Outros o cachorro

Como cuidar de um vira lata

Como cuidar de um vira lata
Imagem: portaldodog.com.br

Cuidar de um vira lata na maioria das vezes é mais simples do que cuidar de um cão de raça, pois os vira lata são animais muito mais resistentes a doenças e a condições adversas do que cães com pedigree. Você pode adotar um vira lata ainda cachorrinho ou um já adulto, ambos vão ser muito gratos pela oportunidade que você está dando, sem falar que você vai se sentir muito bem, porque conseguiu retirar mais um cachorro das ruas. Cães com ou sem raça definida são animais, merecem amor, carinho e cuidados, para saber como cuidar de um vira lata basta continuar lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um Maltês

Passos a seguir:

1

O primeiro passo para você cuidar de um vira lata é ter um, claro não é gente? Então você pode adotar estes bichinhos em associações de cachorros ou você pode adotar aquele cachorrinho que fica sempre olhando para você pedindo comida no meio da rua.

2

Não é muito complicado levar um vira lata para casa, basta você ganhar a confiança dele, se tiver algum receio, basta chamar uma associação para ajudá-lo a capturar o seu futuro amiguinho de quatro patas.

3

As associações na sua maioria, estão sempre dispostas a ajudar a retirar cães da rua, tudo fica mais fácil quando esse cachorro já tem um dono para ficar com ele.

4

Portanto, contate uma associação da sua cidade que eles irão ajudá-lo. Vira lata vindo da rua ou de uma associação, a primeira coisa a fazer antes de levar o bichinho para casa é uma visita ao vet.

5

Convém sempre fazer um check-up no seu amiguinho antes de juntá-lo com outros animais ou pessoas.

Como cuidar de um vira lata - Passo 5
Imagem: tudointeressante.com.br
6

Com o check-up feito e o veterinário dando o ok, você pode levar o seu bichinho para o novo lar. Inicialmente ele deve estar assustado pois nunca esteve numa casa com pessoas ou outros animais.

7

Deixe-o sozinho um pouco, num cantinho quente e com uma mantinha para ele se deitar, um brinquedo para ele se entreter, água e comida à disposição.

8

Quando ele se sentir mais à vontade, pode permitir outros contatos, com humanos e outros animais da casa. Lembre-se no caso de outros animais e crianças você deve sempre supervisionar. Pois os animais são ciumentos e territoriais nem todos encaram bem a vinda de um novo amiguinho. Em relação às crianças, elas por vezes não têm a noção da força e acabam magoando o cachorrinho, que vai ficar assustado e com medo de contato humano.

Como cuidar de um vira lata - Passo 8
Imagem: pt.forwallpaper.com
9

Cachorros vira lata não precisam de muitos cuidados com a saúde, claro, devemos sempre visitar o veterinário, pelo menos uma vez por ano, para confirmar que está tudo bem com o nosso amigo. Estes animais resistem muito mais a doenças comuns que cachorros de raça, existem raças de cachorros que têm mais predisposição a desenvolver um tipo de doença, como a displasia coxofemural ou insuficiência renal. Enquanto que os vira latas, não têm tendência a desenvolver esse tipo de doenças pois são cachorros mais selvagens.

10

Cachorros vira lata são cães bastante inteligentes, vale lembrar que eles dependem apenas deles para sobreviver, isso fez com que desenvolvessem mais aptidões do que alguns cachorros de raça.

11

Deve treinar o seu vira lata como se fosse um cachorro com pedigree, eles conseguem fazer tantos ou mais truques do que os cachorros que nasceram programados para isso.

12

Basta você perder algum tempo com ele, afinal são todos animais com mais ou menos pedigree.

13

Para cuidar de um vira lata, o mais essencial é amor e carinho, você tem muito para dar? Então o que está esperando? Vá ajudar um vira lata e ganha um companheiro para a vida.

Como cuidar de um vira lata - Passo 13
Imagem: cachorrosfofos.com.br

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um vira lata, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
12 comentários
A sua avaliação:
Cleusa
Eu tenho um vira lata que não para de comer e roer tudo o que ve pela frente, como acalmar tudo isso. Ele acaba de comer , muito esganado e corre procurar mais..... o que da ele come, frutas então nem se fala. Suja muito a casa é impaciente, como ensina lo a se comportar é muito imperativo
A sua avaliação:
isabela rezende
eu tenho um vira lata
Marili Saraiva
Olá, bom dia! Acabei de adotar um vira lata, pois sei que com isso, estou tirando mais um cachorro da rua. mas há algo que me preocupa muito... tenho uma menina de dez anos, e a mesma não sabe lidar com o cachorro, e a situação pior é que não sei como saber se ele vai fazer as necessidades, até pq nunca criei nenhum tipo de animal na minha casa. Podem me ajudar a lidar com essa situação??? Aguardo uma resposta no meu email. Obrigada pela atenção desejada.
Atte, Marili Saraiva.
Editor umComo.com.br
Oi Marili! Para tutoras de primeira viagem, recomendamos a leitura desse artigo: https://www.peritoanimal.com.br/como-adestrar-um-cachorro-vira-lata-20847.html
Paula
Eu tenho uma cadela pastor alemão com vira lata. Como eu cuido dela?
1)eu do banho nela 2 vezes por mês,mais quando ta fril só dou uma em um dia que fizer sol,trato o pelo dela com chanpo anti pulgas
2) alimentação de manha eu do um aperitovo para cachorros(biscoito canino)
A tarde ela n come pq quando colocamos comida para ela ela n sente vontade de comer,a noite ela como ração misturado com uma ração em molho da pedigri
Se quizer saber mais alguma coisa de como eu cuido dela pode perguntar quando eu ver a sua pergunta eu te respondo
Terezinha Rosa Camilo
ADOTEI UM RAÇA INDEFINIDA QUE ESTAVA NO PET,AINDA BEBEZINHO,MUITO DEBILITADO,FICOU UNS 3 DIAS,, ME PREOCUPOU MUITO,,FIZ PRA ELE MINGUAL DE MAIZENA,,ELE ACEITOU MUITO BEM,,NO DIA SEGUINTE,, ESTAVA TODO SERELEPE CORRENDO ATRAZ DO MEU MALTES,,AGORA JA ESTA EM CASA COMO SE VIVESSE A ANOS,,SENDO QUE NAO FAZ NEM 1 MES,ESTOU MUITO FELIZ,ELE SE CHAMA TOBBY,,E O MALTES SE CHAMA ENZO,,
A sua avaliação:
BRUNA RENATA
Eu tenho um labrador, eu ganhei ontem uma cadelinha vira lata, o Beethoven o meu cachorro so fica chorando e latindo quando eu estou brincando com a Bela a minha vira lata. Por que ele faz isso
Editor umComo.com.br
Oi Bruna! É normal que ele sinta ciúmes porque já não é o único alvo da sua atenção. Você deve ir intercalando os mimos entre os dois e sempre que ele estiver tranquilo enquanto você acariciar a nova cadelinha, dê para ele algum petisco que ele goste. Deste jeito, você usa a técnica chamada de reforço positivo que vai fazer com ele ele perceba que quando não tem ciúmes é recompensado.
A sua avaliação:
EDINARDO
Quero mais informações
A sua avaliação:
Elienita
Ganhei um filhote ,de vira lata com pastor como posso ter certeza que ele é misto?
A sua avaliação:
Delvania felix dos santos
Gostaria de saber porque meu cachorro come fezes? o que devo fazer,pois já estou cansada de está sempre olhando guando ele faz serviço pra ir logo limpar,antes que ele coma.
luciene
meu filhote e vira lata de 7 meses e se eu deixar ele solto na casa ele faz coco no box ou no meu quarto onde eu estou errando
Editor umComo.com.br
Oi Luciene! Tem de ter calma e ensinar o seu cachorro seguindo estes conselhos: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-ensinar-meu-cachorro-a-fazer-as-necessidades-no-jornal-12698.html
Maria Lucia Bezerra
Obrigada . eu já tenho uma viara lata, adotei da rua, sem pelos, contava-se os ossos e sarnas com 7 filhotes e no tempo .. chuva e vento ainda por cima. As Minha boxes morreram e ela ficou minha companheirinha... mas... não encontrei nenhuma associação para ficar com 2 q abandonaram aqui na minha rua, diziam estar com 50, outra com 70 e outra com mais de 100.. que política o governo tem para proteção aos animais? uma falta de respeito e amor isso sim
maria lucia bezerra
Minha cadela vira lata tem aproximadamente 15 anos, adotei das ruas, com sarna, contava-se os ossos, e com 7 filhotes. Salvei 5 deles e ficou bem dentro de 50 dias, estava com 4 quilos mais e vet sempre consultando fazendo exames etc. Só que hj ele não tem bom apetite, tento dar ração de melhor qualidade para q possa mastigar pois tem poucos dentes. Dando salame pet mas não quer mais, misturo carne arroz e batata inhame etc come pouco... O que será?
Melissa Ramalho
Primeiro quero dar-lhe os parabéns pelo ato nobre em salvar esses cachorros, se todos nós fizéssemos isso não haveria tantos cachorros vivendo na rua. Agora respondendo à sua pergunta, esses sintomas podem ser a base de diversos problemas, apenas um exame aprofundado pelo veterinário pode responder a essa questão. Boa sorte para o seu amiguinho e continue a seguir-nos.
Imagem: portaldodog.com.br
Imagem: tudointeressante.com.br
Imagem: pt.forwallpaper.com
Imagem: cachorrosfofos.com.br
1 de 4
Como cuidar de um vira lata