PARTILHAR

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

Todo o amante de gatos quer que os seus felinos estejam nas melhores condições possíveis: que disponham da melhor alimentação, as melhores camas para dormir, a melhor caixa de areia e todo o amor do mundo da parte do seu tutor. Quando vemos que algo está errado com o gato, sempre ficamos preocupados e sem saber o que fazer, como acontece quando vemos que ele não defeca há vários dias. Os motivos para esse problema são diversos e dependem, principalmente, da idade do nosso gato. Se você se está pensando "meu gato não consegue defecar", tudo o que você deve saber está nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Por que meu gato não dorme à noite

Meu gato não consegue defecar: causas

Como mencionado antes, as causas das dificuldades para defecar podem ser várias e dependem da idade do seu gato. A constipação, por exemplo, é mais comum em gatos idosos do que em filhotes. As possíveis causas da constipação são:

  • Bolas de pelo nos intestinos: em alguns casos, os gatos não conseguem expulsar as bolas de pelo naturalmente, criando um bloqueio intestinal que impede que a digestão seja feita corretamente, o que acaba dificultando a expulsão das fezes.
  • Excesso de comida seca: uma mudança brusca na dieta, assim como uma dieta pouco variada e seca, podem fazer com que o felino não defeque corretamente.
  • Falta de água: se o seu gato não bebe água suficiente, ele pode sofrer de desidratação e de problemas para defecar.
  • Dieta baixa em fibra: se um gato tem uma dieta baixa em fibra, ele pode sofrer de constipação, tal como uma pessoa.
  • Obesidade: a obesidade é outro dos motivos pelos quais os gatos podem ter dificuldades em defecar normalmente.
  • Lesões no zona inferior das costas ou na zona pélvica: fazem com que o gato não consiga se arquear corretamente para defecar ou urinar.
  • Inflamação do trato digestivo: um problema deste tipo também pode criar dificuldades para defecar no felino.
  • Brinquedos e outros objetos: também é possível que o seu gato tenha engolido um brinquedo, osso ou tecido que ficou preso no aparelho digestivo, provocando dor e constipação.

Outros motivos possíveis podem ser de caráter neurológico, como por exemplo gatos que têm medo de usar a caixa de areia. Nestes casos, é melhor consultar um especialista para que ele indique o você deve fazer.

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber - Meu gato não consegue defecar: causas

Como saber se o gato está constipado?

Em alguns casos, pode não ser assim tão simples saber se o gato tem problemas de evacuação ou não. Contudo, se olharmos com atenção, podemos reconhecer sinais que indicam que o gato não está bem, como por exemplo:

  • O gato passa muito tempo na caixa: você pode notar que, de repente, ele passa mais tempo na caixa de areia do que o normal. Caso isso aconteça, controle se ele consegue defecar ou se simplesmente sai sem conseguir.
  • A caixa tem menos quantidade de fezes do que o costume: este é outro aspeto que você deve ter em conta e controlar atentamente.
  • As fezes estão muito duras e secas: pode ser difícil notar pois as fezes estão enterradas na areia. Use luvas para apalpar as fezes e, se notar que são mais pequenas, comprovará claramente que o seu felino está tendo dificuldade para evacuar.
  • O miado do gato parece doloroso: esta pode ser a forma de te dizer que tem dor na zona abdominal.
  • O gato não come: ou não come tanto como antes. Se não pode defecar, o corpo dele também não vai querer comer para não encher o aparelho digestivo ainda mais.
  • O comportamento do seu gato muda: no geral, esse é o primeiro sinal que demonstra que algo não está bem - uma atitude estranha no felino. Os gatos não podem falar, mas podem transmitir os seus problemas de outros jeitos.
Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber - Como saber se o gato está constipado?

Quantos dias um gato pode ficar constipado?

Normalmente, os gatos defecam todos os dias. Assim, se um gato está entre 2 e 4 dias sem defecar, ele está constipado. Contudo, se o tempo é superior a 4 dias, o melhor é consultar o veterinário assim que possível, pois esse é um caso severo e grave. Se você não sabe há quanto tempo o seu gato não defeca, recomendamos que experimente as dicas do ponto seguinte. No entanto, você não deve esquecer que um especialista sempre saberá o que é mais conveniente para o caso do seu pet.

Como fazer gato defecar?

Dependendo do motivo da constipação do seu gato, o tratamento pode ser um ou outro. Por isso, explicamos em seguida quais são os tratamentos para estimular o gato para defecar:

  • Malte para gatos: se o seu gato tem constipação provocada por bolas de pelo, recomendamos que você use malte.
  • Azeite de oliva: se o gato está constipado, este é um dos melhores remédios caseiros, já que funciona como laxante em gatos. Com meia colher colher de café de azeite de oliva diária, os resultados devem ser visíveis em menos de uma semana. Caso contrário, consulte o veterinário.
  • Aloé Vera: assim como o caso anterior, a babosa pode ajudar a lubrificar as paredes intestinais do gato para que ele defeque adequadamente.
  • Mude a dieta: oferecer uma dieta mais rica em fibra pode ajudar o seu gato a defecar mais facilmente.

Contudo, é essencial destacar que qualquer outro tipo de laxantes para gatos deve ser receitado pelo veterinário.

Quantas vezes um filhote de gato defeca por dia?

O caso dos filhotes é diferente. Se você adotou um gatinho ou se ele ficou sem mamãe, você deve saber que um filhote de gato não sobrevive sozinho, já que necessita da ajuda da sua mãe para defecar e urinar. Tenha em atenção que, depois de cada refeição, o gatinho deve esvaziar um pouco o intestino. Se isso não acontece, você deve ajudá-lo. Continue lendo para saber como ajudar o gatinho a defecar.

Como estimular filhote de gato a defecar?

Aprender a estimular filhote de gato a defecar é muito simples. Para estimular depois da refeição, a mamãe lambe o ânus e os genitais do filhote. Por isso, você apenas necessita recriar essa ação.

Com a ajuda de um trapo úmido ou toalhita (pode ser áspera, para simular a língua da mamãe), massageie as zonas íntimas do filhote com cuidado. Você também pode massagear suavemente o abdômen dele para estimular os intestinos do gatinho. Se tudo correr bem, assim que você fizer isto, o gatinho bebê fará as necessidades.

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber - Como estimular filhote de gato a defecar?

Meu filhote de gato não defeca - o que fazer?

Se, após todas as suas tentativas, o filhote de gato continua sem conseguir defecar, o melhor é que você consulte o veterinário assim que possível. Os filhotes de gato, particularmente, são muito vulneráveis e delicados - qualquer situação não resolvida a tempo pode mesmo levar à morte do animal. É por isso que, perante qualquer anomalia, você deve atuar o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
11 comentários
A sua avaliação:
Cibeli Sabiao
Bom dia meu gatinho está com uns 6 anos, e está com problema de defecar o que eu poderia dar pra ele , tem pessoas que falam que o azeite não pode dar queria saber o que faço ? Desde já agradeço pela atenção.
Rosylene
Meu gato não consegui defecar e eu não sei o que fazer já troquei a ração e nada...
Editor umComo.com.br
Oi Rosylene! Você já testou as soluções do artigo?
A sua avaliação:
Bruna
Segui a dica é deu super certo com azeite
Fabíola Cristina
Coloque um supositório de glicerina nele, e estimule com pano úmido.
Carla
Olá o meu gato não consegue fazer cocó que devo fazer?devo dar algum laxante?
Editor umComo.com.br
Oi Carla! Recomendamos que você dê uma olhada nas orientações da matéria antes de medicar o seu gatinho.
Gabriel Soares
achei um filhote de gato no quintal de casa, sozinho... to cuidadno, dando leite, só que ele não defeca desde que o achei, tentei usar o paninho umido nas partes intimas e mesmo assim ele não faz, não tenho condições de levar no veterinario...
A sua avaliação:
Soraia
me ajudou muito, meu gato não consegue evacuar faz 3 dias e hoje sim.
A sua avaliação:
Manuela
A minha gata tem cerca de 12/13 anos, tem estado com problemas em fazer os seus cocós, não quer comer, a veterinária deu-lhe amo+ilaze um pó branco para lhe dar numa seringa. depois uma seringa de laveolac, mas nada parece resultar, e como consequência a minha gata está cada vez mais prostada. O que me aconselham??
Editor umComo.com.br
Oi Manuela! Sem um exame físico e respectivas provas complementares seria irresponsável da nossa parte opinar sobre qualquer plano de tratamento que seja diferente do definido pela sua médica veterinária. Assim, aconselhamos que você peça uma consulta de reavaliação ou que consulte uma segunda opinião. Rápidas melhoras para a sua gata!
Eli Lima
Mudou a ração comum, por a Urinária. 02 dias sem defecar. Fez obstrução a 05 dias.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Eli! Você fez a transição de alimentação de um dia para o outro ou ao largo de semanas? Foi com acompanhamento médico? Você deve consultar o seu médico veterinário o mais rapidamente possível antes que a situação se agrave.
Alexsandra
Olá minha gata com 06 anos tenta fazer coco nas não consegue e ela tenta varias vezes. N sei o que fazer minha família n tem condições de leva-lá ao veterinário. O que eu faço estou muito triste n quero perde-la.
Editor umComo.com.br
Oi Alexsandra! Pelo que você descreve parece que a sua gata está obstipada. É importante que ela beba muita água, de forma a hidratar o sistema digestivo. Pode adicionar uma colher de chá de azeite ao sachê para ajudar na evacuação também. De qualquer forma, se ela não defeca há mais de 24 horas,você deve mesmo ir a um veterinário o quanto antes.
lia bonfim
meu gato não consegue defecar. dei lavagem com oleo mineral mesmo assim ele não conseguiu. dei uma colher de café de azeite doce. nada. o que faço

Editor umComo.com.br
Oi Lia! Se nenhum desses remédios caseiros funcionaram, pode significar que o seu gato está com alguma obstrução ou problema grave. É muito importante que leve ele no veterinário o quanto antes porque quanto mais tempo passar mais se agrava a situação.
Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber
1 de 4
Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

Voltar ao topo da página ↑