Como cuidar de um peixe betta


Como cuidar de um peixe betta

O peixe betta é um chamativo e curioso animal, conhecido também pela sua agressividade e territorialidade, pelo que também é chamado de peixe combatente e de peixe de briga siamês. São muitas as pessoas que escolhem esta variedade de peixe como animal de estimação, mas nem todos têm claro quais são os cuidados básicos dos betta e o que devem ter em conta para que o peixe viva o melhor possível. Neste artigo de umComo.com.br, explicamos-lhe como cuidar de um peixe betta.

Imagem: kissacuario.blogspot.com

Instruções
  1. Em primeiro lugar, deve saber que os peixes betta são muito agressivos com peixes da mesma espécie. Por isso, não deve colocar os peixes em conjunto nem com fêmeas. Caso queira ter mais de um betta, o que pode fazer é mantê-los em várias beteiras. O que pode acontecer depois é que ao estarem próximos um do outro, eles podem ficar eriçados e projetar-se contra o vidro na tentativa de conseguir atingir o outro betta. Com isto, conseguirá fazer com que o seu peixe se exercite um pouco. Coloque um ao lado do outro apenas por duas ou três horas, pois mais que isso pode originar estresse em seu peixe.

  2. Passo 2 de 7 - <p>Na hora de <strong>escolher o aqu&aacute;rio para o seu peixe ou peixes betta</strong>, pode utilizar aqu&aacute;rios pequenos pr&oacute;prios para este tipo de peixes, chamados de beteiras. Poder&aacute; encontrar v&aacute;rios tamanhos e modelos, mas os modelos de vidro plano e com mais de 6 litros at&eacute; cerca de 30 litros s&atilde;o os mais recomend&aacute;veis. Quanto maior for o aqu&aacute;rio melhor, at&eacute; 30 cm de altura, pois assim o seu peixe ter&aacute; mais espa&ccedil;o e a &aacute;gua ir&aacute; manter-se limpa por mais tempo.</p><p>Imagem: Portalpez</p>

    Na hora de escolher o aquário para o seu peixe ou peixes betta, pode utilizar aquários pequenos próprios para este tipo de peixes, chamados de beteiras. Poderá encontrar vários tamanhos e modelos, mas os modelos de vidro plano e com mais de 6 litros até cerca de 30 litros são os mais recomendáveis. Quanto maior for o aquário melhor, até 30 cm de altura, pois assim o seu peixe terá mais espaço e a água irá manter-se limpa por mais tempo.

    Imagem: Portalpez

  3. Além disso, não se recomenda instalar plantas artificiais no aquário, pois os peixes betta podem ficar presos nelas e rasgar a cauda. No causa de querermos colocar vegetação, esta deverá ser natural.

  4. Os peixes betta caraterizam-se pela sua capacidade de respirar oxigênio no ar e na água, desta forma não será necessário oxigenar a água. Devemos procurar que a filtração da água seja suave para evitar criar correntes, no caso de não conseguir isto, é melhor ser nula.

  5. Passo 5 de 7 - <p>Quanto &agrave;<strong> temperatura &oacute;tima para os peixes betta</strong>, dever&aacute; manter-se entre os 22 e 30&ordm;C. Por este motivo, na hora de cuidar de um peixe betta corretamente, &eacute; prov&aacute;vel que seja necess&aacute;rio comprar um aquecedor com term&oacute;stato.</p><p>Imagem: mirandoelagua.blogspot.com</p>

    Quanto à temperatura ótima para os peixes betta, deverá manter-se entre os 22 e 30ºC. Por este motivo, na hora de cuidar de um peixe betta corretamente, é provável que seja necessário comprar um aquecedor com termóstato.

    Imagem: mirandoelagua.blogspot.com

  6. Deve procurar adquirir o alimento mais completo para o seu peixe. No dia de chegada do seu animal a casa, não o deve alimentar, pois é provável que esteja estressado e por isso não procure alimento. No dia seguinte, experimente colocar cerca 3 flocos. Se ele comer rapidamente esta porção, coloque mais 4 flocos. Faça isto uma ou duas vezes ao dia.

  7. Para limpar o aquário, use produtos específicos e nunca água sanitária ou outros produtos abrasivos que poderiam acabar com o seu peixe betta. Além disso, recomenda-se que as mudanças de água sejam parciais e não totais, para que a temperatura da água se mantenha. Você deve trocar a água da beteira uma vez por semana ou a cada dez dias, dependendo do volume de água e do sistema de filtragem que possuir.

  8. Se deseja ler mais artigos parecidos a como cuidar de um peixe betta, recomendamos que entre na nossa categoria de Peixes e Aquários .
Conselhos
  • Pode colocar a beteira em qualquer local, desde que não fique sob a luz direta do sol, frio, chuva ou produtos químicos e cheiros fortes.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como cuidar de um peixe betta:


                

7 comentários


13-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Vladimir, muito obrigada pelo apoio :)
13-05-2014 Sara Viega disse:
Olá Gleibson, obrigada pelo comentário e pelas sugestões :)
11-05-2014 Gleibson disse:
Sua iniciativa é muito boa, mas sugiro que revise alguns pontos: O tamanho mínimo de uma aquário deve ser 20 litros Não se pode suspender a filtragem, isso compromete a qualidade da água Parabéns pela postagem
09-05-2014 Vladimir disse:
Oi Sara, não seu do que essa gente se queixa... O artigo está muito bom e é extremamente útil. Obrigado pelo seu tempo e ajuda :)
02-05-2014 Usuário anônimo disse:
MUITA informação incorreta!
02-05-2014 Usuário anônimo disse:
Falou muita besteira. 15 cm de altura? Um casal nesse tamanho de aquário? Claro, se quiser assistir a fêmea apanhar até morrer.
29-01-2014 ana clara disse:
quando o peixa tan branco o quque e