PARTILHAR

Como entender meu coelho

Como entender meu coelho
Imagem: cuidarmascotas.net

É verdade que quando temos um animal de estimação, gostamos de entender o que ele quer nos transmitir e que ele também nos entenda, mesmo que sejam ordens simples para poder estabelecer um pouco de comunicação com eles. Quando temos um gato ou um cachorro é mais fácil entendê-los, porque eles possuem riqueza na linguagem corporal e sabem como fazer para que entendamos suas necessidades. Mas o que acontece quando nosso animal de estimação é um coelho? Somos capazes de entender o que eles querem dizer? Através de sua forma de atuar dizem muitas coisas. Em umComo.com.br queremos orientar você sobre como entender seu coelho.

Também lhe pode interessar: Como educar meu coelho

Tenha em consideração

Pense que seu coelho pode lhe ver como um predador e ter medo ao invés de ver você como seu amigo, por isso é importante entendê-lo e saber como atua, para a partir daí saber o que quer lhe dizer. Os coelhos podem ser muito inteligentes, afetivos, sociáveis e muito divertidos, mas sem uma boa educação podem chegar a ser agressivos, malcriados e cabeça dura. Para poder entender e criar uma boa relação com seu coelho você deve ser paciente, porque depois será muito gratificante.

Cheirar

Quando ele cheira tudo, quer dizer que sente curiosidade por alguma coisa nova, seja um objeto, um lugar ou uma pessoa. Também pode ser que ele tenha percebido um cheiro estranho. Se mexe muito rápido seu focinho significa que tem muito interesse e curiosidade. Se não cheira nem mexe o focinho é porque está relaxado e tranquilo. Seu coelho, pela natureza que possui, é muito curioso.

Bater no chão com suas patas traseiras

Quando bate no chão com suas patas traseiras e faz muito barulho, está dizendo que está assustado e essa é sua forma de expressá-lo. Também pode ser que ele esteja chamando sua atenção porque se sente sozinho ou porque está chateado.

Rosnar

Se seu coelho rosna, ele sem dúvida está chateado. Quanto mais forte ele rosnar, tenha cuidado porque existe a probabilidade de ele morder ou arranhar você. Se está dizendo que está chateado através de seus rosnados, não o incomode mais. Pode ser o cio ou simplesmente está de mau humor hoje.

Não quer que você mexa nas suas coisas

Os coelhos são animais muito territoriais e se estiver arrumando sua gaiola e ele ficar muito nervoso, é porque não está gostando que você limpe sua casa. Se ficar muito tenso pode inclusive tentar lhe morder ou arranhar para o indicar. Os coelhos são animais de hábitos, e se você arrumar sua gaiola ele será capaz de bagunçar tudo para deixar do jeito que ele quer. Se ficar nervoso quando você estiver arrumando a gaiola é melhor esperar e voltar quando ele não estiver dentro para não perceber.

Fica bravo com você

Se o coelho se sentir incomodado ou bravo com você pode indicá-lo e você perceberá rapidinho. Ele ficará em posição de ataque jogando todo seu peso para trás para poder pular em você caso seja necessário, olhará de forma desafiante e colocará as orelhas para trás. Vá com cuidado e aproxime-se à sua altura pouco a pouco, não tente desde cima porque ele verá você como um agressor. Tente colocar sua mão em sua cabeça com cuidado para que ele não se virar para lhe morder ou arranhar. Não coloque a mão na frente da boca dele porque ele atacará você. Deixe a mão em sua cabeça um momento para que ele saiba que quem manda é você e que não vai machucá-lo. Se ele não for embora é porque aceita você, mesmo estando bravo. Se ele se afastar, continue tentando até conseguir.

Subir em todos os lugares

Os coelhos gostam de olhar as coisas desde cima e sempre que tiver a oportunidade subirá nos móveis, sofás e tudo o que puder. Se houver algum cabo no meio do caminho é melhor você escondê-lo porque eles adoram morder esse tipo de coisas.

Deitar no chão

Quando se sentir cansado ou simplesmente quiser estar tranquilo deitará e se esticará no chão. Se tiver as patas encolhidas é porque está desconfiado e faz isso para poder sair correndo.

Está doentinho

Se não come, se faz cocô diferente e você nota que ele não tem vontade de nada, fique atento porque pode estar doente. Se ficar assim mais de três ou quatro dias observe sua evolução e em caso de dúvida vá ao veterinário. Se ele gritar de forma aguda e penetrante é porque está sofrendo uma dor intensa ou inclusive pode ser sinal de morte. Este grito não deveria ser escutado nunca em um coelho saudável.

Outros comportamentos

  • Urinar por todas as partes. Este comportamento é usado para marcar território.
  • Arrancar seu pelo e fazer um ninho. Se seu coelho é fêmea e tem este comportamento sem ter estado com nenhum macho, pode ter uma gravidez psicológica.
  • Esfregar seu queixo. Está marcando seu território.
  • Morder as barras de forma frenética. Está indicando que precisa sair da gaiola e fazer exercício.
  • Pular e correr. Está contente.
  • Atirar os objetos pelo ar. Pode ser que esteja brincando ou porque quer incomodar.
  • Jogar o comedouro pelo ar. Pode ser porque está brincando ou porque quer mais comida.
  • Cavar. É algo instintivo nos coelhos.

Sou seu amigo

Se ele deitar ao seu lado, brincar quando você o perseguir ou quando ele perseguir você, lamber você e gostar de estar ao seu lado, sem dúvida ele ama você. Outra maneira de dizer que é seu amigo é procurando seu carinho, seja colocando sua cabeça entre suas mãos pedindo cafuné, ou dando voltas sobre seus tornozelos (apesar de que isso também pode significar que está no cio).

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como entender meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
65 comentários
A sua avaliação:
Nayara
Oi boa tarde alguém pode me tirar uma dúvida?
Eu tenho um coelho macho,e agora eu trouxe uma fêmea para fazer companhia mais ela fica correndo dele oque significa ?
A sua avaliação:
Cidiane da silva
Bom dia porque meu coelho está resmungando ? Já agradei , dei comida mais ele continua resmungando ?
A sua avaliação:
Julia
Você sabe me dizer porque minha coelha fica tirando os pelos das patinhas dela? Tá tudo machucado
A sua avaliação:
Rosa
Porque a minha coelhas quando mim aproximo dela ela rosna bem forte mas pega s cenoura que dou pra ela
Elen
Gostaria de saber o porque minha coelha esta arrsncando os pelos das patas?ela se alimenta muinto bem
Editor umComo.com.br
Oi Elen! Você precisa levar sua coelha no veterinário para que ele possa fazer um exame físico e, assim, oferecer um diagnóstico.
Celina Aguiar
Porque meu coelho esta pegando pedaço de pano na boca iqual cachorro
Editor umComo.com.br
Oi Celina! Ele pode querer apenas brincar. Os coelhos, tal como os cachorros, precisam de enriquecimento ambiental, ou seja, atividades e desafios que estimulem mentalmente para evitar ficarem entediados. Não tem nenhum problema ele pegar no pano. Você deve ter apenas atenção e não deixá-lo com o pano sem supervisão, para evitar o risco dele roer e ingerir, o que podia causar uma obstrução. Procure numa petshop brinquedos adequados para coelhos.
leandro
minha coelha esta com apenas um olho lagrimejando o que devo fazer
Editor umComo.com.br
Oi Leandro! Você precisa levar sua coelhinha no veterinário para que ele faça um diagnóstico completo e recomende o tratamento adequado para ela. Rápidas melhoras!
A sua avaliação:
Manu Zarref
Amei!O meu coelho é muito desconfiado,espero que isso mim ajude a entende-lo melhor.
A sua avaliação:
Aline Scolari
Tenho um coelho de quase dois anos,ele nunca bateu a pata traseirano chão com força,fez isso hj e fiquei assustada, li q pode ser medo, mais li tb num outro link q pode ser uma doença chamada dhv. Ele eh muito amoroso e tranquilo, me ajudem
Manu Zarref
Olá,o meu tbm fica assim,eu creio que é medo
Jessiele Ebert
Bom dia seu coelhinho pode estar zangado eles batem os pés por conta disto 🤗
A sua avaliação:
rose
ola .. tenho duas coelhas .. uma tem 01 aninho e a outra 50 dias acabei de comprar .. é normal a de 01 ano sentir ciumes ? ela nao quer comer ração o que fazer ? ja troquei de ração tentei muitas e ela nao quer .. so come verduras frutas legumes .. mas quero q ela coma ração o q fazer ?? obrigada rose
Angela raffaelli
oi porfavor me respondem logo eu estou desesperada! meu coelho esta com uns tipos de lendias mas muito pequenas mesmo quase nao se enxerga, mas nao se meche nada eu nao vi nem uma vez um bicho se mechendo apenas essas coisinhas no pelo dele quamdo eu aperto faz um clic o mesmo barulho das lendias de humanos, nao sei oq fazer! e na minha cidade nao tem nem um veterinario especializado em coelhos por favoor me ajudem eu amo muito ele! obrigada
Gabriel
Minha coelha fica o dia todo normal, correndo, pulando, comendo e quando chega à noite ela começa a fazer um som é constantemente fica se coçando
Bruna
Minha coelha convive com uma cadelinha a quase um ano, mas só agora está demonstrando um comportamento estranho, marca território por toda parte com urina e fezes, Principalmente dentro da casinha e da vasilha de comida da cachorra como posso evitar que isso aconteça?
Jessiele Ebert
Bom dia esprementa passar aqueles sprays para, agora me esqueci o nome dele mais num pet ou veterinário vc encontra vê se ele funciona serve para isso.
Eva Gomes de Oliveira
Meu coelho come de tudo, mas ele acaba de comer e depois caí num canto da casa e fica dormindo, ele faz isso dia e noite, sempre a mesma coisa, a raça dele é Fuzzy lop, não sei se tem algo a raça dele?
marciel
eu entendo meu coelho quando ele me alisa e pedindo comer
Emanwel Rocha
Oi tenho um coelho chamado bunny bunny que é muito sosegado que adora um colinho gosta muito de brincar! Estava com duvida sobre ele bater as patas traseiras e sobre jogar as coisas no ar mais agora entendi! Obrigado sara! ;)
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Emanwel! Que bom saber que as informações foram úteis para você. Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Evellyn Dayane
Obrigada pela matéria, ganhei uma coelhinha a poucos dias e não sabia nada sobre ela até encontrar este site maravilhoso... Continuem escrevendo tenho certeza que muitos animais vão ficar felizes graças a essas matérias.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Evellyn, muito obrigada valeu! Continue acompanhando as nossas dicas :)
Isabella Noleto
Boa noite, minha coelhinha faz uns barulhos semelhantes a um estalo , normalmente quando está comendo ração, no início suspeitei que pudesse ser por conta de algum pó na razão e passei a peneira-la com frequência, porém ela continua a fazer esses barulhos , inclusive em ocasiões que não estava comendo. O que pode ser isso?
Leticia
Boa tarde, tenho um coelho lion head, faz uns dois dias que ela não quer comer nada e nem brincar, só quer ficar deitada em cima do sofá ou em algum canto da casa. Ela fica rangendo os dentes, oque será que pode estar acontecendo com ela? Será que alguém pode me ajudar estou muito preocupada. Obrigado.
Tamiris
meu coelho cada vez q eu o toco ele fica quietinho se eu do comida a ele eleespera eu sair de perto dele isso quer diser oq?
Como entender meu coelho
Imagem: cuidarmascotas.net
Como entender meu coelho

Voltar ao topo da página ↑