Partilhar

Como prevenir a sarna canina

Como prevenir a sarna canina

A sarna é uma doença de pele que afeta, principalmente, os cachorros. É provocada por ácaros que estão sempre presentes no corpo dos pets, mas que podem manifestar-se de maneira incômoda para o animal. Apesar de se pensar que só os animais de rua adquirem sarna, os cães de interior também correm esse risco. Os agentes da sarna podem ser encontrados em cobertores, caminhas e até brinquedos dos cachorros. Assim, qualquer cão está sujeito a sofrer de sarna e é importante que os donos se mantenham informados sobre a doença. Para evitar que o seu melhor amigo tenha este problema, continue lendo este artigo do umComo e aprenda como prevenir a sarna canina.

Também lhe pode interessar: O que é dirofilariose canina

O que é a sarna

A sarna está dividida em três classes originadas por diferentes ácaros:

  • Sarna sarcóptica: Também conhecida por escabiose, este tipo de sarna é causada pelo ácaro sarcoptes scabei. Pode atingir cães de todas as idades e em qualquer época do ano. Os sintomas mais comuns são vermelhidão da pele, queda de pelo, borbulhas, crostas e escoriações. O cão afetado por escabiose coça, lambe e morde as zonas afetadas. Esta doença é muito contagiosa, podendo atingir outros cães, pessoas e gatos.
  • Sarna otodécica: A sarna otodécica também é chamada de sarna de ouvido, pois afeta apenas essa zona. É causada pelo ácaro otodectes cynotis e pode ser contagiada entre cães e gatos. O principal sintoma é uma coceira intensa na orelha afetada, que pode causar lesões de tanto coçar. Outro dos sintomas é o aparecimento de cerúmen (cera) no ouvido do cachorro, podendo provocar otites.
  • Sarna demodécica: Designada frequentemente por sarna negra, esta doença tem origem no ácaro dermodex canis. Este tipo de sarna não é contagioso, mas existe uma predisposição genética para contraí-lo. O agente está presente em todos os cães, mas pode manifestar-se e causar dano em animais com sistema imunológico debilitado. Os sintomas da sarna negra são o aparecimento de feridas e secreções com mau cheiro.

Dica: Este artigo explica como saber se meu cachorro está com sarna.

Como prevenir a sarna canina - O que é a sarna
Imagem: tritontv.com

Como prevenir

  • Para prevenir a sarna canina, o animal deve ter uma rotina de higiene cuidada. O dono deve ter o cuidado de dar banhos periódicos ao animal, seja em casa ou numa pet shop.
  • Os seus utensílios como a cama, a guia, roupinhas e cobertores, potes de comida e brinquedos também devem ser lavados com frequência.
  • Outra forma de prevenir a sarna canina é garantir que o cachorro tem uma dieta saudável. Leia esse texto para saber como alimentar o meu cachorro.
  • O contato com animais de rua, especialmente os que apresentem sintomas tópicos, deve ser evitado.
  • Os parasitas e vermes devem ser controlados regularmente. Acesse esse artigo para conhecer remédios caseiros para vermifugar cachorros.
  • As vacinas do pet também devem estar sempre atualizadas. Para saber quando devo vacinar meu cachorro, entre no artigo.
  • A nossa saúde também deve ser protegida, sempre lavando as mãos depois de tocar no cachorro. Isto previne a contaminação do agente causador da sarna.
  • Visitas regulares a um veterinário de confiança são a melhor forma de prevenir a sarna no seu cachorro.

Veja mais em: Como tratar a sarna de cachorro com remédios caseiros

Como prevenir a sarna canina - Como prevenir

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como prevenir a sarna canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Como prevenir a sarna canina

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Sueli
Meu cachorro vei da tosa com coceira será se ele pegou sarna? Que remédio caseiro vcs pode me indicar pra ele o quê devo passar nele pra amenizar o problemas me oriente por favor
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Sueli!

Neste artigo poderá encontrar remédios caseiros para tratar a sarna canina. Dê uma olhada nessas dicas: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-a-sarna-de-cachorros-com-remedios-caseiros-10414.html

Espero ter ajudado. As melhoras para o cachorro!

Como prevenir a sarna canina
Imagem: tritontv.com
1 de 3
Como prevenir a sarna canina

Voltar ao topo da página