Quais são os alimentos tóxicos para os cães
É um grande companheiro e em muitas ocasiões nosso melhor amigo, por isso desejamos que nosso cachorro se mantenha saudável e feliz, uma tarefa que depende em grande parte de nós e dos cuidados que damos ao nosso animal de estimação. Conhecer suas necessidades nutricionais e saber os alimentos que podem ser prejudiciais e até venenosos para nosso cão é fundamental para garantir sua segurança. Por isso em umComo.com.br explicamos-lhe quais são os alimentos tóxicos para os cães que você deve evitar dar.
Passos a seguir:
A cebola e o alho são dois ingredientes comuns em nossas casas que são muito tóxicos para os cães, em especial a cebola. Ambos contêm tiosulfato uma substância que produz no animal diarreia, vômitos, problemas respiratórios, perda de apetite e urina com sangue. Em casos mais graves pode fazer com que o animal comece a sofrer de anemia hemolítica devido à destruição dos glóbulos vermelhos.
Se preparar comida em casa para seu cão, jamais deve incluir estes ingredientes.
Os humanos adoram o chocolate e pensamos que dar de vez em quando uma bolacha com chocolate ou um pedacinho deste doce para nosso cão não lhe fará mal. Mas nos enganamos, este conta com teobromina que ao se acumular em grandes quantidades no corpo do cão torna-se tóxica. Se o animal consumir uma pequena porção pode ter unicamente mal-estar estomacal, mas em quantidades maiores terá também espasmos musculares, convulsões, taquicardia, hemorragias internas e inclusive um ataque do coração.
É bom você saber que o chocolate preto é o mais tóxico de todos, por isso deve mantê-lo afastado de seu cão.
Inicialmente o cachorro alimenta-se com leite materno, passada esta etapa os cães costumam desenvolver intolerância à lactose, por isso não é conveniente lhes dar nenhum tipo de alimento que contenha essa substância. Leite, queijo, iogurte, etc, costumam produzir vômitos, diarreia e mal-estar estomacal. Ainda que não seja propriamente venenosa para o animal, sua ingestão não os beneficia.
O tomate e a batata são outros ingredientes inadequados para a alimentação de nosso cão. O segundo contém fécula que é muito difícil de processar pelo animal, e o primeiro é muito ácido para seu estômago. Ambos provocam mal-estar estomacal, diarreia e vômito.
Todo tipo de nozes, e particularmente a macadâmia, são altamente tóxicas para os cães devido a seu conteúdo de fósforo. Podem produzir danos renais e vesiculares, vômitos, espasmos musculares, debilidade e inclusive, em casos mais graves, paralisia.
As uvas ou as uvas passas são também muito perigosas para nosso animal. Nem todos os cães apresentam uma reação a este alimento, como é impossível determinar se nosso cão as tolerará ou não, o melhor é não permitir que as consuma. O animal pode apresentar vômitos, diarreia, espasmos musculares, debilidade, desidratação, dano renal e em casos mais graves pode morrer.
Devido a seu alto teor de gordura e a diferentes substâncias que o compõem, o abacate é também tóxico para o animal. Do mesmo modo que não é conveniente dar ao cão alimentos com farinha de trigo, frango cru, bebidas com cafeína ou sal.
A melhor forma de manter nosso cão seguro é alimentando-o com ração ou produtos comerciais destinados especialmente para eles. Assim garantimos sua correta nutrição e especialmente sua segurança.
Além disso, é importante saber o que fazer se seu animal de estimação se intoxicar, desta forma garantirá uma rápida atenção médica que fará toda a diferença.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os alimentos tóxicos para os cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.