Partilhar

Quais são as principais doenças dos periquitos

Todos os animais correm o risco de ficar doentes e sofrer condições que podem afetá-los em maior ou menor grau. Assim ocorre também com os periquitos, um dos pássaros mais comuns nas residências, que podem se ver afetados por diversas doenças e parasitas. Sempre que vejamos algum sintoma em nosso animal de companhia, deveremos ir ao veterinário para que diagnostique o que está acontecendo com o nosso animal de estimação e administre o tratamento adequado. Com este artigo de umComo.com.br você pode fazer uma ideia de quais são as principais doenças dos periquitos.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um periquito

Catarro gastrointestinal

Produz-se quando o periquito ingere alimentos adulterados ou comida verde sem lavar. O pássaro está triste, apresenta uma cor violeta ou roxa, com a parte superior do peito muito distendida, as penas arrepiadas e deixam de comer, mas bebem com muita ânsia. Esta doença dura uns 3-5 dias e, infelizmente, é incurável e o periquito morre. Para evitá-lo, devemos alimentar o nosso animal de estimação com grãos limpos e alface bem lavada.

Asma

Doença crônica que se caracteriza pela dificuldade de respirar. É uma doença difícil de curar (às vezes inclusive impossível), mas não costuma resultar em morte. É importante não cansar o periquito, para que possa respirar mais tranquilamente.

Bronquite

Tal como no caso dos humanos, se trata de uma inflamação dos brônquios e mucosas que cobrem as vias aéreas. Pode-se produzir por causa de germes, pelo pó, etc. É necessário separar de outros exemplares para evitar o contágio e colocar em um lugar ventilado, mas sem correntes de ar.

Epilepsia

Esta condição é comum nos exemplares jovens, é possível reconhecer porque os periquitos se mostram muito alterados, andam à volta pela jaula e terminam ficando paralisados, o que já lhes impede de saltar e voar. Trata-se de uma doença incurável.

Fraturas

Produz-se o rompimento de algum osso, normalmente das asas ou das patas. Em geral, não supõe nenhuma complicação, mas uma má solda do osso poderia deixar o periquito manco.

Paratifose

Quando os periquitos são contagiados por esta doença perdem a alegria, deixam de cantar, ficam com os olhos fechados e respiram aceleradamente, entre outros sintomas. Será necessário isolá-los, mas infelizmente demoram muito pouco para morrer.

Piolho

Trata-se de uns parasitas muito pequenos que se metem debaixo das penas destas aves por causa da má higiene. Os principais sintomas são as penas arrepiadas e o fato dos pássaros estarem inquietos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são as principais doenças dos periquitos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se você acha que o seu periquito está doente, leve-o ao veterinário.

Escrever comentário sobre Quais são as principais doenças dos periquitos

61 comentários
A sua avaliação:
robson gutierrez
olá... tinha um periquito que ficou com a gente por 7 anos, sempre bem cuidado. um dia escutei um barulho estranho na gaiola tipo de um piado afogado, fui ver ele estava caido morto com sangue no bico e nas narinas, ficamos arrasados.... o que poderia ser? obrigado
A sua avaliação:
Gabriel
meu periquito ele fica fazendo um som diferente e baixo e nao come direito o que pode ser ?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Gabriel! Impossível saber o que o seu papagaio tem de errado sem um exame físico. Recomendamos que você consulte um veterinário de aves o mais rápido possível para que ele possa recomendar um tratamento adequado. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
shayra
meu periquito ele tomou muito ivomec e n sei oq fzr ele esta enjoado e ta se balançando muito e n quero que ele morra oq fzr?
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Shayra! Ele tomou Ivomec oral? Começou com esse comportamento logo após tomar? Você deve consultar um veterinário com a máxima urgência. Pelo que você descreve, o mais provável é que o fármaco tenha entrado nas vias respiratórias e ele está com muita dificuldade em respirar.
Priscila Rangel
Ola boa noite hj estou mt triste. Pq todos os filhotinhos da minha periquita morreram. Vou contar a história qm sabe alguem possa me ajudar pra q isso n aconteça de novo na próxima ninhada. Ganhei um viveiro com uma fêmea e um macho e 2 filhotes desses casal ja grandinho. Essa fêmea teve ms1 ninhada de 2 ovinhos, ms n vingou nenhum. Acredito q tenha sido pq mudou de casa. Daí ligo depois colocou 4 ovos 3 nasceram Ms um acabou morrendo bem pequeno ela o colocou do outro lado do ninho. Agora já estao grandinhos espertos cm 3 meses. Dai ela colocou ms 3 ovos e a outra fêmea q era filha dela q veio junto tb colocou 5 ovinhos e todas as 2 foram do msm macho. Sendo q essa q colocou 5 e do pai dela, a fêmea Ms velha q colocou 3 ovos só nasceu 1. E a fêmea de 5 ovos nasceram 4. Ah umas 2 semanas a tras qnd fui olhar o ninho da q tinha 1 filhote apenas esse filhote estava morto, estava grandinho e empenando. Passado uns 4 dias o 3° filhote da outra fêmea pareceu morto tb a começando a empenar. No dia seguinte o caçula dessa ninhada tb amanheceu morto tb ja tendo as peninhas. Fiquei triste ms ainda conformada por ter 2 filhotes espertinhos cm bastante penujem. Ms qnd foi hj o dia já n começou tão bem. Ao acordar fui olhar o ninho e um filhote estava morto, ms o mas velho ainda estava vivo. Ms qnd foi a tarde ele cabou morrendo. Percebi q eles tinham um pouco as penas abertas. Alguém pode me ajudar me dizendo o q pode ter causado a morte desses meus 5 filhotes? Aki na minha cidade essa época esta um pouco frio, ms eu cubro bem o viveiro pra ajudar a proteger do frio. Agradeço mt se alguem souber dizer o q houve pra q n aconteça de nova. Pq é mt triste.
Nídia Figueira (Editor/a de umCOMO)
Oi Priscila! Pelo que você descreve pode se tratar de uma doença vírica e por isso causou a morte de todas as aves. Se for esse caso, é importante que consulte assim que possível um médico veterinário de animais exóticos, para que seja feito um diagnóstico e mais nenhuma ave sofra o mesmo destino. A única forma de saber exatamente a causa de morte será fazer a necrópsia de alguma das aves que morreu. Esperemos que não volte a passar nenhuma fatalidade.
Vera fagundes
meu periquito está triste,olhos fechados ,arrepiado,quite .O que fazer? Li muitas coisa importantes sobre periquito.Foi de grande valia. Obrigada.
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Pelo que você descreve, ele tem sinais clínicos de que está doente. As aves raramente demonstram que estão doentes e quando o fazem é porque está num estado avançado. Assim sendo, a ida ao veterinário de animais exóticos deve ser o mais breve possível.
Rubens mattos
a minha periquita esta com o anus encho o que eu faço,como trata?
Editor umComo.com.br
Oi Rubens! Você necessita levar a sua periquita num veterinário o mais rápido possível para que ele possa fazer um diagnóstico correto e recomendar um tratamento adequado.
A sua avaliação:
Hélvio Amaral
Meus periquitos bebem pouca água, o que é???
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião talvez seja por quer eles estejão doente ou a vasilha não esta sendo bem lavada ou pode ser normal mas a minha dica e leva á um veterinario espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
vera lucia
Meu periquito está com verrugas na carinha que coçam e stá nascendo mais quase tapando os olhos. suas patinhas estão esbranquiçadas, comprei extrato e thuya eusei na água durante alguns dias e nada adiantou e os carcinhos aumentaram. O que fazer...
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião leve para um veterinario ele dira se o passarinho presiza de algo ou esta doente espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
Marianni
olá, gostaria de saber quais são procedimentos para curar a asma (ou pelo menos dar uma aliviada).
Gianini Cavalcanti
Bom, na minha opnião deixe eles em um lugar com bastante ar que eles esteja seguros e confortaveis isso aliviara um pouco espero que tenha ajudado
A sua avaliação:
valdany ramalho
boa tarde! o meu periquito só quer ficar encima da gente. tem algum problema dele trazer alguma coisa pra nós.Porque fica muito encima da nossa cabeça e defeca encima da gente. tem algum risco?
Marianni
Isso é óbvio! Mas é só ter um censo mais higiênico.
Gianini Cavalcanti
talvez,Bom na minha opnião leve para um veterinario ele dira tudo oque fazer.

Voltar ao topo da página