Como saber se meu cachorro está com sarna


Como saber se meu cachorro está com sarna

A sarna é um tipo de doença inflamatória que ataca os cachorros. Este tipo de animais costumam ser hospedeiros de ácaros em pequenas quantidades, e seu sistema imunológico é suficiente para mantê-los controlados. A sarna é provocada pelo excesso de vários tipos de ácaros, que infectam o cachorro e constroem ninhos entre seu pelo e sua pele, provocando no animal lesões cutâneas que podem levar à perda de pelo, deficiência em seu sistema imunológico e inclusive doenças genéticas. Existem vários tipos de ácaros, e dependendo de qual deles causa a doença no nosso cachorro, a sarna poderá ser contagiosa ou não. Uma detecção precoce da doença pode facilitar muito na cura de seu amigo, por isso em umComo.com.br damos algumas dicas para saber se seu cachorro está com sarna.

  • Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada


    Diferenciar entre uma sarna Demodécica Localizada e uma sarna Demodécica Generalizada
    • A sarna localizada é causada por um ácaro microscópico conhecido como Demodex Canis. Na realidade, este tipo de ácaro constrói seu ninho em quase todos os nossos animais de estimação, mas em pequenas quantidades. O problema é que se o sistema imunológico do nosso cachorro falhar, essa quantidade se descontrola, provocando a doença. A sarna localizada é mais frequente em cachorros com menos de um ano de idade. Os sintomas que você pode observar é que o pelo ao redor dos olhos e da boca começa a diminuir em quantidade. Também aparece calvície em suas patas, no lombo ou nos pés, podendo chegar a 3 centímetros de diâmetro. Além disso, você pode observar que a pele nessas áreas fica com uma cor avermelhada.
    • Pode-se considerar que nosso cachorro está com sarna generalizada quando apresenta 5 ou mais áreas de calvície, que podem aparecer também na cabeça do animal, combinadas com grandes áreas onde o cabelo desapareceu completamente. O número excessivo de ácaros nos folículos de seu pelo e em sua pele podem causar feridas e crostas. Se durante o primeiro ano de vida de um filhote, ele for diagnosticado com sarna generalizada, existe entre trinta e cinquenta por cento de probabilidades de que seu próprio sistema imunológico acabe com ela; enquanto isso, nos cachorros adultos a atenção de um veterinário é necessária para poder superá-la.

    É necessário lembrar que nem a sarna demodécica localizada nem a generalizada são contagiosas e nem podem ser passadas para humanos.

  • Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica


    Reconhecer se é uma Sarna Sarcóptica

    A sarna sarcóptica ou escabiose canina, diferentemente da demodécica, é muito contagiosa e pode ser facilmente transferível para outros animais. Os ácaros também podem contagiar os humanos, mas não conseguem sobreviver muito no nosso organismo. Este tipo de doença está causada pela infecção de uma classe específica de ácaro que ataca os cães e se estende rapidamente pela pele, provocando feridas graves e costas no corpo inteiro. Normalmente, os primeiros sintomas de sarna sarcóptica aparecem nas orelhas e nos cotovelos.

  • Diferenciar os sintomas de cada tipo de sarna


    • Os sintomas de sarna demodécica incluem perda de pelo, pequenas feridas e envermelhecimento da pele. Pode ser que o cachorro não sinta a coceira até que a infecção tenha se generalizado, e que inclusive pareça ter uma boa saúde. No entanto, além da ardência na pele ele pode sofrer fortes dores na barriga e, caso não seja tratado a tempo, a perda de grades quantidades de pelo.
    • A sarna sarcóptica causa ardência intensa desde o primeiro momento. Talvez o cachorro se arranhe e inclusive se morda com agressividade para parar a coceira, o que piora o seu estado. Sua saúde se deteriora rapidamente, e pode até ser que ele seja incapaz de dormir ou comer por causa da sensação de que sua pele está queimando. Se este tipo de infecção não for tratada a tempo, pode levar a graves problemas de saúde.
  • Se deseja ler mais artigos parecidos a como saber se meu cachorro está com sarna, recomendamos que entre na nossa categoria de Doenças e medicamentos nos cachorros ou que se inscreva no nosso boletim de novidades.

Comente, dê a sua opinião, pergunte sobre como saber se meu cachorro está com sarna:


10 comentários


08-12-2014 disse:
ola tenho um cachorrinho shit zhu ele ta com uma cosera perto do rabo e ta inchado e sem pelo e cosa muito.isso e sarna?
09-12-2014 disse:
Olá Andre, só o veterinário é que poderá dar o diagnóstico correto, leve ele a uma consulta. Muito obrigada pelo seu comentário e continue seguindo as nossas novidades! ;)
06-12-2014 disse:
OLA! minha cachorrinha deu sarna... mas ela esta, amamentando?
09-12-2014 disse:
Olá Ana, você deve consultar o veterinário para que ele faça o diagnóstico correto e lhe indique o tratamento a seguir.
27-11-2014 disse:
olá,tenho 3 cachorrinhas de raça pinscher com chihuahua e uma delas a menor esta com muita cosseira,no pescoço e ontem notei que estava vermelho tipo como fosse um chupam ,ai fiquei observando hoje ela se coça muito na quele local e o vermelho sumiu mais ela na área da frente da perninha noto que esta perdendo pelo não muito mais pega com a mão e passo no pelo tipo pego e sai na minha mão,não levei ainda no veterinário gostaria de saber sua opinião.sera que pode ser sarna?
07-11-2014 disse:
Olá .meu cachorro apareceu com uma coceira na parte lombar ,e com a queda de pelos no local e vermelhidão,igual relatado acima .Ele já teve assim antes e o Veterinário receitou antibiótico e deu uma injeção ,mas voltou ag de novo.Dei banho nele ,lavei bem onde coça.Tem alguma pomada ou algum remédio q eu possa dar a ele.(as vezes jogo mata bicheira nele )Isso pode?
26-10-2014 disse:
oi minha cachorrinha coça muito o pescoço e a barriga dai fica vermelho e depois seca e fica com a pele escura so que no calor fica mais feio ja levei no veterinario ele disse que nao e sarna mas o remedio nao surtio muito efeito o que eu fasso ????
28-10-2014 disse:
Olá Flavia, tem que levar sua cachorrinha de novo ao veterinário para lhe receitar outro remédio.
18-10-2014 disse:
meu cachorro se coça muito está caindo pêlo e ficando com a pele avermelhada o veterinário falou que não é sarna mas então o que é? estou deseperada me ajude a ajudar o meu cachorro por favor.
21-10-2014 disse:
Olá Vilca, esses sintomas em seu cachorro podem significar uma reação alérgica, infecção por fungos ou infestações de parasitas. Algumas destas condições podem aparecer e desaparecer sozinhas, mas outras podem necessitar de cuidados especiais. Deve consultar novamente o veterinário para fazer um diagnóstico ao seu cachorro. Obrigada pelo seu comentário e as melhoras de seu cachorro :)
14-10-2014 disse:
a minha cachorra está coçando muito e onde coça caiu o pêlo mas não está vermelho o local,peço uma orientação.
05-08-2014 disse:
apareceu em meu cão uma falha de pelo no direito da perna e esta aumentando não a lesão oque poço fazer?
03-08-2014 disse:
Temos uma cadela Rot.Pois bem .Percebemos que a Brenda se coçava na parte trazeira com perda de pelos.Bem colocamos remédios e uma pomada.Minha pergunta é:Qual remédio me indica prá combater? O artigo de vocês é muito claro e dá gosto de ler.Esclarecedor mesmo.obrigada
05-08-2014 disse:
Olá Aparecida, agradeço imenso o seu comentário, é sempre bom saber que conseguimos ajudar! Quanto ao seu cachorro, eu recomendo que consulte primeiro um veterinário para averiguar qual é a causa da coceira. Não é recomendável dar medicamentos ao seu cachorro sem ter um diagnóstico certo. O seu cachorro apresenta uma espécie de caspa, uns pontinhos brancos no pelo?
22-05-2014 disse:
minha cachorra está uma bolinhas atraz da orelha sem pelo o quando comprei falaram quem era um machucado que o pai dela mordeu.pode ser peladeira?ou e só um machocadado mesmo.
23-05-2014 disse:
Olá Serenna! O melhor é ir com sua cadelinha ao veterinário, para que ele lhe possa fazer o diagnóstico adequado.