Partilhar

Como cuidar de Pavões

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de Pavões

Os pavões são dos animais mais bonitos do planeta. São criaturas esplendorosas e glamourosas, especialmente quando os machos revelam as suas caudas abertas cheias de penas coloridas. Os pavões necessitam de cuidados adequados à sua espécie para prevenir malformações e problemas de saúde durante o seu crescimento e fase adulta. Se você está considerando criar pavões em sua casa ou apenas necessita de saber os cuidados a ter com este animal, continue lendo esse artigo do umComo e descubra como cuidar de Pavões.

Também lhe pode interessar: Como criar filhotes de Pavão
Passos a seguir:
1

Alojamento

Para cuidar de pavões com sucesso, é essencial acomodá-los de forma correta. Nas primeiras 6 semanas de vida, os pavões devem ficar em uma área aquecida. A temperatura inicial deve ser de 35 º C, diminuindo gradualmente. Os locais de clima tropical são os mais indicados para criar pavões, pela sua temperatura elevada, pelo que se o clima for frio o ideal é criar essa temperatura de forma artificial. Uma criadeira elétrica ou a gás oferece o calor necessário para os dois primeiros meses de vida dos filhotes.

Embora as aves adultas possam ficar soltas em uma propriedade, é preferível criar viveiros em terrenos secos com exposição solar e areia. Os pavões gostam de se deitar nos espaços arenosos. Você pode criar um viveiro com madeira, tela de arame e telhas de barro. Instale as telas nas laterais e no teto, coberto pelas telhas de barro, de forma a proteger as aves da chuva e de momentos de sol intenso.

A localização deve ser livre de ventos e umidade. Cubra o chão com palha seca ou serragem de madeira para evitar o contato direto com o chão e troque essa forragem todas as semanas. Não deixe pavões machos no mesmo viveiro ou eles poderão brigar até à morte.

Nota: Cada ave deve ter cerca de 8 metros de espaço para evitar surtos de doença e promover uma vida saudável.

Como cuidar de Pavões - Passo 1
2

Alimentação

Cada fase de vida de um pavão requer um tipo de alimentação diferente. Nas primeiras 24 horas do filhote, ele deve receber ração própria para um pavão em início de vida. Só depois de 6 meses é que a ração é mudada, sendo adequada à fase de reprodução. Os filhotes devem ingerir proteína nos primeiros meses de vida, por isso ofereça ovos cozidos e folhosas picadas (excepto alface) junto com as refeições.

Um bebedouro automático é o ideal para que a água se mantenha limpa e fresca, mas um balde grande também serve. Para que os ratos não tenham acesso à ração dos pavões, prefira pendurar o comedouro no teto.

Como cuidar de Pavões - Passo 2
3

Cuidados de saúde

Consultar o veterinário regularmente é essencial para garantir que os pavões estão saudáveis. As aves devem ser vermifugadas a cada dois meses, pelo menos. Os produtos indicados para vermifugar pavões incluem Piperazina, Ivomec e Ivermectina, mas o veterinário poderá recomendar o produto adequado à suia criação.

Os parasitas externos como os piolhos e os ácaros também podem comprometer o bem-estar e saúde dos seus pavões. Outra das suas preocupações deve ser o risco de doenças causadas por protozoários como a malária aviária e a histomonose, pelo que o veterinário deve ser consultado regularmente para diagnósticos precoces.

Como cuidar de Pavões - Passo 3
4

Reprodução

A reprodução dos pavões ocorre entre setembro e janeiro em aves a partir dos dois anos e meio de vida, altura em que atingem a maturidade sexual. Os machos podem acasalar com até 6 pavoas na fase reprodutiva. A pavoa bota cerca de 23 ovos em cada ano e eles eclodem em 30 dias, aproximadamente. Na fase do choco dos ovos, as galinhas e as peruas podem substituir a pavoa pois elas não são muito dedicadas à prática.

Nota: Se a pavoa estiver chocando ovos, coloque um pneu cheio de palha no centro do viveiro. Ela vai colocar os ovos lá, ao invés de os pôr no chão onde podem ser pisados ou devorados por outros animais.

Como cuidar de Pavões - Passo 4
5

Recomendações

  • Os pavões são animais agitados. Para evitar que se machuquem, não os assuste e procure manter o seu habitat tranquilo.
  • Garanta que o viveiro é grande o suficiente para um macho abrir a cauda, exibir as penas e voar. O viveiro deve também conter poleiros altos.
  • Tenha atenção a raposas e guaxinins que podem matar os pavões e comer os ovos.
6

Agora que já sabe como cuidar de pavões, confira esses artigos que podem ser do seu interesse:

Como alimentar um pintinho

Porquinho-da-Índia: O que deve saber antes de comprar

Como alimentar um porco vietnamita

Como cuidar de Pavões - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de Pavões, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de Pavões

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Josué Melo dos Santos
PARABÉNS PELOS TRABALHOS DESENVOLVIDOS , SOU CRIADOR DE PAVÕES E ACOMPANHO TODOS OS ARTIGOS PUBLICADOS .
Editor umComo.com.br
Oi Josué! Que bom que você gostou das dicas. Continue seguindo as matérias do umCOMO :)
JADIR CAMPOS
Tenho Pavões, Azul e Branco Posso Criar Solto, Juntos Com Perus e Galinhas Quero Receber Informações, [ Area cercada com tela com 2 mt de altura 2200 m2 ] MUITAS ARVORES
Editor umComo.com.br
Oi, Jadir. Neste artigo nós comentamos se é melhor criar os filhotes de pavão sozinhos ou não: https://animais.umcomo.com.br/artigo/como-criar-filhotes-de-pavao-24105.html

Como cuidar de Pavões
1 de 6
Como cuidar de Pavões

Voltar ao topo da página