Outros peixes e aquários

Como mudar a água do aquário

Sara Silva
Por Sara Silva. Atualizado: 13 dezembro 2019
Como mudar a água do aquário
Imagem: creativehomex.com

Que lindo e relaxante é ver os peixinhos nadando em um aquário! No entanto a experiência não será a mesma se a água estiver suja, o que origina maus odores e dificulta a observação. Se está na hora da limpeza e você não sabe como mudar a água do aquário, pode contar com a ajuda deste artigo umComo.com.br! Nele apresentamos-lhe o passo a passo da troca da água em um aquário simples, para que o ambiente nele volte a estar equilibrado e saudável para os peixes habitarem. Continue lendo!

Passos a seguir:
1

Comece por mudar os peixes para um ambiente aquático temporário, visto que seria complicado trocar a água do aquário com eles no interior. Verta para uma tigela a água do aquário junto com os peixes (pode usar uma xícara ou copo para facilitar a transferência deles), e coloque-os em um local seguro.

Como mudar a água do aquário - Passo 1
Imagem: blog.meuamigopet.com.br
2

Com os peixes agora fora do aquário, pegue nele e realize a limpeza. Em alguns casos basta passar o aquário e os seus elementos decorativos (pedrinhas, plantas, etc) por água corrente; se houver algum tipo de resíduo difícil de remover, esfregue-o com esponja e água quente. Em seguida passe o aquário por água fria e seque-o.

Como mudar a água do aquário - Passo 2
Imagem: portuguese.alibaba.com
3

Seu aquário está agora limpo e pronto a receber de novo os peixinhos! Nesta fase há que ter em conta um aspeto importante: não é aconselhado trocar toda a água antiga por uma nova. Esse tipo de erro faz com que os peixes sofram estresse devido à diferença de PH e temperatura, que pode levá-los à morte.

Como mudar a água do aquário - Passo 3
Imagem: aquarios.org
4

Por essa razão o ideal é trocar, no máximo, metade da água suja por uma nova (o ideal é trocar apenas 20% da água suja). Essa água nova pode ser da torneira, mas será necessário que a deixe repousar um ou dois dias antes em um recipiente junto com um bom condicionador de água, que tem a função de retirar o cloro.

Como mudar a água do aquário - Passo 4
Imagem: alconpet.com.br
5

Prepare o aquário colocando novamente os elementos decorativos no interior, e adicione a água nova. Verta para aquário a água suja, que deverá passar por um filtro ou rede colocado na abertura do aquário com a função de captar os resíduos. Termine o processo colocando os peixes no interior!

Como mudar a água do aquário - Passo 5
Imagem: aquaforum.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como mudar a água do aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Troque a água dos peixes semanalmente ou de 15 em 15 dias.
  • Estas dicas são válidas para aquários simples que não usem termostatos, filtros e outros.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
JOCIEL DE SOUSA SILVA
E NECESSARIO ALIMENTAR OS PEIXINHOS NA MADRUGADA OU NAO
Carlos Eduardo
Videos muita utilidade no nosso dia a dia gostei
Sara Silva
Oi Carlo, que bom saber isso! Muito obrigada e continue nos seguindo ;)
Paulo Fonseca
Comprei um Aquário , Agora estou buscando informação encontrei vcs ADOREI ,
Sara Silva
Olá Paulo, que bom saber isso! Obrigada!
Maurício Cerqueira
Não se deve trocar a água de um aquário em menos de um ano. Ter muitas plantas que dão a oxigenação natural, não precisando de bomba e nada que agride como objetos coloridos e pedras estranhas; o habitat dos peixes deve ser como o natural. Coloque areia num formato de uma suave ladeira, onde todos os detritos descerão então para o vidro central; assim que tiver sujo, já tenha a água preparada por dois dias descansando, então com uma mangueira faça no vidro frontal onde já estão armazenadas a sujeira, a aspiração. Deve descer uns dois a três dedos de água do aquário e então recoloque com a água descansada. No tempo certo da troca da água, deve ser feito com a máxima atenção, pois toda a harmonia e equilíbrio do aquário será trocado. Poderia uma semana antes já deixando criar vida biológica na nova água colocando parte das plantas e permitindo os novos seres biológicos se procriarem e quando fizer a troca, já vai uma água com seres vivos equilibrando o novo habitat. Good luck.
Sara Silva
Olá Maurício, muito obrigada pelas suas dicas úteis! Esperamos que ajudem outros visitantes interessados neste tema.
Iara Alves
Este site não presta. Não o recomendo, pois eu pesquiso uma coisa e apetece outra.
Mariana
Comigo não acontece nada disso! E este site já me deu dicas muito boas
Kely
não concordo
Aquario Vilas
Vc primeiro tem que ser alfabetizada.. depois com o tempo vai conseguir ler um pouco... abraços :)
Imagem: creativehomex.com
Imagem: blog.meuamigopet.com.br
Imagem: portuguese.alibaba.com
Imagem: aquarios.org
Imagem: alconpet.com.br
Imagem: aquaforum.pt
1 de 6
Como mudar a água do aquário