ao movimentarem a boca e o opérculo (cartilagem móvel que fica sobre as brânquias). Com isso, o opérculo mantém a água passando pelas brânquias, o que permite que o oxigênio da água nutra as células do seu organismo.

No entanto, os tubarões não possuem o opérculo e, dessa forma, precisam estar em constante movimento para que a água possa passar pela sua boca, atravessar a faringe e chegar às brânquias, a fim de absorver o oxigênio presente nela. Ao terem as suas brânquias banhadas, ocorrem as chamadas trocas gasosas da respiração branquial. Desse modo, o oxigênio da água vai para o sangue e de lá para as células do organismo do tubarão, enquanto o gás carbônico, produzido nas células, realiza o caminho inverso e acaba saindo na água dor mar. Se os tubarões parassem de nadar, portanto, o fluxo de água seria interrompido, o sangue não receberia oxigênio, que não poderia ser entregue às células, para que acontecesse o processo de respiração celular, essencial para o funcionamento do corpo do tubarão.

Veja também qual o tamanho dos tubarões neste outro artigo.

O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar - Porque alguns tubarões não podem parar de nadar

Como respiram as espécies que podem parar de nadar

Mesmo que seja verdade que existem tubarões que não podem ficar sem nadar porque caso contrário morreriam, a questão é que essa afirmação não se aplica a todas as espécies. Isso porque a maneira como os tubarões forçam a passagem da água pelas suas brânquias em algumas espécies. Existem os tubarões que não são nadadores ativos, como é o caso do tubarão- bullhead e do tubarão-lixa (também conhecido pelo nome de tubarão-enfermeiro), que fazem uso do chamado bombeamento bucal.

Para respirarem, eles usam o movimento dos músculos bucais, os quais puxam a água, a fim de levá-la até as brânquias, assim, eles conseguem contar com oxigênio para o funcionamento do seu organismo mesmo quando estão parados. Os tubarões que possuem esse sistema de respiração também podem ser vistos enterrados sob a areia e quando isso ocorre eles usam os seus espiráculos, que são aberturas atrás dos olhos que possibilitam sugar água até mesmo quando não estão imersos nos oceanos. Outras espécies que também fazem uso do sistema de bombeamento são o tubarão-de-pontas-negras-do-recife.

Além disso, existem as espécies que combinam a respiração do tipo ventilação forçada, em que é preciso estar em movimento com a boca aberta para o oxigênio chegar às brânquias, com o sistema de bombeamento bucal. Essa alternância varia de acordo com a velocidade que eles estão nadando. O tubarão-tigre é um exemplo que segue esse sistema. De qualquer forma, a questão é que por se tratar de um animal bastante grande, eles necessitam de muito oxigênio para sobreviverem. Cabe dizer ainda que há quem diga que os tubarões nunca dormem, inclusive, as espécies que não podem parar de nadar. Porém, pesquisadores recentemente flagraram tubarões dormindo e mesmo assim eles se mantinham em movimento, mesmo que nadassem mais lentamente.

O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar - Como respiram as espécies que podem parar de nadar

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Gabriel
Muito Obrigado por essa imformacao
1 de 3
O que aconteceria se os tubarões parassem de nadar