Partilhar

Como se comporta meu coelho em função de sua idade

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como se comporta meu coelho em função de sua idade
Imagem: animalmascota.com

Você escolheu ter um coelho como animal de estimação? saiba como cuidar dele e como deve ser sua higiene. Você também aprendeu como entender seu coelho e como educá-lo. Saber tudo isto é essencial para poder conviver da melhor forma possível com seu coelho e poder se dar bem com ele desde o começo. Mas assim como qualquer pessoa, um coelho também tem diferentes comportamentos dependendo da sua idade, e entender isto também é importante para manter uma boa convivência com seu coelho em função do momento de vida onde ele se encontra. Por isso em umComo.com.br queremos explicar para você como se comporta seu coelho em função de sua idade.

Também lhe pode interessar: Como entender meu coelho

Coelho pequeno ou bebê

Quando seu coelho estiver nesta etapa, só vai pensar em correr e se divertir. Será complicado pegá-lo no colo para dar carinho e, dependendo do seu caráter, será obediente ou não. Pode ser que desde pequeno peça carinho e carícias, ou que não dê a menor bola para isso e só pense em brincar e explorar.

Apesar de que brincar é essencial para seu desenvolvimento, esta é a melhor etapa para você ensinar e treinar seu coelho. Desta forma será bem mais eficiente a aprendizagem de bons modos. Mas você deve ser consciente de que é preciso tempo e paciência, além de um bom treinamento. Deve entender que suas travessuras são de acordo com a sua idade. Não deixe ele fechado por muito tempo para que possa fazer exercício.

Coelho adolescente

A adolescência dos coelhos chega aos 4 meses em raças menores e aos 9 meses em raças maiores. Assim como o adolescente humano, o coelho adolescente também vive mudanças hormonais que afetam o seu comportamento. Estará mais ativo e rebelde; se for macho, pode inclusive estar agressivo.

  • É possível que ele siga você, corra em círculos ao redor de seus pés como se estivesse lhe cortejando.
  • Marcará seu território fazendo xixi por todas partes, e pode (de forma temporária) esquecer de usar a bandeja.
  • Se seu coelho for fêmea, pode lhe arranhar, morder e rosnar se achar que você está invadindo sua gaiola mesmo quando estiver colocando comida. Essa é uma maneira de defender seu ninho.
  • Pode ser curioso apresentando condutas destrutivas como roer tudo e cavar. Mantenha a calma nesta etapa e tenha paciência. Se der bronca ou gritar com ele será pior.
  • Se decidir que seu coelho não vai procriar, pode considerar a opção de castrá-lo para que ele se acalme.
  • Se precisa de atividade não mantenha o coelho na gaiola e deixe ele correr e fazer exercício. Também pode dar brinquedos para coelhos como entretenimento.

Coelho adulto

Quando seu coelho chegar à idade adulta, também virá a calma. Estará mais dócil, carinhoso, obediente e tranquilo. Passará mais tempo dormindo, mas vai continuar precisando fazer exercício durante o dia. Se educá-lo direito, terá aprendido a se comportar e poderá aproveitar sua companhia sem se preocupar tanto com seu comportamento.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se comporta meu coelho em função de sua idade, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como se comporta meu coelho em função de sua idade

O que lhe pareceu o artigo?
18 comentários
Adriana
Olá, Adorei o site e tenho uma pergunta. Tenho o Joca, um mini lop de 8 anos que agora deu de lamber paredes onde saiu a tinta. Será que está faltando à ele alguma tipo de vitamina? Desde já, muito agradecida!
Editor umComo.com.br
Oi Adriana! O seu coelho come ração própria de coelhos, uma porção de frutas e verduras e feno ilimitado? Se sim e se está comendo bem, urinando, defecando e todo o comportamento está dentro da normalidade, em princípio, não será falta de nenhuma vitamina. Alguns coelhos gostam de lamber objetos, o solo ou a parede. Principalmente se estão sozinhos, porque não têm outros coelhos para "limparem" como fariam no seu habitat natural. De qualquer forma, uma visita ao médico veterinário que acompanha o pet e que faz a vacinação dele seria indicada para verificar que tudo está bem com ele.
A sua avaliação:
Claumiaj
Gostei muito do site. Os artigos são bem interessantes. Tenho uma fêmea da raça Polish que nasceu em 8/06, portanto cerca de 2 meses de idade (ainda bem pequena). Quais cuidados devo ter com ela no trato diário? Tenho sobrinha de 3 anos que não sabe lidar com a coelhinha e grita muito de nervoso, pois é uma novidade para ela. O que posso fazer para as duas brincarem, respeitando os limites da filhotinha? Em termos de treinamento, quais são as sugestões ou as práticas mais adotadas? Quanto ao cocô, há como educá-la para que não solte as bolinhas pela casa, em cima do sofá, da cama, etc.? Grato pela atenção.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Claumiaj! Que bom saber que a nossa página foi do seu agrado! É possível sim ensinar o seu coelho a fazer as necessidades num sítio específico, para isso confira as dicas desse artigo: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-educar-meu-coelho-4613.html Para mais dicas para cuidar do seu coelho consulte estes artigos: http://www.peritoanimal.com.br/cuidados-do-coelho-3170.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-limpar-a-gaiola-de-um-coelho-24380.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-deve-ser-a-higiene-do-meu-coelho-5885.html
Andy Saint-Clair
Meus coelhos um tem quase 6 e o outro 5 anos... não estão nada calminhos... ri alto! :D
Felipe
Quantos anos ou meses tem o coelho normal adulto
Wagner Araujo
Meu coelho Hotot esta na fase adolescente... as vezes me tira do serio quando começa a urinar fora da gaiola, mas ja estou pesquisando uma clinica de animais silvestres para a castraçao. Fora isso ele continua super esperto. hahaha ...
Miriam
Este artigo esclareceu-me sem dúvida algumas dúvidas.... Obrigada por haver estes esclarecimentos!
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Miriam, obrigada nós por visitar o nosso site :) Continue nos acompanhando!
Vanda
Tenho um coelho anão, com anos. Sempre foi um coelho asseado, que só fazia as suas necessidades dentro da gaiola. Desde há uns meses começou a fazer cócos fora da gaiola e nas ultimas semanas decidiu também fazer xixis. Tem um liter fora da gaiola mas apenas o utiliza para brincar. Como devo agir para retomar o hábito de só fazer na gaiola ou no liter?
Carmen
Olá! Que idade deve ter um mini coelho para a castração e qual é a idade de um desses adulto? Adorei o site!!! Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Carmen, por norma a idade ideal para castrar um mini coelho é a partir dos 5 meses. Mas podem haver excepções, por isso é sempre melhor se informar junto do seu veterinário. Obrigada pelo seu comentário e continue nos acompanhando!
Vanessa de Oliveira
quanto tempo dura a adolescência de um coelho?
Rose
excelente abordagem e explicações.
Sara Viega
Olá Rose, muito obrigada pelo comentário valeu :)

Como se comporta meu coelho em função de sua idade
Imagem: animalmascota.com
Como se comporta meu coelho em função de sua idade

Voltar ao topo da página