Outros Ciências animais

Quais são os animais ovovivíparos

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os animais ovovivíparos

Os animais ovovivíparos são uma classe de animais que nascem de ovos, ovos que ficam no interior da mãe até pouco antes da eclosão. A ovoviviparidade ou o ovoviviparismo é, portanto, uma mistura entre o oviparismo (animais que botam ovos para se reproduzir) e o viviparismo (animais que se desenvolvem dentro do corpo da mãe). São, em suma, um grande exemplo de evolução genética baseada na sobrevivência. Como a natureza é tão sábia e sabemos que não deixa de nos surpreender, em umComo.com.br explicamos quais são os animais ovovivíparos.

Também lhe pode interessar: Tubarão nasce do ovo ou da barriga?

Índice

  1. Peixes ovovivíparos
  2. Serpentes ovovivíparas
  3. Outros répteis e anfíbios
  4. Insetos

Peixes ovovivíparos

Apesar da semelhança que guarda com as baleias ou os golfinhos, o tubarão não é um mamífero, mas sim um peixe. E são peixes incríveis, de todos os tipos: vivíparos, ovíparos e ovovivíparos.

A maioria dos peixes gera uma grande quantidade de ovos pequenos que eles depositam em lugares considerados seguros para seus filhotes, à espera que o macho os fecunde liberando os seus espermatozoides sobre eles. Mas esta técnica é pouco eficaz, pois a maioria dos ovos morre em pouco tempo e as larvas recém-nascidas têm uma taxa de sobrevivência muito baixa devido aos predadores e às condições ambientais.

Por isso alguns tubarões e outros peixes como a Raia, o Barrigudinho, Molinésia ou Plati optaram por uma forma mais inteligente de reprodução: a ovoviviparidade. Como nos animais vivíparos, os ovos se fecundam internamente e ficam bem protegidos no interior das fêmeas, que os nutrem através de uma placenta igual à dos mamíferos.

Quais são os animais ovovivíparos - Peixes ovovivíparos

Serpentes ovovivíparas

Como os tubarões, as serpentes também contam com os três modos de gestação e nascimento (oviparismo, viviparismo, ovoviviparismo. A serpente aveludada, por exemplo, é vivípara. Os filhotes deste exemplar tão venenoso nascem vivos da mãe, que pode parir uma média de 30 filhotes depois de uma gravidez que dura entre 180 e 240 dias. Mas quando nascem, a fêmea não cuida dos bebês: desde o primeiro dia de sua vida a serpente aveludada dedica-se a caçar.

A serpente coral, outra espécie extremamente venenosa, é uma serpente ovípara. A mãe põe os ovos em um lugar que considera adequado e espera que quebrem em plena natureza, com todos os riscos que isso implica. Se quiser ler mais sobre cobras venenosas, você vai gostar do nosso artigo sobre qual é a cobra mais venenosa do mundo.

Por sua vez, a jiboia-constritora, uma das maiores serpentes do mundo (pode chegar a pesar 30 quilos e medir até 4 metros) é ovovivípara. No interior, a mãe guarda os ovos por 7 meses e pode parir até 25 filhotes.

Mas se falarmos de quais são as maiores serpentes ovovivíparas do mundo, o número 1 vai para a anaconda. Com até 200 quilos de peso e 12 metros de comprimento, a também conhecida como Sucuri mantém uma gestação dos ovos durante 6 meses e pode chegar a atingir os 50 bebês.

Quais são os animais ovovivíparos - Serpentes ovovivíparas

Outros répteis e anfíbios

Também existem algumas espécies de camaleões que são ovovivíparos e têm uma gestação de 5 a 7 meses.

O sapo de suriname, por último, é uma espécie extremamente estranha de anfíbio, não só porque é ovovivíparo, mas porque possui um aspecto liso e cinza. E não acaba aí a sua estranheza. Ao contrário dos restantes animais ovovivíparos, este anfíbio não leva os ovos no seu interior, mas cria uma camada de pele secundária transparente nas costas para depositá-los e levá-los a salvo para todos os lados. Em suas costas pode carregar entre 60 e 100 filhotes!

Quais são os animais ovovivíparos - Outros répteis e anfíbios

Insetos

Também não são todas as moscas que botam ovos. Algumas das espécies deste inseto tão comum e incômodo são ovovivíparos (as larvas não veem a luz até eclodir), como a mosca tachinidae, insetos um pouco maiores que as moscas domésticas e que habitam todo o planeta.

Outros insetos ovovivíparos são muitas espécies de besouros como o besouro metálico.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os animais ovovivíparos, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
oi
Quais são os animais ovovivíparos
amanda cristina parreira
como nasce cobra obrigado
maria
quais os tipos de animais ovoviparos
1 de 4
Quais são os animais ovovivíparos