Identificar os insetos

Por que as baratas morrem de barriga para cima

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. 2 janeiro 2023
Por que as baratas morrem de barriga para cima

Alguns animais apresentam uma grande resistência à morte, como é o caso das baratas. Esses insetos são capazes de sobreviver em condições adversas e muito extremas. Sem mais, eles podem permanecer vivos após um desastre nuclear, sem comer comida por muitos dias consecutivos e até sobreviver após serem decapitados.

A existência de baratas é muito antiga: há 350 milhões de anos elas estão presentes em todo o mundo. Isso significa que elas conseguiram sobreviver a muitos eventos históricos que causaram o desaparecimento de milhares de espécies, mas que não foi o caso desses insetos. Para saber por que as baratas morrem de barriga para cima e outras curiosidades sobre esses animais, no umCOMO recomendamos que você continue lendo este artigo.

Também lhe pode interessar: Por que as moscas esfregam as patas

Índice

  1. Por que as baratas morrem de barriga para cima
  2. As baratas se fingem de mortas?
  3. Outras curiosidades sobre baratas

Por que as baratas morrem de barriga para cima

Não importa quantas vezes você tenha visto baratas imóveis de barriga para cima, como se estivessem mortas, porque muitas vezes esse não é o caso. De fato, a porcentagem desses insetos que morrem nessa posição é muito baixa. O nome científico desses animais é Blattodea e eles só morrem de barriga para cima em algumas ocasiões, quando sofrem algum tipo de envenenamento.

Para controlar as infestações de baratas é muito comum o uso de inseticidas. Dessa forma, grande parte da população tenta se livrar desses insetos em suas casas e outros locais. Os componentes químicos dos inseticidas têm um efeito devastador nas baratas. Mas afinal, como o veneno age nas baratas?

As substâncias inseticidas afetam o sistema nervoso desses animais, causando uma perda de sincronia no sistema muscular. Por isso, as baratas acabam ficando de barriga para cima, com as patas levantadas e sem conseguir recuperar a posição habitual.

Isso acontece dependendo dos inseticidas usados ​​para matar os insetos, já que os componentes químicos de alguns atacam diretamente o sistema respiratório das baratas. Nesse sentido, eles são menos impactantes para o inseto, mas são igualmente eficazes.

Por que as baratas morrem de barriga para cima - Por que as baratas morrem de barriga para cima

As baratas se fingem de mortas?

Muitas vezes, quase instintivamente, muitas pessoas pisam nas baratas quando as veem para matá-las. Seja por nojo, medo ou higiene, talvez este seja o seu caso e sua primeira reação ao vê-las seja pisar nelas ou se livrar delas rapidamente de qualquer forma. No entanto, no umCOMO recomendamos que você não pise nas baratas ao vê-las. Você pode matá-las, mas elas podem causar uma reação alérgica em você ou nas pessoas ao seu redor ao respirar os resíduos.

As baratas são muito inteligentes e apresentam grande adaptabilidade ao mundo em que vivem. Por esta razão, elas se fingem de mortas para assustar ou enganar seus predadores. Portanto, esses insetos são capazes de se fingir de mortos. Este é mais um método que eles têm para sobreviver: assim, eles esperam que o predador em questão que os atacaria saia, para depois fugirem e ficarem seguros.

De qualquer forma, a melhor opção para acabar com as baratas é usar inseticidas específicos para esses insetos. É o recurso mais eficaz para matá-los.

Outras curiosidades sobre baratas

Além do que foi falado até aqui, essas são algumas das curiosidades que você provavelmente não sabia e que podem te surpreender ainda mais sobre esses insetos:

  • As baratas são muito resistentes à morte e são capazes de sobreviver a condições extremas. Existem diferentes tipos de baratas espalhadas pelo mundo, mas todas compartilham a mesma fisionomia. Elas podem suportar vários meses sem água, dois ou três meses sem comida e um grau de radiação entre 5 e 15 vezes maior que o dos humanos.
  • A decapitação de baratas não garante sua morte imediata. São insetos capazes de sobreviver até duas semanas sem cabeça.
  • Existem três tipos de baratas: a preta comum, a loira ou alemã e a barata americana.
  • As baratas encontradas nos trópicos são enormes. Existe uma espécie cujo nome científico é Megaloblatta longipennis: vive em áreas tropicais e sua envergadura é de 18 centímetros. Não é o mais comum do planeta, a menos que você esteja de férias ou more na região.
  • Esses insetos podem sobreviver por um longo período de tempo debaixo d'água. Eles podem parar de respirar por 40 minutos. Além disso, eles podem se manter vivos submersos na água por meia hora. Eles sofrem constantemente com a falta de água e muitas vezes param de respirar para regular seu corpo.
  • O nível de reprodução das baratas é muito alto. Em alguns casos, elas podem ter mais de 20.000 descendentes. Este número incomum torna o desaparecimento total da espécie altamente improvável.
  • A expectativa de vida das baratas é de um a dois anos.
  • Possuem uma força enorme, fator que os torna um dos insetos com maiores chances de sobrevivência. São animais capazes de suportar até 900 vezes o seu peso corporal.

Agora que você sabe por que as baratas morrem de barriga para cima, e que não é assim que elas morrem na maioria dos casos ou por natureza, você pode se interessar por tópicos mais relacionados, como As baratas mordem? o Como eliminar baratas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as baratas morrem de barriga para cima, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Por que as baratas morrem de barriga para cima