Compreensão comportamento canino

Quais os sintomas da cinomose

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os sintomas da cinomose
Imagem: tudosobrecachorros.com.br

De entre o variado leque de doenças que podem afetar seu cachorro, a cinomose é uma delas, e à qual se deve prestar especial atenção pois é uma das doenças caninas com maior taxa de mortalidade (85%). Trata-se do vírus CDV (Canine Distemper Vírus) transmitido pelo ar ou por outros animais infetados e que afeta os que não têm a vacinação em dia, os de sistema imunológico fraco ou em desenvolvimento, como o caso dos filhotes até 1 ano de vida. Por esta razão é necessário estar atento aos sinais da cinomose, pois um diagnóstico tardio pode já não fazer a diferença entre a vida e a morte. Para saber se seu cachorro tem cinomose e para que o previna desta doença terrível, apresentamos-lhe neste artigo umComo.com.br quais os sintomas da cinomose. Continue lendo para o bem da saúde de sua mascote!

Também lhe pode interessar: Quais os sintomas de gastrite em cães
Passos a seguir:
1

A cinomose é caracterizada por ser uma doença muito instável, pois os sintomas e o momento em que eles começam se manifestando depende do órgão que é atingido. Por essa razão muitos donos de cachorros com cinomose notam que algo de errado se passa com seu animal, mas ignoram por pensar que se trata de algo momentâneo.

2

Assim sendo, numa primeira fase você poderá observar os sintomas desta doença através da falta de apetite de sua mascote, apatia, diarreia, vômito, febre, tosse e espiro e corrimento nasal e ocular. Estes sintomas costumam durar 2 dias e surgem após um período de incubação da doença que pode ir de 3 a 15 dias.

Quais os sintomas da cinomose - Passo 2
Imagem: bichosbrasil.com.br
3

Após esse período o cachorro parece voltar ao normal, o que induz em erro os donos que pensam ter passado a fase má. Este período de aparente cura pode durar meses e, em seguida, começam a surgir os sintomas específicos da doença que são também mais preocupantes. O cachorro começará a apresentar pústulas e pneumonia.

4

Com o desenvolvimento da doença, e já numa fase terminal, o sistema nervoso do canídeo é afetado e, com isso, poderão ser observados tiques nervosos, falta de coordenação motora, comportamentos alucinados (como correr em círculos e tentar de agredir o dono), convulsões, paralisia e até coma.

Quais os sintomas da cinomose - Passo 4
Imagem: terapiafloralon-line.blogspot.pt
5

Nesta última fase a doença já vai num estado muito avançado e há poucas chances do animal sobreviver, no entanto, se isso acontecer, ele ficará com sequelas. O cachorro afetado poderá apresentar todos os últimos sintomas acima descritos ou padecer ao primeiro, consoante seu estado de saúde e imunidade. Para saber como tratar bem dele nestes momentos difíceis consulte nosso artigo como cuidar de um cachorro com cinomose.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da cinomose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Esteja sempre atento à saúde do se cachorro de forma a prevenir o possível desenvolvimento da mortal cinomose.
  • Tenha o cuidado de manter em dia a vacinação do seu animal pois, apesar de não haver tratamento específico para a cinomose, se seu cachorro estiver vacinado as hipóteses de contrair o vírus são muito reduzidas.
  • Consulte um veterinário rapidamente assim que começar a notar sintomas suspeitos no seu cachorro.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: tudosobrecachorros.com.br
Imagem: bichosbrasil.com.br
Imagem: terapiafloralon-line.blogspot.pt
1 de 3
Quais os sintomas da cinomose