Identificar os insetos

Como identificar a Aranha Lobo

Ana Marques
Por Ana Marques. Atualizado: 24 outubro 2017
Como identificar a Aranha Lobo
Imagem: territorioselvagem.forumeiros.com

Muitos de nós temos pavor de aranhas no geral, e apesar de elas terem um papel muito importante na biodiversidade e na manutenção das populações de outros insectos, é certo que quando nos aparece uma em casa, a primeira coisa que queremos fazer é ver-nos livre dela.

No entanto existem muitas espécies de aracnídeos que não são agressivos e que apenas se defendem contra ameças. É o caso da Aranha Lobo (Lycosidae).

A Aranha Lobo recebeu este nome devido ao facto de não tecer teias e de caçar no solo emboscando as presas, como os lobos fazem em liberdade.

São aranhas de tamanho pequeno/médio (entre 34 mm nas fêmeas e 19 mm nos machos) e venenosas. No entanto o seu veneno não é fatal para o Homem, podendo apenas causar irritação e inchaço na pele em casos mais graves pode causar febres e inflamações nas glândulas linfáticas.

Antes de ir a correr buscar a vassoura para se ver livre destes bichinhos, leia este artigo da umComo.com.br para ficar a saber Como identificar a Aranha Lobo.

Passos a seguir:

1

O primeiro passo é ter noção das características mais visíveis da Aranha Lobo. Como já foi dito são animais não muito grandes, com tonalidades marrom acinzentadas, cobertas de pelo, o que leva a que sejam confundidas com outras especies de aranhas como as Aranhas-Marrom ou Tarantulas.

Possuem 8 olhos dispostos em 3 fileiras. 4 pequenos na primeira fila, 2 grandes na do meio e mais 2 médios em cima, mais afastados um do outro.

São aranhas com muito boa visão, portanto vai ser dos olhos que vão depender mais, ao contrário de outras que sentem as vibrações do solo.

Como identificar a Aranha Lobo - Passo 1
2

Outras características para identificar a Aranha Lobo são o seu exoesqueleto. Este é mais uniforme e não encontra marcas em forma de violino, como é visível numa Aranha-Marrom.

O abdômen, ou seja a seção traseira do exoesqueleto, terá vários tons acinzentados e bastantes pelos.

Se conseguir, tente ver a patas, aí possuem 3 garras tarsais. Observando estas garras, de certo que se trata de uma Aranha Lobo.

3

Identificar os possíveis habitats desta especie é outra boa forma de identificar a Aranha Lobo.

A Aranha Lobo habita normalmente no exterior, em locais escuros e com muitos esconderijos, como pedras, fendas no solo ou áreas com madeira, como pequenas árvores ou plantas. No entanto podem também entrar para dentro das casas, aí vão procurar locais com acesso a predadores como caixas de papelão, sapatos, junto às portas e janelas e cerca das suas plantas interiores.

Se tem locais assim em sua casa, muito provavelmente conseguirá identificar uma Aranha Lobo nesses sítios, principalmente no outono e inverno que está mais frio na rua.

4

As Aranhas Lobo alimentam-se de vários insectos. Se se quer ver livre de outro bichinhos como grilos, besouros, larvas ou baratas, pense bem se quer matar ou se ver livre da Aranha Lobo. Ela vai manter a sua casa livre destas outras pestes. E tendo em conta que não é uma especie agressiva, talvez a queira deixar descansada.

No entanto se quer mesmo se livrar dela, antes de cometer um homicídio aracnídeo, tente antes a capturar e a liberte bem longe da sua habitação. Mesmo que não pareça, são animais indispensáveis para o controlo dos ecossistemas naturais.

5

Tal como na maioria das espécies de aranhas, a fêmea da Aranha Lobo é maior que o seu macho. Durante a época de acasalamento, o macho copula com várias fêmeas, para uma maior probabilidade de difundir os seus genes. Segundo alguns estudos esta é das poucas se não a única espécie de aranha em que o macho devora as fêmeas. Estes comem as fêmeas mais velhas, dando preferência ás virgens ou que tenham tido menos crias. Após a época de acasalamento os machos morrem e as fêmeas colocam os ovos todos num tipo de saco que carregam até os ovos eclodirem. Depois do nascimento das crias, a mãe Aranha Lobo, carrega os seus filhotes nas suas costas durante as primeiras semanas.

Sendo assim, se conseguir ver coisinhas minúsculas em cima do exoesqueleto da aranha que tem em sua casa, parabéns, acabou de identificar uma Aranha Lobo mãe e seus filhotes.

Como identificar a Aranha Lobo - Passo 5
Imagem: flickr.com
6

Se ficar tão emocionado com esta mãe devota e for tentar a pegar com suas mãos, vai ser mordido de certo. Mas não se preocupe que não é grave. O veneno não é letal. Limpe bem o local da picada e coloque uma compressa fria, para prevenir o inchaço. Crie uma pasta com bicarbonato de sódio e água e aplique na mordida se sentir muita coceira.

Veja também o nosso artigo sobre como tratar uma picada de aranha e Como identificar uma aranha armadeira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como identificar a Aranha Lobo, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: territorioselvagem.forumeiros.com
Imagem: flickr.com
1 de 3
Como identificar a Aranha Lobo