Como saber se meu coelho tem tinha
A tinha é o nome de várias infecções da pele causadas por um tipo de fungo chamados dermatófitos. Embora não seja uma doença exclusiva de coelhos, uma vez que pode afetar várias espécies de animais inclusive o homem, é especialmente frequente na espécie cunicultura. Para detectá-la a tempo e evitar o contágio, em umComo.com.br indicamos como saber se seu coelho tem tinha.
Sintomas da tinha
Às vezes nem sempre podemos encontrar sinais de coceira no coelho, como arranhões frequentes. O mais típico da tinha são as alopecias focais (zonas sem cabelo), normalmente nos flancos, cabeça e extremidades. Em muitos casos, estas zonas alopécicas começam como lesões de forma circular que se vão estendendo.
Epidemiologia da tinha
Se tiver mais de um coelho, uma das formas mais fáceis de saber se um deles tem tinha é ver como estão os restantes. Como a tinha é uma doença bastante contagiosa, se um coelho está afetado, é quase certo que os outros também estejam. Às vezes parece haver só um doente (o que levaria mais tempo para detectar, ou aquele que tivesse as defesas em pior estado), mas se observar minuciosamente o resto, provavelmente poderá encontrar os sintomas anteriores, ainda que em menor medida.
De fato, a tinha também pode afetar os humanos, sobretudo as pessoas com as defesas baixas, e convém tomar precauções ao mexer no animal, como por exemplo, usar luvas.
Como diagnosticar a tinha
Há várias formas de diagnosticar a tinha; a mais cômoda, e possivelmente a menos eficiente, é a lâmpada de Wood, uma espécie de lanterna que emite um tipo de luz que reage a algumas classes de fungos dando fluorescência.
Também pode ser realizado um cultivo, isto é,introduzir uma amostra de cabelo afetado em um meio específico e ver se houve crescimento. Mas, o mais eficaz é uma análise microscópica de uma raspagem das lesões realizada por um veterinário.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se meu coelho tem tinha, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.
Conselhos
- Recomendamos que leve seu coelho pelo menos duas vezes por ano ao veterinário para uma revisão.