menu
Partilhar

Quais são os animais mais perigosos do mundo

Por Sara Silva. Atualizado: 16 janeiro 2017
Quais são os animais mais perigosos do mundo
Imagem: todosri.com.br

O mundo está repleto de animais de diferentes tamanhos, espécies e habitats. O próprio ser humano é um animal, que vive tentando se ligar aos outros animais. No entanto nem todos os animais são dóceis e amigáveis, pelo que é importante saber de quais se manter afastado. Para isso, neste artigo de umComo.com.br lhe damos a conhecer alguns dos animais mais perigosos do mundo.

Hipopótamo

Este mamífero parece tranquilo, inofensivo e vagaroso, no entanto lidera a lista dos animais mais perigosos em todo o mundo devido à sua imprevisibilidade e ataques impiedosos. Com suas 3,6 toneladas e boca que abre até 1,2 metros pode desfazer em segundos qualquer outro animal que esteja invadindo seu território ou que represente uma ameaça para seus filhotes. Você com certeza não vai querer irritá-lo!

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Hipopótamo

Tubarão-branco

Este não é surpresa: todo o ano ouvimos falar em ataques de tubarão branco, o que faz dele a criatura marinha mais temida, quer para os humanos quer para os animais que partilham o habitat com ele. Seus 300 dentes afiados estão preparados para desfazer qualquer coisa que se atravesse em seu caminho, e se sentir o cheiro a sangue por perto torna-se um predador ainda mais feroz.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Tubarão-branco
Imagem: online24.pt

Água-viva australiana

As águas-vivas dão um espetáculo incrível com sua forma misteriosa e movimentos hipnotizantes, mas nós aconselhamos que as continue vendo apenas na televisão. Seus longos tentáculos possuem uma toxina tão poderosa que é capaz de matar um ser humano em segundos. Os poucos sobreviventes de um ataque de Água-viva Australiana descrevem a experiência como um choque eléctrico de dor insuportável.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Água-viva australiana
Imagem: life-sea.blogspot.pt

Cobras e serpentes

Todos sabemos que as cobras e serpentes são dos animais mais perigosos que passeiam pelo planeta terra, e algumas espécies lideram a lista das mais venenosas e mortais do mundo, como o caso da Mamba-negra, Cobra-Naja, Cobra Asiática, Cobra Real, entre outras. Os habitats das cobras e serpentes mais ameaçadoras são maioritariamente em África, Austrália e Ásia e todos os anos causam milhões de mortes por envenenamento.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Cobras e serpentes

Mosquito

Parecem simplesmente irritantes, causadores de coceira e de zumbido que não nos deixa dormir, mas na verdade são um dos animais mais perigosos e mortais do mundo. A razão é que certas espécies de mosquito transportam consigo vírus de doenças fatais como a Malária e febre amarela, que causam a morte de milhares de pessoas todos os anos. Habitam sobretudo em regiões tropicais mas conseguem também sobreviver bem ao frio.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Mosquito

Dragão de Komodo

Imagine uma serpente com pernas e aspeto de crocodilo e terá uma imagem bem próxima de um Dragão de Komodo, também chamado de Crocodilo-da-terra. Tal como essa espécie, este réptil mata por envenenamento, através de picadas letais. Habita em algumas ilhas da Indonésia e chega a medir 3 metros, o que faz dele um lagarto bem curioso. No entanto não deixe sua curiosidade chegar muito perto, o Dragão de Komono é um animal bem instável.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Dragão de Komodo

Crocodilo

O crocodilo é outro animais que, com certeza, todo mundo sabe que não é de confiança. Apenas seu ar é ameaçador o suficiente, com grandes mandíbulas, 6 metros de comprimento e chegando a pesar 1 tonelada em algumas espécies. Seu principal alvo não são os humanos, mas não é por isso que vão deixar impunes os que se atravessarem em seu caminho. Dentro do grupo dos crocodilos os mais perigosos são o crocodilo de água salgada e o crocodilo do Nilo.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Crocodilo

Búfalo selvagem africano

Seu grande porte e imponentes chifres impõem respeito, e de fato este animal deve ser respeitado, pois todos os anos causa a morte a centenas de pessoas. Em África, continente onde pode ser encontrado, é conhecido também por "morte negra" devido ao fato de atacar em manada, tornando impossível a fuga de qualquer presa. Por isso já sabe: se estiver passeando calmamente em uma savana africana e avistar um grupo de búfalos correndo em sua direção, isso com certeza não é bom sinal.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Búfalo selvagem africano
Imagem: achetudoeregiao.com.br

Escorpião-amarelo

Pode ser encontrado em zonas de matagal, sobretudo no sudeste brasileiro e seu tamanho não deve ser de todo ignorado, pois quanto mais pequeno mais perigoso é. Sua cauda transporta um veneno bem poderoso que causa a morte por parada respiratória, no entanto muitas vítimas conseguem sobreviver recorrendo logo de imediato a ajuda médica. De qualquer jeito não confie, e se se cruzar com este bicho, desvie de seu caminho.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Escorpião-amarelo
Imagem: senado.gov.br

Aranhas

Tal como as cobras e serpentes, o grupo das aranhas engloba várias espécies bem perigosas e ameaçadoras. É o caso da Viúva-negra, Solífugo, Aranha-armadeira entre outras. Muitas delas são comuns no território australiano e brasileiro, no entanto não se assuste pois existem antídotos eficazes. Certas espécies não transportam veneno, mas atacam com ferozes picadas que irão deixar igualmente uma dolorosa recordação.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Aranhas

Outros animais perigosos

Além dos listados, existem muitos outros animais considerados perigosos, tal como o Urso Polar, o Urso Pardo, Sapo Azul, Leão Africano, Elefante e outros. No entanto há um aspeto a ter em conta: certas espécies são consideradas extremamente perigosas por seus ataques ferozes a outras espécies de animais que não os humanos, pelo que, apesar de representarem perigo, não são propriamente ameaçadores para as pessoas. Muitas vezes atacam apenas para se defender e não por se quererem alimentar, pelo que, baseando-nos nessa lógica, poderíamos considerar muitos outros animais nesta lista.

Quais são os animais mais perigosos do mundo - Outros animais perigosos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os animais mais perigosos do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Conselhos
  • Quando estiver próximo de qualquer um dos animais referidos lembre-se que a curiosidade poderá ser seu pior aliado e afaste-se. Se pretender observar qualquer destas espécies faça-o de forma segura, por exemplo, visitando um Zoológico.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
cayo
achei muito bom
Editor umComo.com.br
Oi Cayo! Que bom que você gostou do artigo. Continue seguindo o umCOMO :)
Afonso Felix Tsuwapte
O animais mais perigoso é o jararaca, cascavél, surucucu.
A sua avaliação:
francisco das chagas santos silva
muito bacana a cada especie de animal.... madem pra mim varias especies extintas por favor....
Editor umComo.com.br
Oi Francisco! Veja aqui quais os animais em extinção no Brasil: http://animais.umcomo.com.br/artigo/animais-em-extincao-no-brasil-8319.html

Quais são os animais mais perigosos do mundo
Imagem: todosri.com.br
Imagem: online24.pt
Imagem: life-sea.blogspot.pt
Imagem: achetudoeregiao.com.br
Imagem: senado.gov.br
1 de 12
Quais são os animais mais perigosos do mundo

Voltar ao topo da página