Partilhar

Por que os cachorros gostam de carinho na barriga

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que os cachorros gostam de carinho na barriga

Uma das formas mais comuns de estreitar os laços entre cães e humanos é através das carícias e do carinho mútuo. Eles adoram atenção, mas de todos os gestos possíveis sem dúvida um dos que acham mais prazeroso é o carinho na barriga. Neste momento de êxtase o animal se sente muito bem, sente que é parte da matilha e que é acariciado pela pessoa mais importante para ele. Ou seja, um sonho para ele.

Mas sabe por que os cães gostam carinho na barriga? Se quer esclarecer esta dúvida, continue lendo, porque neste artigo de umComo vamos explicar tudo para você.

Também lhe pode interessar: Como evitar que os cachorros urinem na porta

O que significa o cão mostrar a sua barriga?

O cão mostra sua barriga como um sinal de submissão e confiança; este gesto indica que o animal sabe quem é o macho-alfa e que confia completamente em nós, sabendo que não o machucaremos de forma alguma. Não nos devemos esquecer que esta postura implica grande vulnerabilidade, por isso é uma forma que o animal tem de dizer que se sente à vontade conosco.

No entanto, também é possível que mostrar a barriga seja um sinal de submissão dirigido pelo medo; neste caso também podem ser observados gestos como enfiar o rabo entre as pernas e lamber as mãos do dono. Isso pode ser feito por um cão perante outros animais mais fortes, quando cumprimenta seu dono ou à frente de uma pessoa que não conhece bem; por isso se o cão parecer nervoso ou tenso quando mostrar sua barriga o melhor é não fazer carinho no animal logo, mas sim quando se sentir cômodo e com certa confiança.

Por que os cachorros gostam de carinho na barriga - O que significa o cão mostrar a sua barriga?

O prazer, a causa óbvia de que goste tanto

Evidentemente esta forma de contato com seu dono, com uma pessoa em quem confiam e a quem identificam como o líder da matilha, gera prazer neles, uma razão simples de por que os cães gostam que lhes façam carinho na sua barriga. Para estes animais trata-se de um ato que os tranquiliza e traz segurança, estreitando os laços com seu dono.

Agora que deixamos claro no ponto anterior que nem todos os cães mostram sua barriga para que a acaricie, também não são todos os cachorros que desfrutam desta ação. Se tiver notado que seu animal só mostra a barriga quando está muito nervoso, com medo ou tenso, mas quando tenta acariciar o local em outros momentos simplesmente vira-se rapidamente, isso indica claramente que não gosta disso, portanto convém respeitar e não acariciar.

Experimente acariciar outras zonas como o lombo ou atrás das orelhas, pontos usualmente prazerosos para este animal.

Por que os cachorros gostam de carinho na barriga - O prazer, a causa óbvia de que goste tanto

Segredos para acariciar o cão e para ele gostar

  • Não acaricie seu cão na barriga quando estiver nervoso ou com medo. A reação do animal pode ser imprevisível e o melhor é esperar que se acalme e se sinta confiante para isso.
  • Acariciar um cão é um ato onde ambos devem se sentir à vontade e seguros, por isso quando for o cão de outra pessoa é importante permitir que o animal se aproxime de nós, cheire e se sinta à vontade com a nossa presença antes de fazer uma caricia. Comece por zonas como o lombo, a cabeça ou atrás das orelhas, mas se observar qualquer sinal de rejeição por parte do animal, pare de imediato.
  • Se não conhecer bem o cão acaricie sempre com suavidade e nunca de forma brusca pois poderia assustá-lo. Os animais podem responder sem problema a carícias bruscas dos seus donos quando estão acostumados, mas um estranho é muito diferente, por isso cuidado.
  • Não dê palmadas ou tapinhas no cachorro pois não é algo que goste; ele prefere carícias suaves com as pontas dos dedos ou massagem em seu lombo ou barriga, com suavidade; com certeza que gostará muito mais.
  • Respeite sempre o cão, se detectar alguma zona que não gosta que toquem não insista ou o animal poderá acabar reagindo de forma negativa. Por mais domesticado que esteja não deixa de ser um animal e não devemos esquecer que merece respeito e consideração.
Por que os cachorros gostam de carinho na barriga - Segredos para acariciar o cão e para ele gostar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que os cachorros gostam de carinho na barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que os cachorros gostam de carinho na barriga

O que lhe pareceu o artigo?

Por que os cachorros gostam de carinho na barriga
1 de 4
Por que os cachorros gostam de carinho na barriga

Voltar ao topo da página