Partilhar

Como ser o líder do seu cão

Por Nídia Figueira. Atualizado: 2 agosto 2019
Como ser o líder do seu cão
Imagem: theukdogwhisperer.com

Os cachorros são animais que, por natureza, requerem um líder. Caso o dono aja de forma correta e assuma a liderança com eficácia, o cachorro saberá que ele é o líder da matilha. Sociáveis, os cachorros gostam de conviver em grupo para obter proteção e companhia. Apesar de parecer conversa de cão selvagem, isso também acontece com os cachorros domesticados pois ele se regem pelo seu instinto. Independentemente da raça, cães liderados pelos donos costumam ser mais comportados e dóceis. Respeite você também a hierarquia e aprenda como ser o líder do seu cão, lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como controlar um cão dominante
Passos a seguir:
1

A família como hierarquia

O seu cão olha para sua família como a matilha. Por esse motivo, é importante que você assuma quem lidera essa matilha para que ele saiba que é você quem manda. Apesar de isso parecer errado, a coisa certa é mostrar para o cachorro que ele é o membro menos importante da matilha para que ele seja obediente aos demais membros. Ele deve se subordinar a toda a família, inclusive às crianças.

Não tente contornar essa hierarquia, pois o cão só funciona dessa forma. Sempre ensine o cachorro de forma a que ele entenda que é o menos importante da casa. Isso não envolve desprezar ou mal-tratar o pet, apenas fazê-lo entender que você é o líder e que ele deve ser obediente a todos. Leia os passos seguintes para saber como ser o líder do seu cão.

2

Não obedeça ao cão

Você é o líder, por isso não satisfaça os caprichos do seu pet sem receber algo em troca. Quando você estiver comendo e o pet pedir comida, ele pode estar ordenando que você o alimente. Se você o alimentar, claro que ele se sentirá o líder. Termine sua refeição e, no final, peça para o pet sentar ou deitar antes de oferecer um petisco. Ele tem de entender que deve merecer a comida do líder.

Como ser o líder do seu cão - Passo 2
3

Respeite e será respeitado

É essencial que, para ser o líder, você não seja violento com o seu cachorro. Bater ou gritar está fora de questão, pois isso só vai desenvolver comportamentos violentos no animal, que imita o líder.

O respeito como líder não deve ser exigido. Se o cão se sentir o líder da matilha, saiba que isso acontece porque você errou e nada mais. Não culpe o animal pela sua desobediência caso ele ache está no comando da casa. Quando você faz isso, está exigindo a liderança. O que você deve fazer é ganhar essa liderança.

4

Elogie

Sempre que o seu cachorro tenha um comportamento submisso, como baixar a cabeça em confronto ou deitar de barriga para cima, elogie os seus atos. Você estará mostrando quem é o líder, oferecendo a recompensa da sua atenção e ocupando a posição principal na matilha.

Como ser o líder do seu cão - Passo 4
5

Ignore quando necessário

Quando o seu cão desobedecer aos seus comandos, a coisa certa a fazer é ignorá-lo completamente. Não faça o que ele quer, não grite, nem bata. Apenas ignore, não oferecendo carinhos ou atenção.

6

Sempre ande na frente

O líder sempre caminha na frente. Por esse motivo, o cachorro sempre vai procurar caminhar na sua frente. Quando passear o seu pet, não deixe que ele puxe a guia nem que caminhe na sua frente e lidere o passeio. O líder sempre decide onde ir e onde parar. Sempre conduza a viagem e isso vai fazê-lo entender que você é o líder.

Dica: Saiba como fazer um cão parar de puxar a guia, lendo esse artigo.

Como ser o líder do seu cão - Passo 6
7

Agora que já sabe como ser o líder do seu cão, confira esses artigos sobre comportamento canino e conviva melhor com seu pet:

Como socializar um filhote com cachorros adultos e pessoas

Como evitar que meu cão ataque os gatos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como ser o líder do seu cão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como ser o líder do seu cão
Imagem: theukdogwhisperer.com
1 de 4
Como ser o líder do seu cão

Voltar ao topo da página