Partilhar

Como cuidar de um cão maltratado

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como cuidar de um cão maltratado

Os animais maltratados devem ser tratados de uma forma especial, com grandes doses de carinho e muita paciência até que se encontrem cômodos e seguros ao seu lado. Se acaba de adotar um cão maltratado e quer saber como o tem que educar, a primeira coisa que podemos aconselhar é que seja paciente e que dedique tempo à sua integração na nova família. Superar os traumas é algo difícil; para que possa ter uma vida plena e satisfatória, o cachorro precisa de sua ajuda. Neste artigo de umComo contamos a você como cuidar de um cão maltratado dando alguns conselhos que farão com que a sua adaptação seja o mais rápida e satisfatória possível.

Também lhe pode interessar: O que fazer se encontrar um cão abandonado
Passos a seguir:
1

Um cão que sofreu maus tratos costuma mostrar uma atitude reservada, medrosa e desconfiada, por isso terá que ser muito insistente e paciente até que a convivência seja normal. Este tipo de animal costuma se manter em um lugar afastado quase sem se mexer; verá que não se aproxima muito das pessoas nem dos outros animais pois tem medo de voltar a sofrer algum abuso.

Tem que ter cuidado porque, às vezes, devido ao medo que sentem, podem reagir de forma agressiva caso se sintam ameaçados, portanto, aproxime-se com discrição, sempre deixando ele saber que está aí; nunca apareça de forma brusca nem o tente pegar de repente pois pode reagir de um modo imprevisto.

Para não o pressionar com novos ensinamentos nem adestramentos, recomendamos que vá pouco a pouco com as suas lições e que todas elas estejam repletas de reforços positivos para que sinta que está fazendo direito.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 1
2

Você tem que pensar que a mudança de comportamento e a adaptação do seu cão à sua nova vida será um processo lento e progressivo. Mas não desespere: habituar-se pode levar até 1 ano, por isso tenha paciência, mime-o e faça-o sentir em casa. Neste sentido, é aconselhável que desde o momento em que entrar em sua casa dedique um espaço para ele: coloque a sua caminha, uma tigela com a sua comida e água e dê algum brinquedo para que possa brincar quando estiver relaxado. Criar um espaço seu onde possa se sentir cômodo, seguro e tranquilo, fará com que se adapte mais rápido ao seu novo lar e relaxe.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 2
3

Levar um cão maltratado para passear pode ser uma tarefa complicada no início do relacionamento de vocês. Pense que ele não confia em você e não sabe onde o leva, nem o que vai encontrar; o seu estado de nervosismo estará no limite e pode reagir de maneira agressiva diante de uma pessoa ou de outro animal. Por isso, nestes primeiros dias o melhor é passear por zonas tranquilas onde não haja muita gente nem muitos animais; experimente fazer isso também em horários com menos pessoas na rua e evite o horário de pico.

Também pode ser um risco, se o deixar solto, pois ele pode fugir e não voltar até você. Pense que é novo em sua vida e que a experiência passada com uma pessoa foi terrível, portanto o mais provável é que tenha medo e que aproveite a mínima oportunidade para fugir, sendo essencial que o leve sempre com uma guia para evitar que fuja. Pouco a pouco, à medida que for ganhando confiança em você, vá deixando ele solto em áreas fechadas e brinque com ele de jogar a bolinha ou um galho para que corra e volte a você.

Uma boa forma de adestrar um cão na hora do passeio é reforçar positivamente o seu comportamento com snacks para cães, que darão a entender que isso é o que espera dele. Mas, como já dissemos, isso tem que ser um processo lento que dependerá sempre da atitude e dos progressos do cachorro. Neste artigo de umComo contamos a você como passear o seu cachorro.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 3
4

Uma das principais características de um cão maltratado é que apresenta uma atitude medrosa perante as pessoas. Lembre-se que isso irá mudando com o tempo e que, pouco a pouco, o seu cachorro estará mais cômodo e tranquilo em seu novo meio. Para poder acelerar este processo você pode seguir alguns conselhos como, por exemplo, quando perceber que o animal está com medo (está tremendo, tem o rabo entre as pernas, etc.) tente quebrar essa ansiedade brincando com ele e distraindo-o.

Quando perceber que saiu do estresse produzido pelo medo pode premiá-lo com uma guloseima para cães e, pouco a pouco, irá diminuindo esses estados de ansiedade. Neste artigo de umComo damos a você mais ideias e conselhos sobre como tratar um cão com medo.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 4
5

Também é importante que quando o cão entre em sua casa o trate com muito carinho e atenções. Evite falar com um tom de voz muito alto e, como dissemos anteriormente, não o assuste nem o pretenda agarrar de forma inesperada; o cachorro poderia se assustar e sua reação poderia ser uma mordida ou um ataque. Portanto, aproxime-se dele pouco a pouco, fale baixinho, aproxime a mão pouco a pouco e deixe que o cheire antes de o acariciar. Principalmente nos primeiros dias tem que ser muito cuidadoso com a forma de se relacionar com ele pois estará fora de lugar e pendente de suas reações.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 5
6

Quando você e seu cachorro já tiverem uma relação de confiança e quando sentir que ele está à vontade em casa, é hora de tentar ajudar a superar os seus medos. Neste momento sentirá que em casa está a salvo e manterá com você uma relação de carinho e respeito, mas se não tratar os seus medos, é possível que o cão seja agressivo com outras pessoas ou animais com os quais não teve este período de confiança como teve com você.

Por isso, quando o relacionamento de vocês for o adequado, é hora de adestrá-lo e colocá-lo em situações de nervosismo para tentar controlar a situação com palavras de afeto, com carícias e com reforços positivos. Apresentá-lo a outros cães e/ou a outras pessoas é uma boa forma de tentar fazer desaparecer o seu medo aos outros; neste artigo de umComo contamos a você como apresentar dois cachorros.

Como cuidar de um cão maltratado - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar de um cão maltratado, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como cuidar de um cão maltratado

O que lhe pareceu o artigo?

Como cuidar de um cão maltratado
1 de 7
Como cuidar de um cão maltratado

Voltar ao topo da página