PARTILHAR

O que fazer se cachorro comer chocolate

Carla Fernandes
Por Carla Fernandes. Atualizado: 16 janeiro 2017
O que fazer se cachorro comer chocolate

Se você é daquelas pessoas que adora mimar o seu cachorrinho e tem tendência a dar tudo o que você come, preste atenção a este artigo. Nem tudo o que inclui a dieta dos humanos é aconselhável para a alimentação dos cachorros, e um dos alimentos mais tóxicos é o chocolate. Um pedaço deste doce pode causar problemas ao seu pet, e sempre que suspeitar que o animal tenha comido chocolate fique preocupado e siga os seguintes conselhos que este artigo de umComo lhe oferece para você saber o que fazer se cachorro comer chocolate.

Também lhe pode interessar: Cachorros podem comer pão?

A teobromina e os sintomas no cachorro

O chocolate é constituído por cacau, e este tem uma substância chamada de teobromina, que é um derivado do produto de todas as árvores de coco. Este componente é muito tóxico para os cachorros e os chocolates com maior teor de coco são relativamente piores que os chocolates de leite. Para além de causar intoxicação este alimento tem outro problema: o excesso de açúcar que pode causar problemas a nível do estômago. A teobromina fica no organismo por um bom tempo, pode durar até 6 dias e não é eliminada pelos rins, mas pela via hepática.

Acontece frequentemente os seus donos se esquecerem do chocolate em algum sítio da casa onde o cachorro consegue alcançar ou mesmo no caixote do lixo, que com o seu faro apurado consegue reconhecer, revirando o lixo até encontrar a guloseima. Procure também avisar as crianças a não oferecer tudo o que estão comendo ao animal o que torna a situação ainda pior.

Primeiramente mantenha a calma e avalie a situação. Se o cachorro de médio ou grande porte consumiu uma pequena quantidade é provável que não cause um um efeito muito notório. Vá junto do local onde o cachorro comeu o doce e calcule a quantidade efetiva que ele comeu, caso tenha sido mais que um pedaço médio, fique a alerta para os seguintes sintomas que aparecem nas primeiras 6 a 12 horas após o consumo:

  • Vômitos
  • Sede fora do normal
  • Diarreia
  • Urinar com maior frequência
  • Inquietação
  • Tremuras
  • Contrações musculares
  • Arritmia e aumento de ritmo cardíaco.

Veterinário

Logo que possível leve o seu animal a um médico veterinário mais próximo ou contacte o veterinário habitual com a embalagem do chocolate que ele comeu, e guarde algumas informações em relação a quantidade ingerida e ao intervalo de tempo decorrido. Se for recomendado pelo profissional leve-o a uma clínica veterinária de tratamentos, pois estes possuem medicamentos e equipamentos necessários a uma intoxicação. O veterinário vai tentar fazer que o animal vomite com água de salina por isso poderá ser necessário ficar internado até controlar os sintomas.

Indução ao Vômito

O chocolate é engolido inteiro, em grande parte dos casos, e é possível provocar o vômito do alimento ao cachorro se recomendado pelo veterinário. Este procedimento só deve ser toado se o chocolate tiver sido ingerido dentro de uma hora e se o cachorro não tiver tremor. Siga os conselhos para induzir o vômito ao seu cachorro:

  • Peróxido de Hidrogênio - Misture esta solução aquosa mais conhecida por água oxigenada, com água numa porção de metade cada, e dê de beber ao seu cachorro. Se for mais conveniente use uma seringa de dosagem oral. Administre aos cães de pequeno porte 1-2 colheres e aos cães maiores, 3-4 colheres eram suficientes para o cachorro vomitar. Espero por 15 minutos e leve-o para o exterior. Se o cachorro não vomitar administre outra dose e aguarde. Caso não resulta não volte a dar mais peróxido de hidrogênio pois pode causar efeitos adversos.
  • Carvão ativado - Esta é a ultima alternativa e permite absorver os componentes tóxicos do chocolate nos intestinos. Use um dose de 1 grama de pó de carão dissolvida em 5 ml de água por cada quilo corporal do seu cachorro. Também deve ser administrado com o aconselhamento do profissional e não deve ser dado se o cachorro estiver com vômitos, tremores e convulsões. Repita o procedimento de cada 4 a 6 horas e durante 2 a 3 dias. Junte a mistura a um pouco de comida em lata ou use uma seringa de dosagem oral para facilitar a ingestão mas esta não é aconselhável pois o risco de chegar aos pulmões aumenta. Não use esta solução repetidamente pois só trás complicações ao organismo do seu animal.

Veja também o seguinte artigo onde lhe explicam tudo sobre envenenamento em cachorro, os sintomas e tratamentos.

O que fazer se cachorro comer chocolate - Indução ao Vômito

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se cachorro comer chocolate, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
O que fazer se cachorro comer chocolate
1 de 2
O que fazer se cachorro comer chocolate

Voltar ao topo da página ↑