Partilhar

Por que meu gato come areia

 
Por Sara Viega. Atualizado: 17 janeiro 2017
Por que meu gato come areia

Alguma vez pegou seu gato comendo as pedras da sua caixa de areia? É possível que tenha visto seu amigo felino lamber e ingerir terra da sua caixa, pois alguns têm tendência a ter este comportamento, que costuma nos deixar intrigados e preocupados. De vez em quando também vemos os gatos comerem outras coisas ou objetos da casa, como pedaços da mantas ou de brinquedos, e devemos sempre pensar em levá-los ao veterinário caso seja necessário. Mas, por que fazem isso? A resposta é que pode ser algo passageiro mas também pode ser por problemas de saúde.

Portanto, se tiver um felino em casa e estiver intrigado por esse comportamento, continue lendo este artigo do umCOMO e descubra por que seu gato come areia.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não usa a caixa de areia

O que é a pica nos gatos

Pica é um comportamento que acontece quando há uma forte necessidade de morder ou ingerir objetos que não têm valor nutricional e todos os animais podem ter isso, inclusive os gatos. É importante detectar esta síndrome o quanto antes para agir logo e evitar problemas de saúde, que podem ser passageiros ou graves. Uma das formas mais comuns de pica nos gatos domésticos é ingerir terra da caixa de areia.

É perigoso um gato comer areia?

Se o seu amigo felino come um dia poucas pedras da caixa de areia não faz mal, principalmente se forem orgânicas. Por outro lado, se comer de uma só vez muita quantidade ou se o fizer diariamente, então sim deve se preocupar e ir ao veterinário pois nesse caso sim, pode sofrer danos. Como realmente a terra da caixa de areia é algo que um gato não deve comer, o especialista deverá fazer alguns exames de sangue, além de outros exames como radiografias e ecografias para encontrar a causa subjacente do problema.

Por que meu gato come areia - O que é a pica nos gatos

Os gatos comem areia por curiosidade

Alguns gatos domésticos, principalmente os que ainda são bastante jovens, sentem uma grande curiosidade por tudo ao seu redor. Portanto, se o seu gato pequeno come a areia de sua caixa e o faz muito de vez em quando ou só uma vez, não se preocupe pois é provável que se trate de curiosidade felina, já que eles aprendem muito experimentando.

Verá que pega as pedrinhas, mastiga um pouco e certamente, mesmo que engula alguma, cuspirá. Não deve dar muita importância, provavelmente não fará isso muitas mais vezes e este comportamento costuma diminuir ou desaparecer com a idade.

Por que meu gato come areia - Os gatos comem areia por curiosidade

Os gatos ingerem areia por estresse

O estresse é o culpado de muitos transtornos de comportamento e, é claro, também afeta os felinos. Se perceber que seu animal faz coisas diferentes e mastiga objetos, tente lembrar se houve alguma mudança que possa ter criado ansiedade. Por exemplo, trocar de casa, um novo animal ou a perda de um amigo são motivos habituais de mal-estar nestes animais.

Para saber se seu gato está estressado deve pensar que, o fato de estar nervoso, inclusive deprimido, fará com que o seu amigo peludo comece a mastigar coisas que normalmente não provaria.

O tédio faz com que os gatos comam terra

Um felino entediado demorará pouco para encontrar uma distração. Quando o tédio faz parte da vida destes animais e dormir mais horas não serve mais, eles não hesitam em pegar um brinquedo, arranhar algo, brincar com outros bichos, indagar em cantos ocultos e, principalmente se não tiverem facilmente as opções anteriores, morder e comer coisas que não sejam a sua comida habitual, só para experimentar e fazer algo diferente.

Isso acontece normalmente quando o animal passa muitas horas sozinho em casa ou quando está em uma idade em que precisa de muita atenção. O tédio não é bom para ninguém, mas se perceber que seu peludo começa a ter um comportamento de síndrome de pica com qualquer coisa, atue rapidamente e ofereça-lhe diversão, ou você já pensou em procurar um amigo para ele?

Por que meu gato come areia - O tédio faz com que os gatos comam terra

A má alimentação faz com que o seu felino coma areia

Quando um animal não se alimenta adequadamente, seja por escassez de comida ou pela qualidade pobre dos nutrientes dela, é possível que comece a lamber ou a ingerir coisas que não sejam um alimento propriamente dito para tentar conseguir os nutrientes que precisa e que estão faltando.

Sendo assim, se seu animal começar a lamber ou a ingerir pedrinhas de sua caixa de areia, principalmente se fizer isso com frequência, pode ser um alerta de que não está se alimentando bem. Avalie quanta comida dá a ele e a qualidade da mesma. Às vezes o barato sai caro, por isso experimente usar rações de boa qualidade ou complementar sua dieta com comida caseira e sem sal.

Normalmente, quando este comportamento acontece é porque o animal tenta suprir a falta de algumas vitaminas, minerais e oligoelementos. No caso das pedrinhas costuma ser por falta de ferro, neste caso, nos exames veríamos que nosso gato está com anemia.

Doenças que provocam este comportamento no seu pet

Por último, em alguns casos é possível que seu amigo peludo não esteja sendo curioso nem tentando suprir alguma carência alimentar, mas pode ser que esteja doente. Há algumas doenças graves que, entre outros sintomas relevantes, fazem com que um felino coma a areia de sua caixa ou outros objetos e, nestes casos, faz-lo forma frequente. Algumas das doenças que fazem seu animal comer pedrinhas são:

Por que meu gato come areia - Doenças que provocam este comportamento no seu pet

O que fazer se seu gato come areia

Como esta terra pode causar alergias e vários problemas no sistema digestivo, desde feridas até obstruções, o mais importante é retirar as pedrinhas do seu alcance. Assim que perceber isso, afaste a caixa sem o assustar, nem gritar, nem castigar, e troque a areia por pedaços de papel de jornal ou de cozinha.

Depois, terá que pensar se pode se tratar de algo relacionado com o estresse e, nesse caso, se reconhece o que pode estar causando esse estresse, mudar isso criando um ambiente tranquilo para ele. Se for puro tédio terá que oferecer mais possibilidades de entretenimento para quando estiver sozinho, por exemplo alguns exercícios divertidos para gatos como os circuitos.

Também terá que levá-lo ao veterinário para uma revisão e seguir todos os seus conselhos e o tratamento indicado, principalmente se a origem for uma doença. Além disso, pode substituir as pedrinhas por serragem de materiais vegetais como o pinheiro ou milho, ou usar papel.

Se gostou de conhecer a resposta de por que seu gato come areia, pode ser que também tenha interesse em saber por que meu gato não dorme de noite.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato come areia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato come areia

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato come areia
1 de 5
Por que meu gato come areia

Voltar ao topo da página