Partilhar

Quais as doenças transmitidas por Capivaras

Por Alana Martins. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais as doenças transmitidas por Capivaras
Imagem: dicasvip.com

Você sabe quais as doenças transmitidas por capivaras? Nós em UmComo.com.br podemos esclarecer suas dúvidas em relação a isso. Nosso país, apesar do desmatamento, caçadas, grandes queimadas e ações intensas do homem contra o meio ambiente, ainda possui grandes extensões de áreas naturais onde vivem alguns animais em risco de extinção. E em algumas dessas áreas naturais existem capivaras, que não se encontram para já em riscos de extinção. Para que não tenha dúvidas em relação às doenças que este animal pode transmitir, fizemos este artigo.

Também lhe pode interessar: Quais as cobras mais venenosas do Brasil

As reservas naturais brasileiras

Nem tudo está perdido não é mesmo? Ainda possuímos no território brasileiro áreas preservadas e que ainda não foram totalmente devastadas pelos seres humanos. Nestas áreas vivem e se proliferam diversas espécies distintas de animais, dentre eles, os roedores denominados de capivaras.

Infelizmente, elas não estão isentas da ação dos homens e, são constantemente caçadas pelos homens para que possam servir de consumo, sua carne costuma ser muito apreciada em algumas regiões de nosso país.

Quais as doenças transmitidas por Capivaras - As reservas naturais brasileiras
Imagem: pt.wikipedia.org

É saudável consumir carne de capivara?

Alguns lugares já têm autorização para criar capivaras para o consumo humano. Esses lugares criam as capivaras somente para esse fim e por isso não estão ameaçando a espécie e o seu consumo não é prejudicial à saúde humana.

Porém, se você possui o hábito de caçar capivaras para comer, saiba que pode estar colocando sua vida e a vida de toda sua família em risco. Além de estar descumprindo a lei que protege a caça e consumo das capivaras, você ainda poderá adquirir uma doença ao ingerir sua carne.

Quais as doenças transmitidas por Capivaras - É saudável consumir carne de capivara?
Imagem: revistastatus.com.br

Doenças transmitidas pelas capivaras

A capivara é um animal que possui muitos carrapatos, esses carrapatos costumam ser transmissores de diversas doenças para a capivara, essas doenças podem ser transmitidas a nós, seres humanos, quando consumimos a sua carne.

Especialistas vem tentando descobrir quais doenças a capivara pode nos transmitir por meio de estudos e pesquisas. Eles constataram que uma das principais doenças a serem transmitidas é a febre maculosa.

Além de transmitir essa doença aos seres humanos, há uma grande preocupação dos proprietários de fazendas pois, eles podem infectar o gado e outros animais de criação com a febre maculosa. Já pensou se uma doença dessas atinge nossos cãezinhos de estimação?

A preocupação não é somente dos fazendeiros, a população em geral deve se preocupar pois, essa doença pode causar sérios danos a nossa saúde.

A febre maculosa é transmitida pela capivara principalmente por ela possuir os carrapatos como hospedeiros. A doença é transmitida pelos carrapatos do tipo estrela que estão presentes no animal.

É válido ressaltar, que essa doença é bastante comum em algumas regiões do Brasil como: Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.

Quais as doenças transmitidas por Capivaras - Doenças transmitidas pelas capivaras
Imagem: flickr.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais as doenças transmitidas por Capivaras, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Conselhos
  • Você já viu alguma capivara próximo a sua casa? Já comeu sua carne? Comente, iremos adorar saber sua opinião sobre o assunto!

Escrever comentário sobre Quais as doenças transmitidas por Capivaras

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
IRSCELIO
MUITO GOSTOSA A CARNE DA CAPIVARA, O SABOR NÃO É RUIM, O CHEIRO É SUAVE, ACHEI BEM SABOROSA
Editor umComo.com.br
Oi Irscelio! Obrigada pelo seu comentário!
Coly
Confesso que ja consumi por 2 vezes a carne da capivara, mais agora que tive a confirmação da sua proibição e o risco de doenças não como mais.
JOAOGARCIAFRANCOMARTINEZ
Comi uma vez q me foi ofertada,pois já esta na pronta na panela de pressão e ñ sei oq aconteceu exatamente,más fiquei com a bariga dura e tive uma baita indigestao e vomitava e ñ defecava,fiquei travado e o farmacêutico me fez um coquitel de remédios q no final da aplicação ñ tive tempo de entrar no carro,mais parecia o filme do exorcista,eu sai da farmácia dei um jato de vômito ,que lavei a calçada e a lateral do carro.

Quais as doenças transmitidas por Capivaras
Imagem: dicasvip.com
Imagem: pt.wikipedia.org
Imagem: revistastatus.com.br
Imagem: flickr.com
1 de 4
Quais as doenças transmitidas por Capivaras

Voltar ao topo da página