Partilhar

Como limpar os olhos do meu cachorro

Como limpar os olhos do meu cachorro

Amamos o nosso cachorro e queremos vê-lo sempre contente e saudável, uma tarefa que depende em grande media dos cuidados que lhe damos. Alimentá-lo de forma adequada e mantê-lo limpo é muito importante, em especial nas zonas delicadas como os olhos. Mas muitas vezes limpar o nosso cachorro neste zona pode se converter em um verdadeiro desafio, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe como limpar os olhos do seu cachorro de forma simples.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do meu cachorro
Passos a seguir:
1

É importante manter os olhos do seu cachorro bem limpos para evitar a acumulação de crostas e remelas, ou o desenvolvimento de infecções oculares que possam ser muito desconfortáveis para o animal. Além disso evitamos assim que o animal de estimação, ao sentir coceira e desconforto, tente coçar a região ocular com as patas, algo que costuma produzir muitas complicações.

2

Como sempre, a recomendação é que habitue o seu cachorro a este tipo de higiene desde cachorrinho, assim evitará que se ponha nervoso durante este processo. De qualquer forma, você nunca deve estar estressada, caso contrário o animal perceberá e não deixará que lhe toquem com tanta facilidade.

3

Pegue o seu cachorro de forma gentil mas segurando com firmeza para evitar que se escape. A forma mais prática é sentá-lo no seu colo, mas se o seu cachorro for muito tranquilo pode limpar-lhe os olhos sentado em frente a ele.

4

Mergulhe um pedaço de gaze em uma solução fisiológica, especial para limpar tanto os olhos humanos como os dos animais, ou em camomila morna, e deslize com suavidade de cima para baixo, retirando pouco a pouco a sujeira. É melhor fazê-lo suavemente e repetir várias vezes para que o olhos fiquem bem limpos, do que fazê-lo apenas uma vez bruscamente.

5

Repita o procedimento com o outro olho, mas usando sempre uma gaze nova, assim evitará que se transmitam possíveis infeções de um olho para o outro.

Pode limpar os olhos do seu cachorro duas vezes por semana, a menos que se trate de uma raça propensa a acumular remelas e sujidade, ou caso o seu animal de estimação tenha tido problemas oculares, nesses casos é conveniente limpar diariamente.

6

Ao terminar não se esqueça de premiar o seu cachorro com um delicioso biscoito especial para cães, desta forma o animal começará associar a limpeza dos olhos com algo positivo que no final tem uma recompensa, tornando-se assim mais dócil com o passar do tempo.

Veja também: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar os olhos do meu cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como limpar os olhos do meu cachorro

1 comentário
shayanne moura
Ola me chamo shayanne tenho um pitboll aue esta com as suas vacinas em dia mais ele tem carnes crescidas nos cantos dos dois olhos e remelam mto aueria saber se isso e normal ou naum ....e como q eu poderia estar limpando sem machucar???
Creusa
Pode estar com conjuntivite. Consulte um veterinário

Como limpar os olhos do meu cachorro
Como limpar os olhos do meu cachorro

Voltar ao topo da página