Outros Ciências animais

Qual é o animal mais inteligente do mundo

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Qual é o animal mais inteligente do mundo

Alguma vez se perguntou qual é o animal mais inteligente de todos? Todo mundo sabe que o ser humano tem a capacidade de raciocinar, de se comunicar e de ter consciência própria, mas estamos sozinhos no nosso planeta? Muitos cientistas e biólogos levam anos estudando e analisando o comportamento de alguns animais para determinar a sua inteligência e poder avaliar a sua capacidade intelectual, independentemente da possibilidade de comunicação conosco. Neste artigo de umComo vamos tirar as suas dúvidas a este respeito explicando qual é o animal mais inteligente do mundo.

Também lhe pode interessar: Qual é o animal mais forte do mundo

Índice

  1. O chimpanzé, o irmão do ser humano
  2. O golfinho, o animal aquático mais inteligente
  3. Outros mamíferos inteligentes
  4. A ave mais inteligente: o corvo
  5. O caso do polvo

O chimpanzé, o irmão do ser humano

O chimpanzé é o mamífero mais inteligente do mundo, sendo inclusive capaz até de imitar o homem e de usar ferramentas com as mãos. Ainda que não tenha a capacidade anatômica para poder falar e criar palavras, a verdade é que tem um sistema de comunicação baseado em diferentes sons, gritos, rosnados e outros, que expressa ao resto da sua comunidade diferentes mensagens para falar de si próprios (se estão contentes, furiosos, tristes, etc.) assim como avisar sobre diferentes aspectos do meio (se há perigo, se há comida, etc.); consequentemente, dispõem de uma comunicação não verbal assumida por todos os membros do grupo.

Além disso, observou-se que os chimpanzés não têm apenas a capacidade de usar ferramentas, mas também de fabricá-las! Em seu dia a dia, são capazes que um pedaço de pau possa ser usado como uma ferramenta para pegar formigas, por exemplo, ou também de usar pedras ou galhos para se defender dos seus inimigos.

Não devemos esquecer que 98% do DNA dos chimpanzés é o mesmo que o nosso e, por este motivo, podem chegar a realizar tarefas similares às nossas. Sua capacidade para raciocinar de forma lógica está muito desenvolvida e, por isso, podem chegar a resolver alguns problemas ou, inclusive, entender a linguagem de sinais.

Qual é o animal mais inteligente do mundo - O chimpanzé, o irmão do ser humano

O golfinho, o animal aquático mais inteligente

Passamos do ambiente terrestre ao aquático para encontrar o segundo animal mais inteligente do mundo: o golfinho. Sabe-se que usam gestos e sons para comunicar, um ruído parecido ao de um apito com o qual podem chegar a lançar diferentes mensagens dentro da sua comunidade social. O fato de serem animais que vivem em grupo permite que seu sistema de comunicação seja mais rico e variado que entre outras espécies; seus apitos são emitidos tanto para lançar mensagens de aviso como para identificar as mães, para brincar, apostar corridas, etc.

Seu sistema comunicativo move-se em diferentes frequências e, dependendo da frequência usada, significa uma coisa ou outra. Tentar decodificar estes sons é uma tarefa que muitos cientistas e especialistas levam anos testando para, assim, poder descifrar todo o sistema que estes animais possuem.

Dentro do seu habitat natural os golfinhos podem chegar a se comunicar para poder desenvolver estratégias que permitam capturar as suas presas ou se defender de alguns inimigos. Além disso, são animais que não praticam sexo com fins meramente reprodutivos, fazem-no por puro prazer.

Qual é o animal mais inteligente do mundo - O golfinho, o animal aquático mais inteligente

Outros mamíferos inteligentes

Mas a lista não acaba aqui! Há outros animais que também podem se vangloriar de ter uma inteligência notável e, com certeza, alguns deles você não esperava encontrar nesta lista. De seguida, vamos revelar outros mamíferos que também dispõem de uma grande capacidade intelectual.

Os elefantes

Quando falamos da "memória dos elefantes" nos referimos, precisamente, a que estes animais têm uma grande capacidade de lembrança. Mas, antes de mais, destacamos sua grande capacidade comunicativa dentro da sua manada, pois assim como acontece com os golfinhos e os chimpanzés, o fato de viverem em sociedade potencia o seu desenvolvimento comunicativo para que os membros dela possam se entender. Mas, no caso dos elefantes, esta sociedade vai um pouco além e, inclusive, chegam a cuidar dos doentes ou realizar alguns rituais funerários quando um membro falece.

Os porcos

Sim. Apesar de certamente não estar à espera disso, os porcos são animais muito inteligentes que, inclusive, podem chegar a ser domesticados de forma mais controlada que os cães. Eles têm uma grande capacidade para memorizar imagens e para se adaptar a diferentes ambientes para poder sobreviver.

Qual é o animal mais inteligente do mundo - Outros mamíferos inteligentes

A ave mais inteligente: o corvo

Dentro do mundo das aves, a que se destaca como mais inteligente de todas é o corvo. Trata-se de um animal que é capaz de usar diferentes ferramentas e truques para poder caçar as suas presas, além de se comunicar com os outros membros do seu grupo para conseguir melhorar o sistema de caça e garantir a sua comida. É um dos animais que melhor se organiza para atacar em grupo e, de fato, é capaz de lembrar do rosto das pessoas.

Além disso, os corvos contam com um sistema comunicativo por meio de sons; o vínculo social é tão grande que sabemos que possui fortes laços sociais e uma grande sensação de familiaridade e paternidade.

Qual é o animal mais inteligente do mundo - A ave mais inteligente: o corvo

O caso do polvo

O polvo também faz parte do grupo de animais mais inteligentes do mundo. Graças ao seu corpo e suas condições físicas, este animal é ótimo para escapar e poder se camuflar diante dos seus olhos se sentir perigo, mas também pode realizar tarefas como abrir um frasco ou resolver outros problemas quotidianos.

São os mais inteligentes dentro dos invertebrados e os biólogos têm referido que seu cérebro compartilha algumas características com o nosso cérebro como, por exemplo, poder tratar algumas mensagens procedentes da visão ou do tato.

Em umComo revelamos a você outras curiosidades sobre o mundo animal como, por exemplo, qual é o animal maior do mundo ou a cobra mais venenosa do mundo.

Qual é o animal mais inteligente do mundo - O caso do polvo

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual é o animal mais inteligente do mundo, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Qual é o animal mais inteligente do mundo