Quais são os animais ovovivíparos


Os animais ovovivíparos são uma classe de animais que nascem de ovos, ovos que ficam no interior da mãe até pouco antes da eclosão. A ovoviviparidade ou o ovoviviparismo é, portanto, uma mistura entre o oviparismo (animais que botam ovos para se reproduzir) e o viviparismo (animais que se desenvolvem dentro do corpo da mãe). São, em suma, um grande exemplo de evolução genética baseada na sobrevivência. Como a natureza é tão sábia e sabemos que não deixa de nos surpreender, em umComo.com.br explicamos quais são os animais ovovivíparos.
Peixes ovovivíparos
Apesar da semelhança que guarda com as baleias ou os golfinhos, o tubarão não é um mamífero, mas sim um peixe. E são peixes incríveis, de todos os tipos: vivíparos, ovíparos e ovovivíparos.
A maioria dos peixes gera uma grande quantidade de ovos pequenos que eles depositam em lugares considerados seguros para seus filhotes, à espera que o macho os fecunde liberando os seus espermatozoides sobre eles. Mas esta técnica é pouco eficaz, pois a maioria dos ovos morre em pouco tempo e as larvas recém-nascidas têm uma taxa de sobrevivência muito baixa devido aos predadores e às condições ambientais.
Por isso alguns tubarões e outros peixes como a Raia, o Barrigudinho, Molinésia ou Plati optaram por uma forma mais inteligente de reprodução: a ovoviviparidade. Como nos animais vivíparos, os ovos se fecundam internamente e ficam bem protegidos no interior das fêmeas, que os nutrem através de uma placenta igual à dos mamíferos.

Serpentes ovovivíparas
Como os tubarões, as serpentes também contam com os três modos de gestação e nascimento (oviparismo, viviparismo, ovoviviparismo. A serpente aveludada, por exemplo, é vivípara. Os filhotes deste exemplar tão venenoso nascem vivos da mãe, que pode parir uma média de 30 filhotes depois de uma gravidez que dura entre 180 e 240 dias. Mas quando nascem, a fêmea não cuida dos bebês: desde o primeiro dia de sua vida a serpente aveludada dedica-se a caçar.
A serpente coral, outra espécie extremamente venenosa, é uma serpente ovípara. A mãe põe os ovos em um lugar que considera adequado e espera que quebrem em plena natureza, com todos os riscos que isso implica. Se quiser ler mais sobre cobras venenosas, você vai gostar do nosso artigo sobre qual é a cobra mais venenosa do mundo.
Por sua vez, a jiboia-constritora, uma das maiores serpentes do mundo (pode chegar a pesar 30 quilos e medir até 4 metros) é ovovivípara. No interior, a mãe guarda os ovos por 7 meses e pode parir até 25 filhotes.
Mas se falarmos de quais são as maiores serpentes ovovivíparas do mundo, o número 1 vai para a anaconda. Com até 200 quilos de peso e 12 metros de comprimento, a também conhecida como Sucuri mantém uma gestação dos ovos durante 6 meses e pode chegar a atingir os 50 bebês.

Outros répteis e anfíbios
Também existem algumas espécies de camaleões que são ovovivíparos e têm uma gestação de 5 a 7 meses.
O sapo de suriname, por último, é uma espécie extremamente estranha de anfíbio, não só porque é ovovivíparo, mas porque possui um aspecto liso e cinza. E não acaba aí a sua estranheza. Ao contrário dos restantes animais ovovivíparos, este anfíbio não leva os ovos no seu interior, mas cria uma camada de pele secundária transparente nas costas para depositá-los e levá-los a salvo para todos os lados. Em suas costas pode carregar entre 60 e 100 filhotes!

Insetos
Também não são todas as moscas que botam ovos. Algumas das espécies deste inseto tão comum e incômodo são ovovivíparos (as larvas não veem a luz até eclodir), como a mosca tachinidae, insetos um pouco maiores que as moscas domésticas e que habitam todo o planeta.
Outros insetos ovovivíparos são muitas espécies de besouros como o besouro metálico.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os animais ovovivíparos, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.