Como cuidar de um doberman


Você adora cachorros e está procurando saber como cuidar de um doberman? Neste artigo umComo.com.br podemos ajudá-lo ao lhe apresentar vários conselhos e informações úteis acerca dessa raça! Os doberman são cachorros de guarda, o que significa que são leais e inteligentes, ocupando o 5º lugar no ranking de inteligência canina. Por essa razão tornaram-se muito populares na Alemanha, país onde a raça foi desenvolvida, como cachorros de policial e de outras ocupações que exigiam segurança e vigilância. Se estas características lhe agradam, continue lendo e saiba como criar e cuidar de um doberman!
Temperamento do doberman
O doberman é um cachorro que tem tendência para ser muito ativo e energético, pelo que não se dará bem passando o tempo todo fechado em espaços pequenos. Por ser muito inteligente, tem tendência para colaborar com o adestramento, no entanto pode tentar desafiar o dono e impor sua vontade.
Para que o doberman revele o melhor de si, é necessário um contato muito próximo com o dono e um adestramento firme desde filhote, caso contrário o cachorro pode se revelar agressivo e independente.
Devido ao fato de ser muito leal, o doberman pode ainda se revelar pouco amigável face a estranhos e ao outros animais.

Cuidados de higiene e aparência
A pelagem do doberman é lisa, curta e espessa. Por essa razão aconselha-se uma escovagem semanal e banhos de 15 em 15 dias, de forma a manter a higiene e boa aparência.
Alguns donos, por questões estéticas, optam por cortar as orelhas dos doberman, cirurgia conhecida como otectomia que deve ser realizada entre os 2 a 3 meses de vida por um profissional. Elas se tornam firmes e eretas com os curativos da cirurgia, e o processo pode demorar mais de 4 meses em alguns casos.

Alimentação
A marca e qualidade de ração usada para alimentar um doberman é da decisão do dono, no entanto aconselham-se as indicadas para a raça (chamadas Super Premium), à venda em veterinários, pois possuem todos os nutrientes necessários ao bom desenvolvimento e manutenção da saúde destes cachorros. Independentemente da marca da ração, prefira as que apresentam somente uma cor.
Até completar 4 meses de vida, idealmente o cachorro deve realizar 3 a 4 refeições diárias, com as quantidades apresentadas na embalagem; após os 4 meses a dose deve ser aumentada e o cachorro deve ser alimentado entre 2 a 3 vezes ao dia.

Adestramento e brincadeiras
É aconselhado que o adestramento do doberman comece aos 3 meses de vida, para que mais tarde o cachorro não desenvolva um temperamento agressivo. Não será difícil fazê-lo aprender os comandos, pois a raça é muito inteligente.
De igual forma reserve algumas horas diárias ou semanais para passear e brincar com ele ao ar livre, fazendo-o correr para libertar a energia e evitar destruições em casa, algo comum nesta raça.

Saúde
Os doberman não devem ser criados ao ar livre, devido à sua sensibilidade ao frio, mas esta não é a única condição da raça. Tal como outros cachorros, os doberman têm tendência para desenvolver algumas doenças e problemas de saúde próprios, para os evitar é aconselhado alimentar o doberman com uma ração de qualidade, estar analisar sua pelagem e comportamento, e realizar visitas frequentes ao veterinário.
Fique conhecendo as principais complicações de saúde dos doberman:
- Cardiomiopatia: quando o coração deixa de funcionar normalmente, podendo provocar problemas de circulação;
- Hipotiroidismo: distúrbios da tiroide (mais comum em fêmeas);
- Síndrome de Wobbler: má formação das vértebras;
- Doença de Von Willebrand: deficiência de coagulação sanguínea.
- Atrofia progressiva da retina: causa cegueira

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um doberman, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.