Doenças dos coelhos

Como tratar a tinha do meu coelho

Como tratar a tinha do meu coelho

Os coelhos são pequenos mamíferos da ordem dos lagomorfos, como as lebres. Apesar de em muitos países terem sido criados tradicionalmente (e ainda são) para serem usados como alimento, seu caráter, dócil e carinhoso, fez do coelho um dos animais de estimação mais populares. Uma das doenças mais comuns nos coelhos é a tinha, provocada por fungos que afetam a pele. Em umComo.com.br explicamos a você como tratar a tinha do seu coelho.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu coelho tem tinha
Passos a seguir:
1

Corte o pelo que se encontra ao redor das lesões. Embora não seja imprescindível, pode ajudar na cura, principalmente se houverem infecções bacterianas da pele associadas. Não se esqueça de desinfetar os utensílios que usar (tesoura ou máquina).

2

Aplique um produto tópico (na pele). A iodopovidona é relativamente eficiente no tratamento, mas existem outros fármacos, receitados por veterinários em forma de unguento, que são mais úteis e específicos.

3

Tratamento oral. Nos casos mais graves ou que não respondem às medidas anteriores pode ser necessário o uso de medicamento administrado por via oral (em forma de comprimidos), receitados pelo seu veterinário.

4

Costuma-se usar o ketoconazol (10 miligramas por quilo do seu peso ao dia, durante no mínimo duas semanas) ou a griseofulvina (25 mg/kg/24h durante um mês). Não obstante, ambos os tratamentos devem ser receitados por um veterinário, jamais administrados ao seu coelho por conta própria.

É necessário ser cuidadoso já que os dois podem causar abortos (portanto não devem ser usados em fêmeas gestantes) e a griseofulvina, além disso, provoca diarreia e alterações no sangue.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar a tinha do meu coelho, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Recomendamos que leve o seu coelho pelo menos duas vezes por ano ao veterinário para uma revisão.
  • A tinha pode ser contagiada aos humanos, por isso você deve tomar precauções: use luvas para mexer no coelho e desinfete os utensílios usados com iodopovidona.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Dary Garcia
Eu tratei a minha coelha da raça gigante de flandres com extrato de própolis,pingando diretamente nos ferimentos, com duas semanas vi excelente resultado.
Como tratar a tinha do meu coelho