PARTILHAR

Qual o tamanho dos tubarões

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual o tamanho dos tubarões

É apaixonado pelos tubarões? Muitas pessoas compartilham a admiração por estes animais inteligentes, espetaculares e fortes das águas oceânicas. Neste artigo de umComo, contamos qual o tamanho dos tubarões, explicando as características de algumas das espécies mais conhecidas, uma vez que consiste em uma família de animais nas quais convivem mais de 300 tipos de tubarões diferentes. De seguida, você conhecerá o tubarão baleia, o tubarão branco, o tubarão tigre e muitos mais! Continue lendo e conheça um pouco mais sobre o seu animal favorito.

Também lhe pode interessar: Como os tubarões se reproduzem

Tubarão-baleia

Este é o maior tubarão que existe e é o peixe de maior comprimento do mundo. Embora seja da família dos tubarões, este animal tem um comportamento e aspecto bastante parecido com as baleias, daí o seu nome. Trata-se de uma espécie muito pacífica que pode conviver perfeitamente com seres humanos, de forma que não é difícil ver fotografias de mergulhadores junto a este enorme animal.

Fisicamente, distingue-se por ter a parte superior com machas brancas sobre um corpo cinza azulado. E, evidentemente, é impactante o seu genial tamanho: este tubarão tem um tamanho médio de 12 metros e com um peso de cerca de 21 toneladas; ainda que é verdade que se documentaram avistamentos de tubarões desta espécie de 18 metros.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão-baleia

Tubarão peregrino

Esta espécie de tubarão é conhecida com o nome de "peregrino" em virtude da sua característica de circular pelo oceano muito lenta e pacificamente, parecendo ter um comportamento de peregrinação, o que explica o nome. É o segundo maior tubarão que existe e, como a baleia, também não come carne, alimentando-se de plâncton e de uma forma muito peculiar: abre muito a boca e ali vai depositando a matéria orgânica da água e o plâncton.

É precisamente a sua enorme boca a característica mais peculiar desta espécie de tubarão, porque tem uma mandíbula que se estende muito para poder se alimentar enquanto nada pacificamente pela água. O tamanho e peso deste tipo de tubarão diferem muito, já tendo sido identificadas diferentes tipologias. No entanto, geralmente o tamanho do tubarão peregrino varia de 6 a 8 metros e a sua boca pode chegar a medir 1 metro de diâmetro quando está totalmente aberta.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão peregrino

Tubarão branco

Esta espécie de tubarão tão temida pelo ser humano é conhecida por este nome em virtude da cor da parte inferior do animal, o que seria a "barriga". É a única espécie que sobreviveu ao gênero Carcharodon, espécie à qual também pertencia o tubarão pré-histórico conhecido como "megalodon" que chegou a medir mais de 20 metros. O seu aspecto feroz, o seu grande tamanho e a sua agressividade têm sido os fatores que fizeram com que muitos produtores cinematográficos os tenham escolhido para encarnar nesta espécie animal o símbolo de ferocidade e medo.

Trata-se de um tubarão agressivo que tem uma enorme mandíbula e fileiras de dentes muito afiados; as suas características físicas o tornam em um dos mais temidos do oceano. Para os que querem saber quanto mede um tubarão branco, deve-se considerar que existe uma grande quantidade de dados a este respeito mas, como informação genérica, podemos dizer que o tamanho de um adulto é de 4 a 7 metros; ainda que, como dissemos, foram identificados exemplares bem maiores: em 1870, na Austrália, foi visto um de 11 metros e em 1930, no Canadá, foi encontrado um com 11,3 metros.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão branco

Tubarão tigre

Este tubarão é conhecido com o nome de "tigre" porque, assim como ocorre com o felino, o seu corpo apresenta listras de diferentes tons que se assemelham à pelagem do mamífero asiático. Ainda que a sua fama não seja tão boa como a do tubarão branco, o tigre é mais agressivo já que come tudo o que encontra em seu caminho, inclusive são encontrados em seu estômago restos de lixo humano, como partes de carros ou barras de metal.

Representa o quarto maior tubarão do planeta, e seu tamanho médio é de cerca de 2 ou 3 metros quando ficam adultos. No caso das fêmeas, o tamanho é maior do que o dos machos, bem como a sua agressividade, principalmente porque são as responsáveis por cuidar dos filhotes até que possam sobreviver por conta própria.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão tigre

Tubarão azul ou tintureira

A característica principal deste tubarão é o nariz alongado. O nome está relacionado ao seu corpo de cor azul metalizado e, dependendo da incidência do sol, a tonalidade pode ser escurecer ou clarear. O tamanho do tubarão azul é geralmente de 2 metros e meio e o peso é de aproximadamente 80 quilos, de modo que são muito mais finos do que os restantes animais mencionados. No entanto, também existem exceções, já que foram observados exemplares com mais de 4 metros e com um peso maior que 220 quilos. Entretanto, no geral, seu tamanho varia de 2 ou 3 metros.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão azul ou tintureira

Tubarão cinza

Trata-se de um tubarão grande e, embora a sua aparência seja menos agressiva do que a dos mencionados anteriormente, a verdade é que as aparências enganam e este é um tubarão bastante agressivo. O seu nome procede da própria cor do seu corpo, que é cinza, embora possa apresentar algumas cores mais azuladas ou embranquecidas em outras partes do seu corpo, como nas barbatanas ou na parte inferior.

O tamanho médio de um tubarão cinza varia entre um metro ou um metro e meio de comprimento, como ocorria com o anterior, as fêmeas são maiores que os machos, chegando a atingir até 2 metros.

Qual o tamanho dos tubarões - Tubarão cinza

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o tamanho dos tubarões, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Qual o tamanho dos tubarões
1 de 7
Qual o tamanho dos tubarões

Voltar ao topo da página ↑