Partilhar

Quais os sintomas da doença do carrapato

Por Alana Martins. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais os sintomas da doença do carrapato
Imagem: dicasveterinarias.com.br

Você sabe quais os sintomas da doença do carrapato? É uma doença muito triste e nós em UmComo.com.br podemos te ajudar a identificar esses sintomas para que seu querido animalzinho de estimação possa receber o tratamento necessário o mais rápido possível! Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais são os sintomas da doença de carrapato.

Também lhe pode interessar: Sintomas de cachorro com carrapato

Como pode ocorrer a doença do carrapato?

A doença do carrapato que atinge os cães podem se manifestar dois tipos distintos:

  • Babesiose canina: causada por um protozoário chamado babesia, este protozoário acaba invadindo as células vermelhas presentes na circulação sanguínea dos cachorros, quando não há mais espaço para eles dentro das células elas acabam se rompendo, ou seja, são totalmente destruídas causando sérios problemas a saúde dos cães;
  • Erlichiose canina: é uma doença diferente da descrita acima, ela é manifestada pela presença de uma bactéria que invade as células brancas presentes na circulação sanguínea dos cães.
Quais os sintomas da doença do carrapato - Como pode ocorrer a doença do carrapato?
Imagem: rembrandtcarvalho.blogspot.com

Sintomas e tratamento

Sintomas e tratamento

Os sintomas manifestados na Babebiose canina são:

Anemia severa causada pela destruição das células vermelhas contidas no sangue desses animais (hemácias), além disso o animal ainda pode apresentar febre, letargia (redução da movimentação), diarreia intensa, presença de vômitos e palidez nas mucosas. A doença é detectada por meio de exames, só assim o veterinário poderá comprovar a existência do parasita no sangue do animal. É muito importante que se procure um veterinário imediatamente mediante a presença de qualquer um desses sintomas.

A babesiose canina é tratada por meio de medicamentos: antibióticos específicos para combater esse tipo de parasita.

Os principais sintomas da erliquiose canina são:

  • Na fase aguda da doença: o animal costuma manifestar febre alta, além disso letargia, perda brusca de peso advinda da falta de apetite e fraqueza intensa.
  • Na fase sub-clínica: normalmente essa fase é imperceptível pelos donos, o animal pode apresentar hemorragias, depressão, edema nas patas e palidez nas mucosas. É importante estar atendo e sempre examinar seu cão procurando detectar presença de alguma alteração patológica.
  • Na fase crônica: os sintomas são semelhantes aos apresentados na forma aguda, porém são mais brandos e o animal pode apresentar algumas reações advindas de sua imunidade (reações alérgicas), ele também pode apresentar, associadamente aos sintomas mencionados infecções, pneumonia, cansaço intenso e apatia, anemia e diarreia intensa.

O diagnóstico dessa doença também é feito por meio de exames.

Esteja atento a qualquer um desses sintomas pois essas doenças são muito graves e podem causar a morte de seu cão.

Quais os sintomas da doença do carrapato - Sintomas e tratamento
Imagem: blogs.diariodepernambuco.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais os sintomas da doença do carrapato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Seu cão já teve a doença do carrapato? Conseguiu sobreviver? Conte-nos sobre sua experiência, tenho certeza que todas as pessoas que possuem cachorros como animais de estimação gostarão muito de saber mais informações sobre a doença.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
A sua avaliação:
deusania
gostaria de saber o nome especifico de um piroplasmodico
camila
Essa maldita doença da esparmos?
A sua avaliação:
Raquel
Meus dois cães tiveram e tomaram dexociclina por 10 dias,ficaram bons,infelizmente n dei fe q um deles foi acometido novamente,to dando dexociclina e muito amor,a segunda veio bem puor,esta desorientado,mas felizmente esta se alimentando bem e bebendo agua,agora vou acrescentar quiabo a dieta dele,pois fuquei sabendo q ajuda na recuperacao do animal! N percam a esperanca,lutem pelo seu bebe!
Camila
Oi. Ele se recuperou?
daniel
Meu cachorro da raça beagle,também teve essa doença mais não resistiu e veio a falecer.
Romilda da Costa de Paula
Meu querido Bruce da raça Basset Hound teve recentemente essa doença do carrapato e eu digo foi com muito amor e perseverança que ele se salvou eu fui enfermeira dele praticamente durante 18 dias muito soro comida batida ele ficou praticamente morto mas eu tenho certeza que com o meu amor e a ajuda do Dr. Rafael e acima de tudo Deus, hoje ele esstá curado lindo correndo gordo e feliz eu amo meu bruce
Rafaela
Minha cachorrinha é uma bassê e ela deu carrapatos há cerca de dois meses atrás e só agora começou a ficar triste, sem comer, com o quadril pesado, calambiando e o veterinário a diagnosticou como sendo doença de carrapato. Mesmo depois de um tempo sem carrapatos a doença pode ser manifestada?
Raquel
Sim Rafaela,o meu deu de novo agora e esta sendo bem mais difícil,estou dando antibiótico e vou acrescentar a dieta dele quiabo,q fiquei sabendo q ajuda bastante na recuperação! Bjus e boa sorte com seu bebe!
Natalia Karina
Oi Boa Tarde Eu tinha uma cachorra basset que chamava Luma ela estava normal a uma semana atras derrepenti ela ficou com a boca branca e não queria comer mais so beber água e vomitava sangue estava muito triste não saia da casinha era uma situação muuuito triste para quem tem amor ao seu animal mais chamei o veterinario e ele venho ontem aqui na minha casa e deu uma engeção nela para animar ela e hj as 8:30 ele iria vim buscar ela para fazer todo o procedimento mais não deu tempo ela morreu nesta madrugada eu estou muito arrasada

Quais os sintomas da doença do carrapato
Imagem: dicasveterinarias.com.br
Imagem: rembrandtcarvalho.blogspot.com
Imagem: blogs.diariodepernambuco.com.br
1 de 3
Quais os sintomas da doença do carrapato

Voltar ao topo da página